Como o caos no Afeganistão afeta a eleição na Alemanha
As eleições do dia 26 de setembro na Alemanha definirão o sucessor da chanceler Angela Merkel, há 16 anos à frente do país. A pessoa escolhida para substituir Merkel no partido União Democrata Cristã, o CDU, é Armin Laschet (foto). O partido começou o ano com 36% das intenções de voto. Em julho, caiu para 29%....
As eleições do dia 26 de setembro na Alemanha definirão o sucessor da chanceler Angela Merkel, há 16 anos à frente do país.
A pessoa escolhida para substituir Merkel no partido União Democrata Cristã, o CDU, é Armin Laschet (foto). O partido começou o ano com 36% das intenções de voto. Em julho, caiu para 29%. Agora está com 21%. Quem assumiu a dianteira nas pesquisas foi o Partido Social Democrata, o SPD, agora com 24%.
Entre as possíveis explicações para a queda de Laschet nas pesquisas está o temor de que o caos no Afeganistão provoque uma nova onda de refugiados e que isso gere mais atentados terroristas na Alemanha. Em 2015, quando 1 milhão de refugiados entraram pelas fronteiras europeias, Merkel, correligionária de Laschet, disse que eles deveriam ser acolhidos e foi criticada por isso.
Para reconquistar os eleitores, Laschet divulgou nesta sexta-feira, 3, os nomes de seu eventual gabinete. Entre eles está Peter Neumann, um conhecido especialista em terrorismo e segurança.
"A escolha tardia de Neumann é um reflexo do declínio dramático de Laschet nas pesquisas. A imigração tornou-se um tema urgente após a retirada das tropas ocidentais no Afeganistão", diz o cientista político alemão Florian Hartleb, pesquisador do Wilfried Martens Centre.
Segundo Hartleb, os políticos alemães não contaram com a possibilidade de uma nova leva de imigrantes depois de 2015. "O debate sobre um ataque terrorista recente cometido por um muçulmano refugiado que chegou em 2015 foi mantido em silêncio no governo de Merkel. Depois do que aconteceu no Afeganistão, esconder esse tema não é mais possível", diz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Peter
2021-09-05 18:34:03Correção, por favor: quem lidera agora é o SPD.