OCDE

Como a ultrapassagem brasileira na OCDE poderá acontecer

15.01.20 18:39

O último país que teve o processo de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovado foi a Costa Rica, em 2016. Após a aprovação, a OCDE (foto) envia diversas delegações para avaliar como está a situação do país em questão e o que ainda precisa ser feito para atender aos 240 instrumentos do grupo.

No ano passado, Argentina e Romênia foram indicados, mas não chegaram a ser aprovados em votação. O processo formal de entrada para ambos, portanto, não começou.

Nos próximos dias 25 e 26 de maio, haverá uma nova reunião da OCDE, em que a votação para a aprovação de novos membros pode ou não ocorrer.

O nome da Argentina poderia ser colocado em votação novamente na ocasião. Contudo, desde a posse de Alberto Fernández, em dezembro, o interesse dos argentinos na OCDE diminui.

A possibilidade, então, é a de que o Brasil entre no páreo. “A OCDE é um grupo seleto em que, para entrar, é preciso demonstrar vontade”, diz André Rebelo, assessor estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “O Brasil já cumpriu com 80 dos 240 instrumentos e já está negociando outros 80.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Trump xavecou total! sabe que Brasil não passa. Foda-se, isso aqui é uma merda de corrupção. Só tem ladrão fdp nos ditos Três Poderes. Malditos sejam.

  2. Mas é óbvio que quem deveria fazer a crítica e as comparações deveria ser a turma de Macri. Inclusive, seria até bom que Fernández fosse contra, pq aí se cria um VÓRTEX DE POLARIZAÇÃO cuja "MASSA" faz com que o FOCO DE ATENÇÃO se volte todo para a comparação entre a Argentina e outros países, criando-se o cenário ideal para um CHOQUE DE REALIDADE. Mas nada impede que neste ínterim se mexa com os brios dos hermanos.

    1. Meu Deus! Que é isso? Até parece um discurso de um conterrâneo lá pelos idos da primeira república, onde finalizou: "Pois a política local é o EIXO NOMINAL das bactérias, então nada é mister porém" Entenderam? Não? Nem eu...

  3. Como falei. OECD não passa de um think-tank. Como vocês podem ver, até a Costa Rica, grande potência, entrou. No final a OECD precisa de dinheiro para se manter (fica em Paris) e quantos mais sócios melhor para manter a estrutura. O que isso significa para o Brasil? Nada, absolutamente nada! Show de bola seria entrar no Conselho de Segurança da ONU. Se o Bozo conseguir, virarei Bozista!

    1. Ou seja, Jose (sem acento) é um tremendo vira-cocho; porque, Jose, não estão mais te pagando a itubaína e o pão com mortadela???

    2. Caro Observador. Tudo o que escrevo é baseado em fatos. Infelizmente o espaço é limitado e não permite links para detalha-los. Amilton..por favor, pare de bostejar! Já há muitos como você poluindo este espaço!

    3. José jamais serás bosista, tu és esquerdopata desde criancinha. Não espero que tu saibas o que é esquerdopata.

  4. O PERONISMO tem que ser analisado em termos de perspectiva relativa a ouros países. Qual era a posição da Argentina em termos de PIB per capita em 1970? E hj? Qual era o PIB per capita de outros países, Brasil, Suécia, Dinamarca, Suíça, Noruega em 1970? E hj? Como eles se comparam ao PIB per capita argentino. Estas comparações básica servem para demonstrar como a Argentina andou para trás desde que o PERONISMO passou a ser a religião oficial do país.

  5. O PIB brasileiro já é mais de 3 vezes maior do que o da Argentina e se o Brasil voltar a crescer mais do que os hermanos, então a diferença vai aumentar, tanto em termos brutos quanto per capita. Fora isto, até maio muita coisa que dê a impressão de que a Argentina está ficando muito para trás do Brasil pode acontecer. Por isto que a concorrência é um fator extremamente poderoso, quando ninguém te faz sombra, não há motivo para sair do lugar.

  6. Ou seja, ao demonstrarmos que nós temos pelo menos aquilo que se precisa para entrar na OCDE, nós estamos tomando o primeiro passo para sair da situação na qual nos encontramos agora. Em termos práticos, para os argentinos não deveria fazer tanta diferença assim se nós estamos indo em direção à OCDE ou não, o Chile já está lá e ninguém no Brasil jamais deu a menor bola para isto. No entanto, o Chile tem uma economia menor do que a de Brasil e Argentina.

  7. Qual é a razão de se contratar uma consultoria para padronizar e aprimorar os processos de uma empresa? Buscar maior eficiência, cumprir o receituário da OCDE não é o que irá tornar o Brasil um país desenvolvido e rico, mas é o mínimo que se pode esperar de um país que almeja tal coisa. Portanto, entrar na OCDE seria uma espécie de benchmarking, onde o Brasil busca provar que ele é capaz de atender e seguir alguns critérios mínimos de governança e organização.

    1. Só falta atender a 2/3 das exigências para entrar no clube, caso contrário será jubilado antes de entrar.

  8. Paulo Renato, Deduzi que usou a comparação de economias por poder de compra, mas para efeito de comércio internacional o que vale é PIB nominal, o dólar vindo da China não vale mais para um brasileiro no Brasil que um Dólar vindo dos EUA. E o PIB nominal americano dá quase dois do chinês. China e Índia têm uma população gigantesca comparada aos demais países, só são grandes por isso.

    1. Certo! Mas o tamanho do mercado também é importante.

  9. Interessante, a Chima e a Índia que são respectivamente as 1ª e 3ª maiores economias do planeta, não fazem parte da OCDE! Será que vale a pena ser chamado de rico? Pode até ser que tenha algumas vantagens, mas há desvantagens também. Puseram isso em alguma balança? A verificar, só o tempo dirá. Agora achei curiosa a atitude do chanceler fazendo loas à parceria com os americanos. Alegria! Alegria! Os chineses que o digam.

    1. Sinto lhe informar Quaresma, já foi e hoje é a segundona. E o Trump detesta ouvir isso.

    2. A 1ª economia do planeta chama-se United States of America.

    1. 100% de acordo. O A justiça quer um país atrasado, isso é muito evidente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO