Comissão do Senado aprova indicação de ministro do TCU para embaixada em Lisboa
Por 12 votos a um, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou na tarde desta quinta-feira, 25, a indicação do ministro Raimundo Carreiro (foto), do Tribunal de Contas da União, para a Embaixada do Brasil em Lisboa. O nome de Carreiro ainda precisa ser chancelado pelo plenário da casa, o que...
Por 12 votos a um, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou na tarde desta quinta-feira, 25, a indicação do ministro Raimundo Carreiro (foto), do Tribunal de Contas da União, para a Embaixada do Brasil em Lisboa.
O nome de Carreiro ainda precisa ser chancelado pelo plenário da casa, o que deve acontecer na "semana do esforço concentrado", entre 30 de novembro e 2 de dezembro.
O aval acontece três dias depois de Jair Bolsonaro formalizar a indicação, tratada nos bastidores há meses. A relatoria ficou com Renan Calheiros, do MDB, que presidia o Senado à época em que o parlamento aprovou a nomeação de Carreiro para o TCU.
"Nossos laços históricos, políticos e culturais com Portugal nos obrigam sempre a indicar para o cargo de Embaixador brasileiro naquele país um nome que seja capaz de honrar as cores brasileiras e demonstrar o quão grande é o nosso afeto e respeito por aquela nação. Raimundo Carreiro, em minha avaliação preenche com folga esses dois ideais", disse o emedebista.
Depois que o plenário aprovar a designação de Carreiro para o cargo de embaixador, ele se aposentará no Tribunal de Contas, abrindo uma vaga na corte. A indicação do sucessor caberá ao Senado.
Estão no páreo os senadores Antonio Anastasia, do PSD de Minas; Fernando Bezerra, do MDB de Pernambuco; e Kátia Abreu, do Progressistas de Tocantins, que preside a Comissão de Relações Exteriores.
Como mostrou Crusoé, congressistas preveem uma disputa acirrada, caso nenhum dos interessados abra mão da candidatura. A avaliação é de que os três contam com bons trunfos na corrida. Conterrâneo e correligionário de Rodrigo Pacheco, Anastasia tem o apoio do presidente do Senado e a garantia de votos dos parlamentares conhecidos pelo perfil técnico.
Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra integra a bancada do MDB, a maior da casa, e prevê a assistência dos nomes mais fieis ao Planalto. Kátia Abreu, por sua vez, teria o apoio dos senadores da velha guarda e da maioria dos atuais ministros do TCU.
O cargo de ministro da corte de contas é um dos mais cobiçados de Brasília, pois a vitalícia e tem aposentadoria compulsória aos 75 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcos
2021-11-26 21:40:59já vai tarde! Não volte!
Maria
2021-11-26 10:56:30MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
CELSO VEIGA DE OLIVEIRA
2021-11-26 09:41:27Amigo do Amigo KKKK, tudo deles no Brasil, isso aqui parece a Índia Castas, e o Zé povinho Sifu....
Reivax
2021-11-25 17:16:47RenanCalhordaCalheiros?