Com mediação dos EUA, Cazaquistão adere aos Acordos de Abraão
População cazaque é composta majoritariamente por muçulmanos sunitas
O Cazaquistão, país da Ásia Central, anunciará oficialmente sua adesão aos Acordos de Abraão nesta quinta, 6.
O acordo é uma iniciativa liderada pelos Estados Unidos e de Israel para normalizar as relações entre países árabes e o Estado judeu.
Em comunicado oficial, o governo do cazaque afirmou que sua adesão “representa uma continuação natural e lógica da política externa do Cazaquistão”, baseada em “diálogo, respeito mútuo e estabilidade regional ” .
Apesar de ter maioria muçulmana, o Cazaquistão mantém relações com Israel desde 1992.
A outra parte é composta majoritariamente por cristãos ortodoxos russos.
Acordos de Abraão
Os Acordos de Abraão são uma série de acordos diplomáticos assinados a partir de 2020 entre Israel e países árabes do Oriente Médio e Norte da África, com mediação dos Estados Unidos durante o primeiro mandato de Donald Trump.
Os termos diplomáticos pregam a normalização da diplomacia entre Israel e países árabes, estimular a cooperação econômica, tecnológica e de segurança, além de promover a estabilidade regional contra a influência do Irã.
Até o momento, os países signatários são: Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e Marrocos.
Arábia Saudita
Um dos principais objetivos do presidente dos EUA, Donald Trump, é atrair a Arábia Saudita para o grupo.
O reino, comandado pelo ditador Mohammed Bin Salman, condiciona qualquer aproximação com Israel ao avanço no processo de paz com os palestinos e à criação de dois Estados.
Em agosto, Trump conclamou os países a se juntaram ao acordo.
"Agora que o arsenal nuclear “criado” pelo Irã foi totalmente OBLITERADO, é muito importante para mim que todos os países do Oriente Médio adiram aos Acordos de Abraão. Isso garantirá a PAZ NO ORIENTE MÉDIO. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!”, escreveu o republicano, após os ataques realizados contra as instalações nucleares iranianas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)