Com 'jabuti' aprovado, auditores fiscais ficam fora da Lava Jato, alerta sindicato
Auditores fiscais vão ser impedidos de trabalhar em investigações como as da Lava Jato, se for aprovada uma emenda "jabuti" à medida provisória da reorganização dos ministérios do governo. O alerta foi feito pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal. A emenda acolhida pelo relator Fernando Bezerra (foto), do MDB de Pernambuco, impede...
Auditores fiscais vão ser impedidos de trabalhar em investigações como as da Lava Jato, se for aprovada uma emenda "jabuti" à medida provisória da reorganização dos ministérios do governo. O alerta foi feito pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal.
A emenda acolhida pelo relator Fernando Bezerra (foto), do MDB de Pernambuco, impede a Receita Federal de comunicar por conta própria às autoridades competentes indícios de crimes encontrados na análise das movimentações de contribuintes. É o que se chama no jargão do Congresso de "jabuti" por ser um acréscimo sem relação com o assunto da medida provisória.
"Se aprovado o texto, os auditores fiscais ficarão, na prática, impossibilitados de atuar em forças-tarefa, como a das Operações Lava Jato, Calicute e Zelotes", afirma o comunicado do Sindifisco.
A nota do sindicato menciona um episódio de vazamento de dados do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, argumentando que casos como esse "devem ser coibidos e punidos individualmente, e não mediante a imolação de todo um aparato institucional".
A nova fase da Lava Jato deflagrada nesta quarta-feira, 8, foi amparada no trabalho de auditores da Receita Federal que fazem parte da força-tarefa da investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Angela
2019-05-09 08:27:18Infelizmente, aos poucos os corruptos vão se blindando de todos os lados. Que falta de esperança!
Marcia
2019-05-08 18:16:02é pra esse relator que vai sobrar uma teta ministerial? O Brasil não tem jeito. Sempre os mesmos.
Catilinário
2019-05-08 16:09:55O crime organizado é muito organizado. Não perde uma chance para se proteger sob alguma legislação. E também não é novidade que tem comparsas entre os parlamentares. E o exmo. sr. Bezerra, parceiro na falcatrua da eleição para a presidência do senado, certamente não sabe de nada...
Eduardo
2019-05-08 14:30:39Tudo a favor dos bandidos. Não sei como o PCC não contrata os advogados de Lula e José Dirceu para soltar Marcola Fernandinho Beira Mar Nem e Marcinho VP. Com milhões de faturamento já estava na hora de estarem soltos.
Edmundo
2019-05-08 14:21:51Quem está no comando da quadrilha de colocar um jabuti deste dentro relatório?
Gêis
2019-05-08 13:46:35Impressionante como estes politicos safados querem prejudicar os trabalhos da lavajato. Todos os que votarem a favor, com certeza tem o rabo preso.
ANTONIO
2019-05-08 12:43:47O problema é que estamos em um sistema parlamentarista enrustido e o parlamento nas mãos destes canalhas imundos.
JOSE
2019-05-08 12:39:04Essa turma do Congresso precisa de limites. Eles são de uma violência inominável. A comunicação de ofício é obrigação não apenas dos auditores mas de qualquer servidor público que se deparar com ilícitos. A propósito, não sei o que a velha raposa Fernando Bezerra está fazendo nesse meio. Deveria estar em companhia de Gedel.
Maria
2019-05-08 12:35:08o jabuti deve ter sido colocado pelo proprio Fernando Bezerra. nao adianta se esconder
Massaaki
2019-05-08 12:04:21Isso que estão tentando fazer fere a CF, as leis e a moralidade administrativa. Então não vale.