Agência Brasil

Com agendamentos, agências do INSS retomam atendimento presencial na segunda-feira

11.09.20 17:51

Após quase seis meses fechadas, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, reabrirão as portas na próxima segunda-feira, 14. Os atendimentos serão realizados apenas com agendamento prévio. A princípio, o tempo de funcionamento será reduzido a seis horas diárias, das 7h às 13h.

Nem todas as unidades, entretanto, abrirão as portas. O INSS ainda vai divulgar a relação completa das agências contempladas pela medida. “Ao longo dos dias, nós estaremos passando a todos quais agências estão abertas, quais agências não estão abertas, quais terão perícia, quais não terão perícia”, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

A retomada das atividades ocorre no momento em que o Instituto tem milhares de pedidos represados. Cerca de 906 mil processos estão inconclusos, com o status de “cumprimento de exigência”. Ou seja, a análise deles foi iniciada, mas, para a resposta sobre o benefício, o segurado precisa apresentar um documento complementar.

“Tomamos várias atitudes para que pudéssemos recepcionar esses documentos, mas, impreterivelmente, há necessidade de retomada desse serviço presencial”, explicou Bianco. Há, ainda, 758 mil procedimentos cujas avaliações ainda não começaram.

Nas agências reabertas, a partir de segunda-feira, serão prestados apenas os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para agendar a visita, a população deve usar o aplicativo Meu INSS, acessar o site gov.br/meuinss ou ligar no número 135.

Nas unidades do Instituto, os segurados passarão por aferição de temperatura. Para entrar, terão de usar máscara de proteção facial. Os beneficiários ainda serão orientados sobre a utilização do álcool gel e a necessidade de distanciamento social de pelo menos 1 metro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Demoro né! Bancos, mercados e outros estabelecimentos comerciais sempre abertos não existe motivo dessa instituição estar fechada. Aliás é local de funcionalismo público então está explicado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO