Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Clube Militar ataca Judiciário e elites

25.09.18 14:57

O Clube Militar, mais relevante órgão social ligado às Forças Armadas, divulgou nesta terça-feira um documento intitulado “Para um Brasil Melhor”, no qual apresenta um diagnóstico do país (“situação geral do Brasil”), as pressões sobre o estado e propostas divididas em três eixos: fundamentos econômicos, nova gestão pública e padrões de governança.

O documento é assinado pelo general José Barbosa, presidente interino da entidade que assumiu o posto no dia 10. Ele entrou no lugar do general Hamilton Mourão, candidato a vice de Jair Bolsonaro, que se licenciou para a reta final da campanha.

Dentre as propostas sugeridas, destacam-se alterações relevantes no Judiciário, no Executivo e no Legislativo. Propõe, por exemplo, “limitar o prazo de permanência nos cargos das altas cortes” e “eliminar dos processos penais boa parte dos recursos existentes que só servem para adiar, indefinidamente, o início do cumprimento das penas de condenados”. A avaliação é a de que o Judiciário é “corporativista e destoado da realidade brasileira, causando incerteza jurídica e sensação de impunidade”. Também defende  “limitar a reeleição também para o poder legislativo”, “extinguir os cargos de vice-governador e vice-prefeito” e “fundir municípios e estados”.

Para o Clube Militar, um dos problemas do país é a “elite empresarial e política medíocre e empobrecida moralmente, aceitando placidamente o abastardamento de nossa cultura, revelando descaso com o rumo do País”.

O documento cita ainda o aumento das demandas sociais e a extensão dos direitos sociais como fatores que pressionam o estado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Athenas, não criou essa Democracia que aí está.Em um verdadeiro Estado de Direito Democrático, a "ralé"(nada a ver com status econômico-financeiro),contrário da "zelite",jamais, chegaria ao poder.Facilmente manipulável por argumentos desprovidos de racionalidade, sempre estará vulnerável a pseudo-líderes inescrupulosos e carismáticos para lhes conduzir como zumbis na realização dos seus interesses egoístas.Trata-se de História.

  2. Uma análise precisa e propostas extremamente lucidas e corajosas. Para implementa-las, porém, será preciso primeiro desbaratar as quadrilhas que hoje estão no poder.

  3. Prezado jornalista e editores responsáveis. Li a carta, não há ataque ao Judiciário, há análise conjuntural e sugestão de ações, estou começando a ter que ler a Crusoé com filtros, não era o que esperava quando assinei, não quero jornalismo de opinião, quero o fato, simples assim, sempre buscando isenção, nunca opinião. Seguirei lendo, mas de outro modo.

    1. gostaria de ler o documento.. onde está disponível?

  4. O quarto poder precisa ter voz ativa nesse país tem que atuar de forma independente para o bem do Brasil e do povo brasileiro,Enquanto ao documento resumiu o que realmente precisa ser feito.Parabéns ao clube militar sintonizado com os anseios da população.Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

  5. Bom dia! O Clube Militar não tem credencial para representar o pensamento dos militares.Fiz essa ressalva apenas para esclarecer o jornalista que escreveu o artigo.Os militares não possuem essa espécie de representatividade.Ressalto ainda que qualquer cidadão tem o direito constitucional de se manifestar.Entretanto, não é lícito que um General da Reserva seja entendido como representante de um "importante órgão ligado às forças Armadas".

  6. Gostei do documento "Para um Brasil Melhor", são medidas certeiras para recolocar o Brasil no eixo da ordem e do progresso... Essas alterações relevantes no Judiciário, no Executivo e no Legislativo serão indispensáveis para o novo rumo que o nosso querido Brasil tomará...

  7. Carvalho falou a verdade. Lugar de militar é no quartel. Esses velhotes gatas de pijama só ficam inflamado o país. Macho foi o presidente que mandou prender o chefe dos míticos por ficar dando pitaco sobre o que nada entendem.

  8. Parabéns., tudo que penso e tenho certeza que a maioria de Brasileiros de bem pensam assim também. Acrescentaria a extinção do salário para vereadores e limitação de funcionários da câmara, assembléias e Congresso no máximo 5 pessoas por candidato eleito.

  9. Concordo com boa parte do que o Clube Militar prega, mas, para mim, militar é bom na caserna. Governo é com o civil e fim de papo. Entendo que o mais importante é a reforma política que deve, eliminar, automaticamente, os políticos corruptos da área. E reforma política sem o voto distrital puro e sem um mecanismo que acabe com os privilégios de poucos, como escreve O Vespeiro, nada vai resolver. Para mim militar tem que ficar fora da política e cumprir o papel que a Constituição determina.

  10. E o que todo brasileiro de bem quer ouvir e ver acontecer. Estou nessa com o Bolsonaro por esse discurso de ordem e progresso. Chega de bandidos travestidos de Comunistas a nos roubar e rir da nossa cara. Volta do CCC, limpeza geral. Ordem na casa.

  11. Com quem o Povo e a Democracia brasileira devem finalmente contar, se não com a dignidade de nossas Forças Armadas? Ou seria melhor contar com bandidos e corruptos, ora em continuidade deliitiva? Francamente! Os tempos são outros... Se constitucionalmente convocadas, que se apresentem à nossa salvação! Golpe é a pqp! Binstiruiçõesn ar N

  12. Se Jair Bolsonaro, por manobras da bandidagem de colarinho branco em todas as esferas não assumir, que os militares possam assumir e fazer prevalecer o que está escrito neste texto. omo brasileira já agradeço. Mas espero que dia 7 dará 17 , e trabalhe para executar esta proposta.

  13. Como todos abaixo centraram comentários ao STF (uma excrescência como disse o magistrado de carreira e etc), destaco necessidade de não reeleição consecutiva para o mesmo cargo, de não ter mais vocês e de fusão de municípios (a representatividade pode se dar por voto distrital e sub-prefeitos).

  14. Como todos abaixo estão mais centrados no STF (de fato, uma excrescência, como disse o magistrado de carreira e etc), vou enfatizar a necessidade de limitar a reeleição consecutiva para o mesmo cargo legislativo, a desnecessidade de vocês e a fusão de municípios (a representatividade pode ser enfatizada com voto distrital e sub-prefeitos).

  15. Claro,breve e conciso.Precisamos dessas reformas.Diagnostico e tratamento certo.Como as FFAA garantem a ordem nas eleicoes,tambem deveriam garantir a apuracao das urnas atraves do Servico de Informacoes junto com TSE.Tambem faco coro com os comentarios abaixo.

  16. Como assim "ataca" senhor Caio Junqueira? O senhor acha que o general falou alguma bobagem ou o senhor compartilha com o puteiro generalizado em que se transformou nossa pobre republiqueta?

  17. 1000% de apoio..... Parabéns. Ainda bem que alguém ainda preza o Brasil é quer vê-lo crescer, pois se dependermos dessa mídia, artistas vendidos, partidos vermelhos continuaremos nessa desgraça cada vez pior.

  18. Prezados Editores boa tarde. Sou militar e lhes digo com clareza: O Clube Militar não é o mais relevante órgão social ligado às Forças armadas.Na verdade ele representa a si próprio e seus integrantes do Exército.Notem que a Força Aérea e a Marinha à muito já se resolveram como instituições democráticas subordinadas ao Presidente da República, seu Comandante em Chefe.Na FAB e na Marinha ecoam os sons da democracia representativa, o estado de direito e o respeito à ordem democrática.

    1. Vou entrar na conversa, porque R.Oli fez uma correção à redação do Pedro, mas errou também: "podem até TER se resolvido". "Podem terem" não está correto também, R.Oli. Há muita gente precisando retomar aulas de língua portuguesa... Para mim, no entanto, o que conta aqui são as ideias. Acho mais democrático.

    2. R.Oli Obrigado pela correção.Deixo aqui minhas desculpas pelo equívoco gramatical.Não obstante, podemos fazer essas avaliações com cortesia e apreço.O importante foi o conteúdo do meu comentário. Esse espaço da Revista é importante também para que aprendamos a nos respeitar como cidadãos.Não devemos asseverar nossas diferenças como se fôssemos inimigos.Apenas temos posições divergentes que não nos tornam adversários,pelo contrário enobrecem o diálogo e a importância do contraditório.Obrigado

    3. Pedro, democracia representativa, estado de direito,respeito à ordem democrática. Não estou vendo isto acontecer no Brasil. Seu discurso está igual o do PT. Pinta e rabisca e reclama seus direitos e o do povo nada. Junte-se aos bons e serás um deles. Eu quero os militares de volta, se conseguirem, espero que não, destruir Bolsonaro. Mas tenho esperança que a voz do povo que é a voz de Deus prevalecerá.

    4. As duas Forças podem até terem "se resolvido", mas andam precisando retomar as aulas de língua portuguesa para seus efetivos....

    5. Ainda que não seja o mais relevante órgão social ligado às Forças armadas, representando a sí próprio e seus integrantes do Exército, não entendí que o Clube Militar esteja sendo corporativo. Até merece o meu elogio pois sairam de cima do muro, e é esta postura que temos de ter neste momento grave.

  19. Sugiro que a indicação de membros do STF seja reavaliada, e de imediato seja possível aumentar em pelo menos mais 10(dez) novos Ministros sem cargos vitalícios, única forma de legitimar o atual STF.

    1. Marcelo, escolha pelo poder judiciário, só se for das instâncias inferiores, pois as superiores estão na sua maioria aparelhadas pelo PT. Foi o relatório que William Boner deu ao entrevistar o Hadad.

    2. não adianta aumentar o número de membros do STF, o que precisamos é de um Senado decente que realmente avalie quem está sendo indicado, mas com esse senado ai e provavelmente o próximo fica dificil

    3. Sou Magistrado de carreira. Na minha opinião, urge a extinção dessa excrescência que se traduz em indicações políticas para o STF, impondo-se-lhe a escolha - pelo critério do merecimento - a promoção dos Ministros do STJ para as próximas vagas do STF, com escolha exclusiva do Poder Judiciário. Outrossim, impõe-se acabar com as vagas do chamado Quinto Constitucional nos demais Tribunais, a exemplo que que ocorreu com os famigerados Juízes Classistas, na Justiça do Trabalho.

    4. Aumentar o número de integrantes da Suprema Corte foi o modo usado por Hugo Chávez para obter controle sobre ele. Atenção.

  20. É normal dentro do próprio Exército Brasileiro a diversidade de opiniões e o exercício da democracia. Opinião correta e que parece-me o desejo do povo brasileiro, com a qual afino. Empresário e empregador, avô de família e pagador de impostos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO