Clube Militar ataca Judiciário e elites
O Clube Militar, mais relevante órgão social ligado às Forças Armadas, divulgou nesta terça-feira um documento intitulado “Para um Brasil Melhor”, no qual apresenta um diagnóstico do país (“situação geral do Brasil”), as pressões sobre o estado e propostas divididas em três eixos: fundamentos econômicos, nova gestão pública e padrões de governança. O documento é...
O Clube Militar, mais relevante órgão social ligado às Forças Armadas, divulgou nesta terça-feira um documento intitulado “Para um Brasil Melhor”, no qual apresenta um diagnóstico do país (“situação geral do Brasil”), as pressões sobre o estado e propostas divididas em três eixos: fundamentos econômicos, nova gestão pública e padrões de governança.
O documento é assinado pelo general José Barbosa, presidente interino da entidade que assumiu o posto no dia 10. Ele entrou no lugar do general Hamilton Mourão, candidato a vice de Jair Bolsonaro, que se licenciou para a reta final da campanha.
Dentre as propostas sugeridas, destacam-se alterações relevantes no Judiciário, no Executivo e no Legislativo. Propõe, por exemplo, “limitar o prazo de permanência nos cargos das altas cortes” e “eliminar dos processos penais boa parte dos recursos existentes que só servem para adiar, indefinidamente, o início do cumprimento das penas de condenados”. A avaliação é a de que o Judiciário é “corporativista e destoado da realidade brasileira, causando incerteza jurídica e sensação de impunidade”. Também defende “limitar a reeleição também para o poder legislativo”, “extinguir os cargos de vice-governador e vice-prefeito” e “fundir municípios e estados”.
Para o Clube Militar, um dos problemas do país é a “elite empresarial e política medíocre e empobrecida moralmente, aceitando placidamente o abastardamento de nossa cultura, revelando descaso com o rumo do País”.
O documento cita ainda o aumento das demandas sociais e a extensão dos direitos sociais como fatores que pressionam o estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOSE
2018-09-29 00:28:41Athenas, não criou essa Democracia que aí está.Em um verdadeiro Estado de Direito Democrático, a "ralé"(nada a ver com status econômico-financeiro),contrário da "zelite",jamais, chegaria ao poder.Facilmente manipulável por argumentos desprovidos de racionalidade, sempre estará vulnerável a pseudo-líderes inescrupulosos e carismáticos para lhes conduzir como zumbis na realização dos seus interesses egoístas.Trata-se de História.
Orson
2018-09-27 14:19:56É por aí...
Francisco
2018-09-26 16:27:36A melhor proposta de governança que eu já vi. Concordo plenamente com o seu inteiro teor.
PERICLES
2018-09-26 12:36:15http://clubemilitar.com.br/para-um-brasil-melhor/
JONE
2018-09-26 12:29:11Uma análise precisa e propostas extremamente lucidas e corajosas. Para implementa-las, porém, será preciso primeiro desbaratar as quadrilhas que hoje estão no poder.
PERICLES
2018-09-26 11:24:12Prezado jornalista e editores responsáveis. Li a carta, não há ataque ao Judiciário, há análise conjuntural e sugestão de ações, estou começando a ter que ler a Crusoé com filtros, não era o que esperava quando assinei, não quero jornalismo de opinião, quero o fato, simples assim, sempre buscando isenção, nunca opinião. Seguirei lendo, mas de outro modo.
WELLINGTON
2018-09-26 11:09:59O quarto poder precisa ter voz ativa nesse país tem que atuar de forma independente para o bem do Brasil e do povo brasileiro,Enquanto ao documento resumiu o que realmente precisa ser feito.Parabéns ao clube militar sintonizado com os anseios da população.Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.
Pedro
2018-09-26 08:53:52Bom dia! O Clube Militar não tem credencial para representar o pensamento dos militares.Fiz essa ressalva apenas para esclarecer o jornalista que escreveu o artigo.Os militares não possuem essa espécie de representatividade.Ressalto ainda que qualquer cidadão tem o direito constitucional de se manifestar.Entretanto, não é lícito que um General da Reserva seja entendido como representante de um "importante órgão ligado às forças Armadas".
Nelson
2018-09-26 08:16:34ESTOU ACREDITANDO NESTA REVISTA. SINTO NEUTRALIDADE EM SUAS I NFORMAÇÕES. VAMOS EM FRENTE.
Francisco
2018-09-26 07:54:15Gostei do documento "Para um Brasil Melhor", são medidas certeiras para recolocar o Brasil no eixo da ordem e do progresso... Essas alterações relevantes no Judiciário, no Executivo e no Legislativo serão indispensáveis para o novo rumo que o nosso querido Brasil tomará...