Foto: prefeitura de São Luiz via FacebookSão Luiz de Roraima: cidade teve mais de 5 mil reais por habitante em emendas

Cidade recordista em “emenda pix” já teve que se explicar sobre show de Gusttavo Lima

18.07.23 08:09

Dados revelados pela Transparência Brasil, na semana passada, colocaram o pequeno município de São Luiz de Roraima como o líder nacional em recebimento das “emendas pix”, como são chamadas as emendas individuais pagas pelo governo federal. A pequena cidade, encravada no sul do estado menos populoso do país, recebeu 37,7 milhões de reais em emendas diretas neste ano.

Nos cálculos da Transparência Brasil, é como se cada um dos 8.232 habitantes dali recebessem 4.588 reais em “emendas pix” neste ano. Há duas semanas, no entanto, o IBGE apontou que a população de São Luiz caiu para 7.315 pessoas, o que aumentaria o valor per capita para 5.163 reais por habitante.

São Luiz de Roraima não é nova em polêmicas com seu dinheiro. No ano passado, no auge dos questionamentos sobre os altíssimos valores pagos a cantores sertanejos por prefeituras, em contratos sem licitação, a cidade gerida por James Batista contratou o cantor Gusttavo Lima para um show ao custo de 800 mil reais — mais de 100 reais por habitantes. O show, que custaria quatro vezes mais do que todo o orçamento de merenda e transporte escolar do município, foi suspenso por ordem da Justiça.

A lista de municípios segue com Jangada, no Mato Grosso, recebendo a medalha de prata nas “emendas pix”. Com os dados mais atuais do Censo, os 28,9 milhões destinados à cidade garantem 3.894 reais por cada um dos seus 7.436 moradores. O maior município do país, por exemplo, recebeu 19,69 milhões de reais, cerca de 1,61 por habitante.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ATÉ AÍ NADA DE MAIS. SÓ CORRUPTOS DESVIANDO DINHEIRO DO POVO BHURRO. ATENÇÃO POVO BHURRO: FAZ O L.

  2. Pior é que são polêmicas que se dispersam no ar. O quem fazem diante dessa aberração. Está óbvio que o dinheiro é desviado. Onde está a objetividade de um legislador ir lá e pedir o dinheiro de volta? ou além de um showzinho mequetrefe vão construir um lindo e bem equipado hospital?

  3. Já passou da hora desses próprios artistas terem um mínimo de consciência para com as populações vítimas desses prefeitinhos marginais ladrões do erário!!! Recusem os shows que espoliam as populações, artistas gananciosos e incônscios!!! Entre o maldito corruptor e o maldito corrompido o mais sem vergonha é o maldito corrompido pois ele viabiliza o maldito corruptor!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO