ChatGPT já é motivo de prisão na China
Autoridades chinesas prenderam uma pessoa no domingo (7) por suposto crime cometido com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT. Segundo o jornal South China Morning Post, que revelou a história nesta segunda-feira (8), o caso envolve a disseminação de fake news e aconteceu na província de Gansu, no norte do país. Um homem identificado apenas...
Autoridades chinesas prenderam uma pessoa no domingo (7) por suposto crime cometido com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT.
Segundo o jornal South China Morning Post, que revelou a história nesta segunda-feira (8), o caso envolve a disseminação de fake news e aconteceu na província de Gansu, no norte do país.
Um homem identificado apenas pelo sobrenome, Hong, teria confessado o uso do ChatGPT para fabricar desinformação nos últimos anos, segundo a polícia. Ele teria disseminado uma notícia falsa sobre um acidente de trem que teria causado nove mortes. A mentira alcançou mais de 15 mil acessos.
O suspeito será acusado de crime de perturbação pública, que, desde 2013, enquadra a publicação e a disseminação de fake news. A pena vai de cinco a dez anos de prisão.
"A possibilidade de que inteligência artificial produza desinformação apenas reforça que devemos focar o julgamento nas pessoas com intenção fraudulenta", diz André Marsiglia, advogado e colunista de Crusoé.
"Se nos dedicarmos apenas a julgar a veracidade de todos os conteúdos, teremos, em pouco tempo, uma guerra inútil contra robô, algo custoso à sociedade e perigoso à liberdade de expressão das pessoas reais", acrescenta.
Até o momento, a China foi o único país a aprovar legislações específicas de regulamentação do uso da inteligência artificial.
Empresas privadas têm restrições para usá-la em marketing para consumo. Na província de Shanghai, uma legislação local regulamenta o desenvolvimento da tecnologia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jamile Gouvea de mesquita
2023-05-09 15:55:29Para né, raciocina. Como ele pode ter usado o chat gpt pra divulgar fake news nos últimos anos se somente foi lançado há poucos meses. Outra coisa: a base de dados do chat gpt é até 2021... Triste isso viu
Bastos
2023-05-09 13:17:51Ele ta sendo acusado de fabricar fake-news a anos com uma ferramenta que tem meses de vida?
JOSE CLAUDIO DE O. FILHO
2023-05-09 11:58:52Pagando por ser idiota. Não tem cérebro. Tem um monte de titica na cabeça. Daqui pra frente será pior do que já era. Pessoas que agem e pensam com as ancas. E vivem com a cabeça enfiada na latrina.