Charles III e a batalha dos vegetais
O primeiro quadro oficial do rei Charles III, do Reino Unido, foi vandalizado por dois ativistas dos direitos dos animais em uma galeria no centro de Londres nesta terça-feira, 11 de junho. Os depredadores colaram em cima do rosto do monarca a figura do personagem Wallace, da série Wallace e Gormit, cujo filme A Batalha...
O primeiro quadro oficial do rei Charles III, do Reino Unido, foi vandalizado por dois ativistas dos direitos dos animais em uma galeria no centro de Londres nesta terça-feira, 11 de junho.
Os depredadores colaram em cima do rosto do monarca a figura do personagem Wallace, da série Wallace e Gormit, cujo filme A Batalha dos Vegetais ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2006.
Eles também acrescentaram um balão de fala escrito: "Sem queijo, Gromit. Olhe para toda essa crueldade em fazendas [acreditadas pela] RSPCA".
A sigla é uma referência à Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals ("Sociedade Real para Prevenção de Crueldade a Animais", em português).
Essa é uma das maiores instituições da sociedade civil que fiscalizam maus-tratos a animais.
O rei Charles III é patrono da RSPCA.
Apesar de atingir a figura do monarca, um dos ativistas que depredaram a pintura afirmou que a intenção era chamar a atenção de Charles III para o tema. Uma investigação do grupo responsável pelo vandalismo, Animal Rising, aponta casos de maus-tratos a animais em 45 fazendas acreditadas pela RSPCA.
“Como o Rei Charles é um grande fã de Wallace e Gromit, não poderíamos pensar em uma maneira melhor de chamar sua atenção para as cenas horríveis nas fazendas garantidas pela RSPCA”, disse Daniel Juniper, um dos depredadores.
“Mesmo que esperemos que isto seja divertido para sua majestade, também pedimos que ele reconsidere seriamente se deseja ser associado ao terrível sofrimento nas fazendas”, acrescentou.
A RSPCA respondeu às acusações: "Acolhemos com satisfação o escrutínio do nosso trabalho, mas não podemos tolerar qualquer tipo de actividade ilegal. Continuamos confiantes de que o nosso programa assegurado pela RSPCA é a melhor forma de ajudar os animais de criação neste momento, enquanto fazemos campanha para mudar as suas vidas no futuro. No entanto, quaisquer preocupações sobre o bem-estar nas fazendas certificadas pela RSPCA são levadas extremamente a sério e a RSPCA garantiu que está agindo rapidamente para analisar essas alegações".
Segundo a galeria responsável pelo quadro de Charles III, a pintura não sofreu danos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)