Agência Brasil

CGU constata irregularidades em nomeações para conselhos de estatais

14.06.21 10:01

A indicação de aliados políticos sem qualificação técnica para os conselhos de empresas públicas é uma prática antiga, que persiste na gestão de Jair Bolsonaro. Os jetons pagos nas estatais viraram uma complementação salarial de altos funcionários do Executivo, de ministros e de amigos dos poderosos. A irregularidade de parte das indicações feitas pelo atual governo foi constatada em uma auditoria recém-concluída pela Controladoria-Geral da União.

A CGU identificou que membros de conselhos de administração de empresas estatais foram nomeados em desacordo com o que diz a lei. A Controladoria realizou uma auditoria em 15 empresas estatais e identificou seis conselheiros nomeados que não atendiam a nenhuma das exigências para ocupar os cargos. O maior número de representantes escolhidos em descumprimento à lei foi identificado na Casa da Moeda, segundo a CGU.

A legislação que rege as estatais obriga que os escolhidos tenham ao menos um dos requisitos descritos em uma lista que inclui 10 anos na área de atuação da empresa e quatro anos em cargo de diretor, conselheiro de administração, ou membro de comitê de auditoria, de docência ou pesquisa na área de atuação da estatal, ou como profissional liberal em atividade vinculada ao setor.

A CGU constatou que, das 15 estatais, só quatro realizam o chamado background check, procedimento de checagem das informações pessoais e profissionais dos candidatos. Sete empresas auditadas fizeram consultas simples em sites da internet e quatro não realizaram nenhum tipo de checagem para verificar se os candidatos cumpriam as determinações legais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. coisas assim só mostram que a idiotice nao tem cura; deveriamos fazer um monumento a ironia do minimo para nao ser um idiota porque a verdade é que este mínimo está ficando cada vez maior. O povo da burrocracia estatal nao cansa do culto a idiotice; este povo vive numa idiotocracia onde o que reina é a ideolatria, sendo dinheiro o ídolo maior. Eu prefiro mil vezes a Bruzudanga do que este povinho besta que vive de jetons e indicamentos bajulatorios. sonho em ir a bruzudangas e beber umas lá.

  2. E a avdntura continua. Nada se cumpre e nada se altera. Submissão criminosa em despeito mandamentos regulamentares.

  3. Que coisa hoooorrorooosa tanta imoralidade na condução das estatais, na verdade, sabemos todos, generalizadamente do que é público.... a gente fica cada dia mais perplexa.... e os ""nomeados"" são ""conselheiros""... imagine-se as ""condutas"" dos ""conselheiros""!!!....

  4. Puxa ,que marcação cerrada heim de 15 empresas com no mínimo acredito eu que por volta de 90 pessoas só seis foram reprovadas, como eram nos desgovernos anteriores

    1. Prezado, a pesquisa identificou que seis "não preenchem requisito algum". Desenhando pra você: esse 6 não sabem p. nenhuma de nada lá. Seguindo o desenho: não que o restante não tenha sido reprovado em outros itens que não todos.

    2. 2- Elcio, em algum momento da vida, pode ter sido hábil para correr atrás de um calango na Amazônia, mas definitivamente não entende porra nenhuma de vacinas. Pergunta para ele o que é RNA mensageiro. Para o general Pazzuelo, a cloroquina é antiviral. Na Escolinha do professor Raimundo, os alunos eram estúpidos, mas o salário era baixo. Na equipe do Bolsonaro, o salário é alto e só tem estúpido. NEM TODO ESTÚPIDO É BOLSONARISTA, MAS TODO BOLSONARISTA É UM ESTÚPIDO.

    3. 1- Entidade Julio, é primordial que para desempenhar determinada função, o profissional tenha que apresentar credenciais. Seja em estatais ou no governo, pois o salário é alto, comparado a média paga na iniciativa privada. Mas para um família que empregava milicianos, determinadas expertises fora da função, parecem ser mais importante. Por que colocaram o general Pazzuelo a frente do MS? Por que colocaram o cel Elcio como n° 2 no mesmo MS?

  5. A matéria poderia ao menos informar o nome das estatais? Ou pelo menos um exemplo? Ou uma referência para a fonte? Assim a gente pode fazer um fact-checking.

    1. Tu ta querendo que a equipe da ilha pegue um bote, remem até o continente e realize trabalho duro? Minha percepção é que só publicam o que chega pronto e formatado em suas caixas de e-mail, whats...

    2. A Casa da Moeda foi uma das informadas no texto. Não existe uma melhor que essa. kkkkk.

  6. Estao passando a boiada, como sempre! Governo decente? Kkkkkkk. Governo honesto? Kkkkkkkkkkk. Nova política? Kkkkkkkkkkkkk. E ainda há seres bestiais que passeiam de moto jegue apoiando o genocida!

    1. Adalbeto, vendo pessoas como vc, vejo que temos tudo para nos livrarmos desse jumento na próxima. Qdo vc fala que é ex-eleitor dele, penso que isso acontece com muitos, como as pesquisas estão mostrando. Então, anime-se.

    2. O pior de tudo é que eu votei e briguei por ele. Que Deus me perdoe! Nunca imaginei existir um ser com o caráter do Bolsonaro. Nele se concentra tudo que não presta. Fico pasmo ao ver que existe ainda um grupo que ainda apoia tudo isso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO