Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress

Brasil despenca em ranking de combate à corrupção, mas qualidade da imprensa melhora

14.06.21 11:05

Em apenas três anos, o Brasil passou da segunda para a sexta posição no ranking de combate à corrupção na América Latina, elaborado pela Americas Society/Conselho das Américas e Control Risks.

Em 2019, na primeira versão do ranking, o país só aparecia atrás do Chile. Em um dos 14 quesitos avaliados, o arcabouço legal para combater desvios, que mede a capacidade jurídica para atacar o problema, o Brasil se destacava em primeiro lugar.

Na última edição, divulgada nesta segunda, 14, o Brasil aparece em sexto lugar no ranking geral, atrás de Uruguai, Chile, Costa Rica, Peru e Argentina.

O Brasil segue em trajetória de queda no índice de combate à corrupção desde 2019 e, em 2021, teve a maior queda entre os 15 países analisados“, diz o relatório.

Na categoria capacidade jurídica (queda de quase 9% desde 2020), o país teve declínios na independência de suas agências anticorrupção e do gabinete do procurador-geral“, diz o texto. “O índice reflete as nomeações do governo de Jair Bolsonaro para cargos na administração de figuras percebidas como menos independentes para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal.

No quesito que mede a força da democracia e das instituições políticas, o Brasil registrou uma redução de 11%.

Uma das poucas variáveis em que o Brasil teve uma evolução foi na qualidade da imprensa. Nessa área o país melhorou 3%. “O ecossistema vibrante da imprensa brasileira continua a realizar um escrutínio significativo em questões de corrupção“, diz o relatório.

O ranking cobre 15 países da região. Bolívia e Venezuela estão na lanterna.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Qual imprensa que melhorou?? Infelizmente até Crusoe regrediu (até seu fundador, Diogo, parece que endoidou, atualmente tão diferente do tempo da Veja) salvando-se apenas alguns como Sabino, Goiaba, Moro, Lima e alguns menos votados. Agora, globolixo, folha, estadão, uol, enveredaram.,, pelo caminho da mentira, deturpação da notícia ou omissão. Aonde está a melhora?

  1. E o PR apregoa que acabou com a corrupção no país. Ao invés de fazer isso, o que ele fez junto com seus PGR, STJ e STF foi reforçar a corrupção com o fim da “ nossa “ LAVA JATO e a saída do MORO do governo. Estamos entregues nas mãos de corvos até 2022, e depois, nas mãos de ratos 🐭 🐀 🐁

  2. A imprensa é o 4° poder. 1,3 milhão de motos. Jogador q teve mal súbito tomou vacina da Pfizer. TCU aponta < número de mortos por covid. Vacina ñ protege. Cloroquina é eficaz. Poderia ficar cerca de 1 mês escrevendo às fake news deste governo q tomo conhecimento. Só fake colocadas por bolsonaristas aqui na Crusoé, pois ñ participo de redes sociais. Se ñ tivéssemos uma imprensa comprometida com a verdade, todas essas mentiras iriam prosperar. A imprensa pode ser imperfeita, porém é indispensável.

    1. Nyco Penico zurrou de novo. Os únicos que possuem dupla identidade aqui são os Bozistas. Nyco Penico, Nyco Penico!

    2. E aí vem o Nyco com seu comentário profundo, denso. Pin - Nyco, tente justificar os seus argumentos, na medida do que conseguir.

    3. Gosto muito de ver o Palhaço Paulo conversando com ele mesmo, o Palhaço José., ,,, ki jumento. ,,, kkk!

    4. Verdade Paulo. Os que reclamam da imprensa é porque nunca viveu em um país sem imprensa. Devem ser discípulos de regimes totalitários.

  3. A imprensa melhorou para quem o cara pálida ?. Hoje o imprensa não informa a marcha dos acontecimento e, sim, impõe seu ponto de vista. Tenho oitenta anos e já cancelei assinatura de revista semanal que já durava 49 anos e de um jornal diário com mais de 50 anos. Com a internet, podemos ver e dar nossas opiniões sem necessitar de "donos" da verdade que, infelizmente, infestam as redações. Melhorou o que Dudu e para quem? Não sou bolsonarista, a imprensa não melhorou p/nenhuma, p/contrário.

    1. Imprensa dinheiro , vem dinheiro fala bem , não vem fala mal

    2. Paulo, o mundo é imperfeito, sendo a imprensa algo mundano, ela também é imperfeita. Assino a Crusoé pelo respeito que tenho pelo Mainardi. Ele criticava o Lula, mesmo quando esse tinha uma aprovação de mais de 80%. Como disse certa vez a jornalista Christiane Amanpour, diante de uma tragédia, não se pode ficar isento (não nessas palavras, mas nesse sentido). Estamos assistindo o genocídio de brasileiros. Obra de um PR sociopata. Como vc quer que a Crusoé se comporte? Quer q ela seja cúmplice?

    3. Igualmente. Quase perdi a esperanca com a Crusoe mas pelos comentarios abaixo (exceto o do Jose, sem comentarios) vejo que nao sou o unico a ficar e torcer para a revista rever suas posicoes.

    4. A função da imprensa é coletar dados, analisá-los e apresentá-los de forma organizada para as pessoas pensarem. Portanto, é uma função relevante para qualquer sociedade, principalmente agora que qualquer despreparado pode usar a internet para espalhar fake news. Emitir opinião qualquer um emite, pois até agora o país ainda é livre.

  4. A imprensa melhorou muito. A corrupção, por outro lado, piorou. Basta ver o escândalo dos grileiros na Amazônia. Custo para o Brasil: pelo menos 100 vezes a lava jato. E os bozistas ainda zurram de apoio ao desgoverno mais corrupto que o país já teve. Quem entende estas mentes bestiais?

  5. Melhorou para quem o cara pálida ?. Tenho oitenta anos e nunca vi uma imprensa tão desacreditada, eu mesmo cancelei a assinatura de uma revista que durava mais de 50 anos e de um jornal co, 48 anos de assinante. Sem ser bolsonarista eu afirmo a imprensa hoje já não informa, tenta impor o que jornalistas mal intencionados pensam ou recebem $ para impor certos dogmas das esquerdas. Dudu, vpapqop!

    1. Nyco, vc como provei, é um analfabeto funcional. Sabe ler, mas não entende nada. Vc disse que leu A Revolta de Atlas. Me responde então, qual esporte é citado no livro?

  6. Esperar o que de um governo bozista? Coitados daqueles que plantaram urtiga pensando que colheriam rosas. Como puderam ser tão ingênuos e tão anti-naturais?

  7. Qualidade da imprensa melhorou onde ??? até vcs Crusoé viraram uma péssima imprensa já foram melhores, e outra quer dizer que na época do PT foi melhor que agora ? vão se fuder

    1. Leonardo, antes de mais nada, vai tomar no seu c*. Vc acha que vai me rotular de petista, seu energúmeno. Hoje o cenário que temos, é de um presidente buscando instaurar no Brasil, o Capitalismo de Milícia. Bolsonaro escolheu um PGR fora da lista. Forçou a saída do Moro ao procurar intervir na PF. A ABIN é usada para atacar adversários. Não me lembro de um cenário parecido, mesmo nos governos petista. SE A CORRUPÇÃO PETISTA FOI SISTÊMICA, A DE HOJE É SISTÊMICA INESCRUTÁVEL.

    2. HAHAHAHAH petista mente tanto que passa ele mesmo a acreditar nas próprias mentiras. PF e MPF nunca foram independentes, e qualquer um lá dentro que tente fazer trabalho sério acaba sofrendo pressão das correntes politicas que se criaram ali dentro. Equipe lava jato eram chamados de espiões da CIA pela petezada, depois passaram a ser chamados de psolentos pela boiada.

    3. Na época da corrupção petista, tínhamos a Lava Jato, uma PF independente e às instituições não estavam contaminadas como agora. Se na época do PT à corrupção era sistêmica, agora na era Bolsonaro, a CORRUPÇÃO É SISTÊMICA E INVISÍVEL PARA OS CIDADÃOS, POIS ESTÁ TUDO DOMINADO.

    4. Concordo plenamente. A começar por esta revista. Se devolvessem o dinheiro que já paguei não estaria mais por aqui. Uma pena, precisamos de uma revista imparcial urgente, não se a teremos.

  8. Bolívia e Venezuela que se cuidem pois o congresso espúrio+o pangaré sociopata+o judiciário contaminado e promiscuído fará o Brasil tomar suas posições.

  9. No Brasil crime de corrupção não tem castigo, pois assim como descrito no livro de Dostoiévski, estamos divididos entre pessoas "ordinárias" e "extraordinárias": as ordinárias devem viver na obediência e não tem o direito de transgredir as leis, ao passo que as extraordinárias (notadamente Lula e Flávio Bolsonaro) tem o direito não declarado, de cometer crimes e de violar leis. E isso só é possível por termos uma justiça compostas por PUTAS BEM PAGAS por nós, e pelos seus donos.

  10. Se a queda fosse em relação à qualidade da corrupção e não ao seu combate, eu não teria dúvidas de dizer que realmente despencou. Sim, porque antes, na era Lula, era corrupção de altíssimo nível, envolvendo bilhões das estatais e outras fontes. Já o atual governo opta por operações menos vistosas, envolvendo, pequenos desvios, rachadinhas e falcatruas menores. Ou seja, incompetentes não só na administração, mas também na roubalheira.

  11. Parabens aos membros do Mecanismo, conseguiram o objetivo destruir os valores morais, a credibilidade nas instituições e com isto a bandidagem nada de braçadas com a impunidade. Triste Brasil....

  12. Uma avaliação que coloque a Argentina e Peru na frente do Brasil no combate a corrupção não pode ser levado a sério. Qualquer um que já tenha viajado para essas nações sabe que o achaque corre solto e corrupto só não fica impune por não serem considerados corruptos.

  13. É para dar risada estamos ruim na luta contra ato de roubo mas devemos comemorar q as mídias jornalista param de trabalhar a favor do governo isto q é mas vergonhoso q escancara algo q MT já sabiam q nossa impressa sempre trabalhou ou melhor nunca trabalhou para informa com honestidade com os seus consumidores isto é uma vergonha

Mais notícias
Assine agora
TOPO