Centrão quer o comando da Previ e a VP de Governo do BB

14.04.21 12:17

Em meio às mudanças no Banco do Brasil, o Centrão está de olho numa das joias da coroa da instituição. Quer controlar a Previ, maior fundo de pensão da América Latina, que administra 142 bilhões de reais em recursos dos empregados do BB.

Nos bastidores, o deputado Ricardo Barros — que joga nas duas, é líder do governo na Câmara, mas também é Centrão — já dá a substituição do atual presidente da Previ, José Maurício Pereira Coelho, como certa.

O nome na mesa para ocupar o seu lugar é o do secretário de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Antonio José Barreto Júnior (foto), considerado no governo “o homem do coronavoucher”.

O Centrão está empenhado em emplacar Barreto no BB – virou quase uma obsessão do bloco de partidos fisiológicos. A outra opção, se não for possível encaixá-lo no comando da Previ, é a vice-presidência de Governo, outro posto no qual o grupo está de olho desde a saída de André Brandão do comando do Banco do Brasil. Neste caso, a Previ poderia ser ocupada por um nome ligado ao senador Ciro Nogueira: Paulo Henrique Costa, atual presidente do BRB.

Na terça-feira, 13, o banco anunciou a renúncia de dois de seus vice-presidentes. Carlos da Costa deu lugar a José Forni na VP de Finanças e Relações com Investidores. Já Ênio Mathias Ferreira assumiu como vice-presidente Corporativo na vaga de Mauro Ribeiro Neto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO