Cleia Viana/Câmara dos Deputados

CCJ aprova golpe no Ministério Público; veja como votou cada deputado

04.05.21 16:31

Presidida por Bia Kicis (foto), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na tarde desta terça-feira, 4, a PEC que constitui um golpe no Ministério Público, ao alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, a fim de punir procuradores, especialmente os da Lava Jato. O texto passou com 37 votos favoráveis e 13 contrários.

Com a admissibilidade aprovada, a PEC ainda precisa ser examinada por uma comissão especial, que será encarregada de analisar o mérito da matéria. O relator do texto na CCJ, Silvio Costa Filho, do Republicanos, defende que o colegiado faça “detida reflexão” sobre o conteúdo da emenda constitucional proposta.

Apresentada pelo petista Paulo Teixeira, com a bênção do Centrão, do PT e de parlamentares bolsonaristas, a PEC permite que ministros do STF e do STJ ocupem cadeiras no colegiado. Além disso, o texto cria mais uma vaga no conselho, a ser preenchida por um membro do MP indicado pelo Congresso, e possibilita que a função de corregedor do Ministério Público seja desempenhada por pessoas de fora do CNMP.

Mais cedo, diversos partidos tentaram obstruir a votação, com requerimentos de retirada de pauta, mas foram vencidos pelos votos de petistas, do Centrão e de bolsonaristas, inclusive com a mudança de posição do DEM, que até a última quarta-feira dizia ser contra o texto.

 

Veja como votou cada parlamentar:

DeputadoPartidoVoto
Bia Kicis PSL-DFSim
Carlos Jordy PSL-RJSim
Caroline de Toni PSL-SCNão
Daniel Freitas PSL-SCSim
Vitor Hugo PSL-GOSim
Delegado Pablo PSL-AMSim
Alê Silva PSL-MGSim
Hiran Gonçalves PP-RRSim
Margarete Coelho PP-PISim
Pinheirinho PP-MGSim
Angela Amin PP-SCSim
Darci de Matos PSD-SCSim
Fábio Trad PSD-MSSim
Paulo Magalhães PSD-BASim
Stephanes Junior PSD-PRSim
Bilac Pinto DEM-MGSim
SóstenesCavalcante DEM-RJSim
Luis Miranda DEM-DFSIm
Juarez Costa MDB-MTNão
Marcos A. Sampaio MDB-PISim
Giovani Cherini PL-RSSim
Magda Mofatto PL-GOSim
Lucas Redecker PSDB-RSNão
Samuel Moreira PSDB-SPNão
Danilo Forte PSDB-CENão
Luiz Carlos PSDB-APNão
João Campos REPUBLICANOS-GOSim
Lafayette Andrada REPUBLICANOS-MGSim
Marcos Pereira REPUBLICANOS-SPSim
Silvio Costa Filho REPUBLICANOS-PESim
Subtenente Gonzaga PDT-MGNão
Léo Moraes PODE-RONão
Genecias Noronha SOLIDARIEDADE-CESim
Aureo Ribeiro SOLIDARIEDADE-RJSim
Greyce Elias AVANTE-MGSim
Rubens Bueno CIDADANIA-PRSim
Orlando Silva PCdoB-SPSim
Capitão Wagner PROS-CENão
Alencar S. Braga PT-SPSim
Gleisi Hoffmann PT-PRSim
José Guimarães PT-CESim
Maria do Rosário PT-RSSim
Patrus Ananias PT-MGSim
Paulo Teixeira PT-SPSim
Rui Falcão PT-SPSim
Gervásio Maia PSB-PBNão
Júlio Delgado PSB-MGNão
Ricardo Silva PSB-SPSim
Tadeu Alencar PSB-PENão
Gilson Marques NOVO-SCNão

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais uma vez esses deputados agem em seus próprios interesses ,procurando tolher a independência do M.P. ,querendo calar a sua voz com punição caso os desagradaram. Os nomes desses deputados que votaram a favor ,não podem ser esquecidos ,pois fazem um desserviço ao país.

  2. Como disse o ministro Barroso não basta anular a Lava Jato, querem vingança contra os procuradores. A PEC fere a autonomia e independência do Ministério Público. A finalidade da ampliação do Conselho é formar ex ante uma maioria que sufoque os membros indicados pelo próprio Ministério Público e assim facilitar a punição dos integrantes do MP. Atenção eleitores anotem os nomes dos deputados que votaram a favor da Emenda e não votem neles em 2022.

    1. A CPI do Covid é só cortina de fumaça para isto ! Acabar e punir os integrantes da Lava jato que ousaram querer aplicar a lei no país a todos de forma justa dia a quem doer !

  3. Pois é, Crusoé. Só quem vai comprar essa briga é o pessoal da direita, cujo eleitorado apoia o presidente... aquele que vocês tb querem derrubar

    1. O presidente e os retardados que o idolatram nunca foram de "direita", apenas usam essa bandeira para promoverem no Brasil uma ideologia completamente semelhante a dos vermelhos.

  4. Todos garantindo o direito de transgressão e impunidade. Nojo deste congresso, renovou nada, tudo a mesma porcaria de sempre. Querem o deles, dane-se o país.

    1. E nada além disso. Usam o Estado ,mamam nas tetas de todo jeito e se protegem dessa maneira. É uma gente atoa.

  5. E pensar que acreditamos que estavámos renovando o Congresso... Mas como, se elegemos quem - definitivamente - não nos representa?

  6. Os vingadores da Lava Jato em ação!Cambada de corruptos!Só legislam em causa própria e ainda têm o descaramento de dizer que querem combater a corrupção!

  7. O pior é que o gado que se informa só por fake news no zap, não sabe nada disso,vive em uma bolha como os petistas. Fiquei chocada com o nível de ignorância dos Bolsonaristas, quando perguntados por Arthur do Val sobre o governo. O Brasil não tem jeito. O povo é b*^%# e covarde demais. MS

  8. Acho que aquela frase dos 300 picaretas faz mais sentido nesse momento crucial para história política brasileira. Engraço esse partido o PT - ou Perda Total, que não apóia projetos que possam pelo menos tentar inibir o combate à corrupção. Até quando vão negar os estragos proporcionados pela empresa ODEBRECHT?

  9. Q bom q temos patriotas como Gleisi (esposa do Lindinho), José Guimarães (do assessor com dolares na cueca) e Maria do Rosário ( perdeu pro Danilo Gentili). Esse TRES PATRIOTAS, grandes brasileiros, não querem obviamente que exista um MPF forte e atuante pois eles investigam e encontram os corruptos, ladrões, etc. O PT sabe nos ajudar a esconder a roubalheira. Viva o PT, o PDT, Republicanos, DEM, PSD, PL e PSL. Viva o Brasil sem criminosos, sem políticos e ricos na cadeia.

  10. Começo acreditar no acordo do capetao com Renan .ESSA SRA E SEUS ASSECLAS SERAO LEMBRADOS COMO OS DESTRUIDORES DA JUSTIÇA E DA ESPERANÇA DE UM PAÍS MELHOR .🐀🐀🐀

  11. É um país sem esperança, e a cada dia nos convencemos de que só pode piorar , o povo não aguenta mais a destruição do judiciário por indicações políticas , mas vem o congressão , e sempre consegue piorar , até quando a nação vai aguentar viver assistindo os cargos mais importantes principalmente do judiciário sendo preenchidos sempre por indicações políticas e pelos piores critérios, sempre para punir os que tentam investigar os grandes marginais.

  12. Taí a prova, que bolsonaristas, petistas e centrão enfim todos politicos profissionais, trabalham juntos para enterrar qualquer tipo de ação no combate a corrupção. A Lava Jato teve seus erros, mas não se pode apagar o monumental esquema de corrupção montado em nosso Pais.

  13. Vergonha ao ver deputados e senadores procurarem se proteger das mazelas e falcatruas que cometem. Eles serão lembrados por mim na hora do meu voto. #fora bozo

  14. O POVO BRASILEIRO MERECE OS POLÍTICOS QUE ELEGERAM COMO EU SOU CITIZENS. EU QUE O BRASIL 🇧🇷 E O POVO BRASILEIRO SE EXPLODAM .UM POVO QUE VENDE SEU VOTO NÃO PODE TER POLÍTICOS HONESTOS E SÉRIOS

  15. O PT já está se mostrando a que veio, ficaram acuados durante um tempo, agora Lula virou santo da noite para o dia, que já estão arquitetando a sua volta em alto estilo para com certeza fazer mais um estrago no Brasil, não se cansam do poder e enriquecimento ilícito... # Fora Lula e Bolsonaro

  16. CRUSOE, mantenha esse formato de comunicação toda vez que se votar uma matéria desse porte. Identifiquei 1 do meu estado e vou divulgar em todos os grupos que tenho acesso.

  17. Essa listinha será muito útil no próximo ano. Caras pensam apenas no próprio umbigo. Parlamento (?) nojento!! E sequer disfarçam. Nem mesmo a ditadura era tão inescrupulosa. Se utilizam da palavra democracia pra impor democratura. Coisa baixa.

    1. Merecem um painel no centro de cada cidade onde têm seus redutos.

  18. Ainda bem que não ha nenhum do meu estado entre esse “bando de canalhas corruptos”, que agem a sorrelfa com o único intuito de proteger seus rabos-de-gato.

  19. Para quem ainda não entendeu o que está acontecendo com Moro e a Lava-Jato é só observar como Bolsonaristas, Centrão e Petistas votaram iguaisinhos.

    1. Nada disso, Palhaço Bozo, a Miriam Leitão explicou que o PT não é extrema esquera nenhuma. Ela escreveu que o PT "jogou o jogo democrático" e não é extremo. A extrema direita sim existe e é o Bolsonaro, o restante todo é ótimo maravilhoso.

    2. Sim Ivan, vemos que é tudo um jogo de cena dos políticos e seus bovinos ao alimentar uma rixa ideológica dos dois extremos. A verdade é que já está tudo dominado e o Bozo deve até já ter combinado uma churrascada para beber cachaça e fumar charuto junto com o Lula. Os bovinos? esses se alimentam das sobras de mortadela e alfafa que cai da mesa de seus senhores.

    1. o povo precisa de um site que centralize todas estas e seus votos.. para consulta.. o tempo passa e o povinho esquece..

  20. Faltou a repórter explicar porque a inclusão de ministros do STF e STJ e um promotor de carreira no conselho "visa punir procuradores da lava jato".

    1. Perfeita a análise Palhaço Bozo e Paulo. Espero que os energúmenos Leonardo e Sheila após essa aula que vcs deram, eles entendam. Ou se eles precisarem eu desenho o que significa "supremas" cortes mandando no CNMP. imagine o Gilmar Mendes fazendo parte do CNMP.

    2. verdade. o texto não traduz a chamadinha em negrito da matéria..

    3. STJ e STF são colegiados do poder Judiciário. Ao colocar membros desses dois colegiados no CNMP o que se pretende é cercear a liberdade do promotor ao efetuar o seu trabalho e aumentar ainda mais a diferença da justiça feita para com um rico em relação a um pobre. O intuito é aparelhar e manietar o Ministério Público para que o mesmo não reaja contra o crime do colarinho branco ou contra os interesses de advogados de poderosos que tenham bom trânsito entre os supremos e superiores togados.

    4. Faltou a repórter dizer porque ela chama de golpe um projeto de lei. Repórter não é para ficar emitindo juízo de valor, é para noticiar os fatos. Agora, se ela quiser dar a SUA opinião, deverá escrever na coluna Opinião, e não tachar o trabalho legislativo de golpe.

    5. Por que o STJ e o STF estão contra a Lava Jato. Estão usando gravações hackeadas para absolver corruptos. E tendo lugar no CNMP, terão mais um instrumento, para perseguir os que ousaram e os que poderão ousar à combater o crime de colarinho branco.

  21. o Brasil tá lascado. estão provocando uma ruptura social nunca antes vista para a perpetuação da impunidade. nem ditaturas fazem tão mau ao erário

  22. A Crusoe precisa alfabetizar seus jornalistas: chamam de golpe o que não os agradada. Sugiro recorrer ao Google, ou criar vergonha.

    1. AFRANIO, POR QUE NÃO TE CALAS? E VAI LAMBER SABÃO PARA DESINFECTAR ESSA BOCA SUJA?

    2. Se a Crusoé conseguir "criar" vergonha poderia te dar um filhotinho para voce cuidar e p ver se passa no mínimo na sua cara.

    3. Afranio, você não sente vergonha de se colocar lado a lado com os mortadelas petistas defensores de bandidos? Você não se sente um miserável repugnante ao fazer coro com a turba que defende o cerceamento na liberdade do promotor em fazer o seu trabalho? Logo você, um bovino lobotomizado que odeia tanto o STF, agora defendendo que o mesmo consiga mais força e poder sobre o MP e consequentemente contra o povo? Antes de acabar essa CPI da Covid eu ainda vou ver você postando aqui um "Lula livre!".

    4. O governo Bolsonaro é uma continuação do governo petista. Bolsonaro é uma tragédia em tudo: - no enfrentamento da pandemia, são mais de 408 mil mortos e falta de vacinas; - colocou um PGR que combate os que combatiam à corrupção. Um ministro no STF que votou à favor do Lula; - nenhum avanço significativo nas pautas liberais na economia; - ministros que são verdadeiras aberrações; - filhos que são moleques mimados, que causam estragos ao Brasil por suas molecagens; ... -

  23. São milicianos e mafiosos , todos de rabos na corrupção.É a arraia miúda repaginada em políticos da Era FAMILICIA BolsoNero.

    1. se uniram pois estão todos amarrados um no rabo do outro.. não é por nada que o caso Queiroz, os cheques de Michele e os processos de Flavinho não saem da gaveta ou avançam..

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO