Adriano Machado/Crusoé

Caso Toffoli: BC pode pedir explicações e até punir o Mercantil

27.07.18 19:10

O Banco Central (BC) pode pedir explicações e até punir o Banco Mercantil do Brasil por não ter alertado os órgãos de controle sobre as movimentações bancárias atípicas do ministro Dias Toffoli. O caso foi revelado por Crusoé nesta sexta-feira.

Em nota, o órgão afirmou que não pode comentar situações específicas sobre empresas e pessoas físicas, mas que em casos como o do ministro do Supremo, em que o Mercantil deixou de comunicar as autoridades competentes sobre transações consideradas atípicas, a resposta foi: “Nos casos em que o Banco Central, em sua atividade de supervisão, identifica situações com indícios de atipicidade que deveriam ter sido comunicadas ao Coaf e não o foram, questiona a instituição sobre as causas da não comunicação e determina, quando necessário, adequação de seus procedimentos de controle de PLD”.

PLD, no caso, é a sigla para Prevenção de Lavagem de Dinheiro. A depender da situação, o texto do BC diz que pode haver até abertura de processo administrativo contra as instituições que desrespeitam as normas.

O ministro Dias Toffoli, que assume a presidência do Supremo em setembro, recebe mesada de 100 mil reais em uma conta do Mercantil. O dinheiro vem da mulher, sócia de um escritório de advocacia. Os técnicos do banco consideraram as transações suspeitas em 2015, mas os órgãos do governo não foram informados.

Confira a nota do BC na íntegra:

O Banco Central não faz comentários sobre Instituições Financeiras ou pessoas físicas. Nos termos da Lei e da regulamentação, as instituições financeiras tem a responsabilidade de realizar o acompanhamento da movimentação financeira de seus clientes, selecionando para análise as operações com indícios de atipicidade, analisá-las e decidir sobre o cabimento de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf, mantendo em dossiês toda a documentação referente a essa análise. Nos casos em que o Banco Central, em sua atividade de supervisão, identifica situações com indícios de atipicidade que deveriam ter sido comunicadas ao Coaf e não o foram, questiona a instituição sobre as causas da não comunicação e determina, quando necessário, adequação de seus procedimentos e sistemas de controle de PLD. Em determinadas situações, pode também haver instauração de processo administrativo sancionador“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O sistema bancário faz parte do mecanismo, vulgo ORCRIM, que defende ou protege a casta de privilegiados formada por funcionários/agentes públicos ou políticos que quando não corruptos, perdulários e improdutivos... O Brasil precisa se livrar imediatamente do mecanismo e da casta...

  2. é o famoso empurra-empurra para não fazer nada! o exemplo mais banal é uma pessoa física querer receber 10 mil no caixa em dinheiro e o mundo vem abaixo! o COAF, O BC, A RECEITA, são ineficientes e não obedecem as regras a que estão submetidos. um erra e o erro vai até lá longe ... uma vergonha!

  3. Casos iguais a este devem ter aos zilhoes. Como explicar tanta corrupção, tanto dinheiro pra lá e pra lá dos políticos e do judiciário sem que o Coaf saiba. Nós simples mortais não conseguimos fazer nada sem que a receita venha em cima. Sem estão todos muito bem alinhados, cada um levando o seu quinhão.

  4. Creio eu, que a PGR deveria agir com rigor o impedir que o Toffoli Larapius assuma a presidência da mais alta corte. O Brasil não merece " isto" na presidência do STF. Para cima dele PGR pelo bem do Brasil.

  5. Pode haver instauração de processo. O fato é que não há. A RF só se incomoda com nossos ganhos. Pagamos impostos sobre o que ganhamos e esses bandidos roubam e não pagam nada. O MPF não vai entrar no caso?

  6. Por que ainda não puniu? Viva a imprensa livre. Viva Crusoé. Nossas "instituições" só passam a funcionar quando flagradas em total disfunção. Não há instituições. Todos cooptados e mancomunados. Verdadeira vergonha. Vão levar o País ao fim do abismo (pois na beira já estamos).

    1. O Brail só vai mudar com ruptura. E caso ela aconteça todos perderão alguma coisa e não há garantias de que a mudança será para melhor.

    2. Dono do foro parece ter prerrogativas ainda mais privilegiadas e secretas que os mortais comuns... O Brasil precisa livrar-se dessa monumental quadrilha, imediatamente!

  7. E por que até essa reportagem, o banco central não tinha identificado qualquer atipicidade na conta do Sr. Dias Toffoli. Parabéns pela reportagem! Agora então ficaremos aguardando a ação do Mercantil, do COAF e do BC. Em 10 anos ou mais tudo será esclarecido. Viva o foro privilegiado!!

  8. A multa é baixa. Os bancos bancam o preço da obscuridade. O toffoli deve ter até pedalinho com o nome dele no sítio de Atibaia e precisa ser investigado.

  9. inacreditável, e fica por isso mesmo?que nojo ,me da vontade de vomitar.De tudo q a gente escuta e lê como acreditar nas Instituições?Como poderia tentar demover meus filhos de deixar nosso Pais,que pensam livrar meus netos de acompanharas podridões que existem em praticamente todas as Instituições Brasileiras?Que tristeza ver tudo isto hoje aos meus 70 anos.

  10. Até o momento não vejo candidato candidato algum falar em absoluta priorização à educação básica. Acho que todos os recursos do Fundeb devem ser destinados ao MEC e ele próprio assumir , em todo o país, a educação básica. Teremos um único ente a ser cobrado. Se houver priorização assim, em 20 anos teremos uma nova sociedade e uma democracia com melhor qualidade.

    1. a absoluta prioridade não e’ educação basica , e’ o restabelecimento de um nivel basico aceitavel de moralidade civica no pais, e precisa de um choque , de uma ruptura, pois metodos convencionais politicamente corretos não fazem mais efeito, ja’ passou do ponto ...

  11. .....o Senado brasileiro, que é quem tem a prerrogativa de chamar um ministro do STF às falas, fica com o rabo entre as pernas.......

  12. Eu creio que a falta maior nesta lavagem de dinheiro é da Receita Federal. Só lhe interessa vigiar as economias das classes médias e pobres! Cadê o leão? Nestas horas vira gatinho...

    1. Na verdade se o Toffoli é casado em comunhão parcial o dinheiro que a mulher ganha também é juridicamente dele também e as transferências não são doação. Parece melhor mas é pior: toffoli participa diretamente dos êxitos da esposa.

  13. Conforme disposto em lei, qualquer cidadão,diante de tais circunstâncias, responde pelos seus atos através de um processo disciplinar.Vai prevalecer o corporativismo para os deuses do Olimpo? Qual a posição do STF e CNJ?

  14. Muito bom.E o STF? E o CNJ? O corporativismo vai prevalecer? Qualquer cidadão, conforme disposição legal, responde um processo disciplinar. O que diz a mais alta corte da justiça?

  15. Além da origem suspeita desta "mesada", o abonado pagou IRPF, pagou ITCD do DF? E as "doações" para a ex, seguiram as leis do Brasil ?

  16. Esse silencio do banco que conhece as regras e se calou, pode ser a ponta de um iceberg entre essa instituição bancaria e o judiciário, num casamento espúrio e criminoso. Vale a pena ir fundo porque, onde tem representantes do Pt tem mutreta.

  17. Excelente trabalho Crusoé!!! E agora? O BC vai advertir o Mercantil, o pseudo juiz vai continuar no STF por mais 25 anos, apesar de quem o nomeou ter recebido um mandato de parte dos brasileiros de apenas 4 anos. Ele não respeita as leis, os princípios, a ética e a moral, além de não reunir condições técnicas (não passou nos exames) O que precisa ser feito para seu impeachment? O Dr. Modesto Carvalhosa está fazendo um tentativa, mas acho difícil prosperar.

    1. Realmente. Recebendo 150% do salário do marido, ela teve seu silêncio comprado

  18. O BC tem por obrigação tomar todas as medidas cabíveis. Além do BC, onde está a receita federal que não identificou movimentação atípica do patrimônio tanto de Toffoli como da ex-mulher que fica com metade dessa bolada. Como a Receita Federal explica o fato do ministro não ter sido detectado pelo pente fino uma vez que a classe média assalariada não é perdoado? O que a Receita Federal diz sobre o IR desse petralha?

  19. Toffoli é um bandido que deverá ter o seu impeachment decretado por vagabundagem de quinta categoria. Um vendilhão safado que vem fazendo fortuna quietinho na esteira do PT e seus asseclas. Cana nesse meliante. Pode até dividir a sela com o chefão, em Curitiba.

  20. O Banco Central vai o quê, nos economizem né? Aliás este "banco" é central porque fica no centro? Qualquer imbecil com dois neurônios funcionando sabe de cor e salteado os sobrenomes da meia dúzia de famílias de banqueiros que de fato mandam na espelunca, que no mais só serve pra cabide de emprêgos e altas mutretas!!!!

    1. Proponho o seguinte: - Vamos cobrar semanalmente através da revista CRUSOÉ, PROVIDÊNCIAS DO BANCO CENTRAL,do COAF E TAMBÉM DO C.N.J., acerca de possíveis crimes cometidos pelo ilustre ministro DIAS TÓFOLLI!

Mais notícias
Assine agora
TOPO