Carros elétricos na mira do Cosud?
A primeira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) após sua formalização, nesta semana, teve como tema o meio ambiente. Apesar disso, governadores da região Sudeste deram sinais que não estão dispostos a ceder apoio ou benefícios a veículos elétricos, uma das principais apostas em transição energética. Durante sua fala na abertura do...
A primeira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) após sua formalização, nesta semana, teve como tema o meio ambiente. Apesar disso, governadores da região Sudeste deram sinais que não estão dispostos a ceder apoio ou benefícios a veículos elétricos, uma das principais apostas em transição energética.
Durante sua fala na abertura do encontro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) indicou que tem contrariedade a adotar benefícios aos veículos. Ele defendeu os carros a etanol, que seria uma solução tipicamente brasileira e que poluem menos que veículos movidos a gasolina ou diesel.
“Nós temos que lembrar: o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de baterias, que pouquíssimos países produzem", disse Zema, quando teve a palavra. "Envolve nós destruirmos aqui milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido, peças de motor à combustão, escapamentos, uma série de itens não são utilizados no carro elétrico. Vai significar a migração de empregos, sem considerar em posto de gasolina, em concessionárias.”
Apesar disso, o governo mineiro vê com expectativa a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha, região semiárida no norte do estado. No mês passado, o Executivo mineiro autorizou uma empresa a extrair ate 300 mil toneladas de minérios na região — incluindo o lítio, material base na produção de baterias.
Nesta sexta-feira (20), foi a vez do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) se colocar contra benefícios ao setor. Ele vetou, integralmente, um projeto de lei da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que previa benefícios na aquisição de carros elétricos.
Tarcísio também preferiu dar prioridade ao setor sucroalcooleiro do estado. "A concessão de incentivo fiscal para alcançar os nobres objetivos do Legislador deve considerar, entre outros aspectos, as especificidades da matriz energética paulista, fundamentalmente a diversidade e a abundância de recursos energéticos disponíveis no estado oriundos da biomassa", escreveu o governador, em mensagem a Alesp.
O veto ainda será analisado pela Casa e deve ser mantido, já que o governador enviou um projeto de teor semelhante à Alesp, promovendo incentivos também aos veículos movidos a biomassa.
O Cosud está sob escrutínio desde agosto, quando falas de Zema sugerindo uma maior independência dos estados da região gerou polêmica e indignação de políticos de outros estados. Nesta quinta-feira, ele voltou a dizer que o objetivo do grupo é alinhado com o do Brasil.
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Comentários (5)
Odete6
2023-10-22 01:58:51É mesmo, zema & tarcísio??? Pois q tratem de fabricar as baterias e pesquisar e viabilizar know-how de descarte. Só isso já emprega todo mundo. Qdo projetamos e fabricamos o carro a álcool, houve o problema dos resíduos poluentes c/ o azoto e fibras da cana de açúcar. Mas, como os CIENTISTAS BRASILEIROS Ñ SÃO BURROS, MUITO ANTES PELO CONTRÁRIO, logo equacionaram o problema e hoje o resíduo de cana é biomassa preciosa gerando energia entre 1 diversidade de produtos. Obstáculos geram oportunidades
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-21 19:47:41Engraçado que Lula e seu "exército" falam até hoje dos milhões de empregos que foram "perdidos" com a Operação LAVA-JATO, e agora querem benefícios para os carros elétricos mesmo que isso signifique também milhares de empregos perdidos. Além do problema com a importação das baterias, temos o Etanol e a biomassa, como Tarcísio coloca. Então, por que não investem nisso?
Rosangela
2023-10-21 19:33:22Parabéns Zema. A bateria do carro elétrico é problema quando do descarte. Já temos o etanol.
Manoel Antonio Da Fonseca Couto Gomes Pereira
2023-10-21 16:49:31A transição energética se faz com veículos movidos a etanol, a hidrogênio, a biomassa, e não com eletricidade, que vau obrigar à construção de infraestrutura às custas do contribuinte para beneficiar uma mínima maioria de consumidores ricos que podem pagar pelos veículos elétricos.
Manoel Antonio Da Fonseca Couto Gomes Pereira
2023-10-21 16:39:51Parabéns, governadores Zema e Tarcísio.