Foto: Patrícia Cruz / Governo do Estado de SP via FlickrGovernadores do Cosud, durante encontro do grupo em São Paulo, em outubro de 2023

Carros elétricos na mira do Cosud?

21.10.23 14:15

A primeira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) após sua formalização, nesta semana, teve como tema o meio ambiente. Apesar disso, governadores da região Sudeste deram sinais que não estão dispostos a ceder apoio ou benefícios a veículos elétricos, uma das principais apostas em transição energética.

Durante sua fala na abertura do encontro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) indicou que tem contrariedade a adotar benefícios aos veículos. Ele defendeu os carros a etanol, que seria uma solução tipicamente brasileira e que poluem menos que veículos movidos a gasolina ou diesel.

“Nós temos que lembrar: o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de baterias, que pouquíssimos países produzem”, disse Zema, quando teve a palavra. “Envolve nós destruirmos aqui milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido, peças de motor à combustão, escapamentos, uma série de itens não são utilizados no carro elétrico. Vai significar a migração de empregos, sem considerar em posto de gasolina, em concessionárias.”

Apesar disso, o governo mineiro vê com expectativa a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha, região semiárida no norte do estado. No mês passado,  o Executivo mineiro autorizou uma empresa a extrair ate 300 mil toneladas de minérios na região — incluindo o lítio, material base na produção de baterias.

Nesta sexta-feira (20), foi a vez do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) se colocar contra benefícios ao setor. Ele vetou, integralmente, um projeto de lei da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que previa benefícios na aquisição de carros elétricos.

Tarcísio também preferiu dar prioridade ao setor sucroalcooleiro do estado. “A concessão de incentivo fiscal para alcançar os nobres objetivos do Legislador deve considerar, entre outros aspectos, as especificidades da matriz energética paulista, fundamentalmente a diversidade e a abundância de recursos energéticos disponíveis no estado oriundos da biomassa”, escreveu o governador, em mensagem a Alesp.

O veto ainda será analisado pela Casa e deve ser mantido, já que o governador enviou um projeto de teor semelhante à Alesp, promovendo incentivos também aos veículos movidos a biomassa.

O Cosud está sob escrutínio desde agosto, quando falas de Zema sugerindo uma maior independência dos estados da região gerou polêmica e indignação de políticos de outros estados. Nesta quinta-feira, ele voltou a dizer que o objetivo do grupo é alinhado com o do Brasil.

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  1. É mesmo, zema & tarcísio??? Pois q tratem de fabricar as baterias e pesquisar e viabilizar know-how de descarte. Só isso já emprega todo mundo. Qdo projetamos e fabricamos o carro a álcool, houve o problema dos resíduos poluentes c/ o azoto e fibras da cana de açúcar. Mas, como os CIENTISTAS BRASILEIROS Ñ SÃO BURROS, MUITO ANTES PELO CONTRÁRIO, logo equacionaram o problema e hoje o resíduo de cana é biomassa preciosa gerando energia entre 1 diversidade de produtos. Obstáculos geram oportunidades

    1. O segredo, óbvio, que possibilita passarmos muito bem pelas etapas evolutivas, é equacionar os custos e a consequente popularização. Mas, é afinal exatamente o que acontece com todos os trabalhos e descobertas científicas e o que os viabiliza, tornando-os úteis à sociedade. E há Ciência suficiente para isso também.

    2. O próprio ""pessoal das arábias"" sabe muiiiito bem disso. Tanto que depois de explorar o mundo usando o petróleo e com ele ter construído suas belas ""cidades das arábias"", como Dubai, já partiu para investir em outras "fontes de renda", como por exemplo o turismo.

    3. ADEUS ESCRAVIDÃO DO PETRÓLEO E EXPLORAÇÃO DAS POPULAÇÕES PELA DITADURA DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS!!! "O BRASIL já testou o carro movido a energia solar e, adaptado para rodar em terrenos inóspitos off road. O veículo despendeu 30% menos energia do que esperado! A autonomia foi de 630 km em dias ensolarados e 550 km em dias sem sol". É isso, a evolução tecnológica acontece em progressão geométrica e não adianta tentar estagná-la engessando e saltando fases.

    4. ...fato sabido e conhecido. O quê o carro elétrico destrói é a série de gordos propinodutos das poderosas forças dos combustíveis fósseis. É inexorável a evolução para essa via de energia limpa que por sua vez, em breve, como todo salto tecnológico, será substituída pela via da energia solar, aliás já viabilizada como de ponta por nossos cientistas e engenheiros.

  2. Engraçado que Lula e seu "exército" falam até hoje dos milhões de empregos que foram "perdidos" com a Operação LAVA-JATO, e agora querem benefícios para os carros elétricos mesmo que isso signifique também milhares de empregos perdidos. Além do problema com a importação das baterias, temos o Etanol e a biomassa, como Tarcísio coloca. Então, por que não investem nisso?

  3. A transição energética se faz com veículos movidos a etanol, a hidrogênio, a biomassa, e não com eletricidade, que vau obrigar à construção de infraestrutura às custas do contribuinte para beneficiar uma mínima maioria de consumidores ricos que podem pagar pelos veículos elétricos.

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