Câmara vai retomar votação da PEC da Vingança e Lira quer aprovar texto nesta terça
A Câmara dos Deputados vai retomar nesta terça-feira, 19, a chamada PEC da Vingança, que aumenta a ingerência política sobre o Conselho Nacional do Ministério Público e reduz a autonomia dos integrantes do MP. Na semana passada, o presidente da casa, Arthur Lira, do Progressistas, decidiu adiar a deliberação. Segundo aliados, o parlamentar estava inseguro...
A Câmara dos Deputados vai retomar nesta terça-feira, 19, a chamada PEC da Vingança, que aumenta a ingerência política sobre o Conselho Nacional do Ministério Público e reduz a autonomia dos integrantes do MP. Na semana passada, o presidente da casa, Arthur Lira, do Progressistas, decidiu adiar a deliberação. Segundo aliados, o parlamentar estava inseguro quanto à garantia de aprovação da proposta de emenda à Constituição.
Ainda há resistência à PEC, mas Lira aposta que terá votos para a aprovação da proposta. Além do Centrão, deputados bolsonaristas e petistas apoiam a proposta de emenda à Constituição. Na segunda-feira, 18, o presidente da Câmara defendeu o teor do texto, que é alvo de críticas de todas as entidades que representam integrantes do MP.
“Pesos e contrapesos, todo mundo tem que ser fiscalizado. Quem controla também tem que ser controlado”, argumentou Arthur Lira. O deputado entrou em confronto com representantes do MP ao afirmar que a PEC teria apoio da categoria. As associações representativas de promotores e procuradores negam que haja qualquer acordo ou aval do MP ao projeto. A fase de discussão da PEC da Vingança já foi concluída e falta apenas a votação em plenário.
Em carta aberta à sociedade divulgada nesta terça-feira, 19, a Associação Nacional dos Procuradores da República voltou a repudiar o texto da PEC da Vingança. “Esperamos que a proposta seja devidamente rechaçada pelos membros da Câmara dos Deputados, pois o nosso compromisso com a sociedade brasileira não pode cessar. Fazemos um chamado a todos os membros do Ministério Público brasileiro para que juntos repudiemos essa proposta”, diz a entidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2021-10-20 15:31:02Por míseros centavos paralisaram o país. Agora o motivo é mais sério e não vejo a mobilização dos jovens…
Luiz
2021-10-20 09:45:45controle tem que existir , o que a sociedade não quer é não precisa , é que investigados por corrupção possam indicar os controladores , a influência já existe e é altamente nociva para o país, com essa PEC , será o fim do combate a corrupção pelo MP, que já sofre perseguição.
Antonio
2021-10-19 22:52:34imaginem se esse congresso fosse fechado
PAULO
2021-10-19 20:12:56A proposta da PEC é absurda e o momento é inoportuno. Isso demonstra a falta de conexão dos ditos representantes do povo, com o próprio povo. Mor🇧🇷 Presidente.
JO EL
2021-10-19 18:28:46Saibam senhores deputados, os eleitores brasileiros estamos de olhos fitos nos senhores, na forma como os senhores irao se comportar, porque a maioria dos filhos desta Patria jamais perdoaremos aqueles que aprovarem esta PEC e certamente os excluiremos nas proximas eleicoes de continuarem nos mentindo, falsos ao povo e a Patria, lhes mostraremos que temos amor proprio e a Patria brasileira. Paguem pra ver e vejam.
MARCOS
2021-10-19 18:15:52Enquanto o povo eleger essas “excrescências” todos os caminhos nos levarão ao caos, ou ao precipício. Esse Congresso é um verdadeiro “ Sepulcro Caiado”, uma vergonha no mundo 🌍
MARCOS
2021-10-19 18:12:02Fora corja!
Lilia
2021-10-19 16:27:06Vergonha para o nosso País essa PEC da vingança.
Ivete
2021-10-19 16:02:10Triste, como temos políticos sem caráter! 🤮🤮🤮🤮
Odete6
2021-10-19 15:50:04Aprovem e xisparemos com essa legislatura pra fora das urnas!!!! A VINGANÇA SERÁ A DO POVO BRASILEIRO sobre os marginais que votarem a favor da maldita pec da vingança!!!!