Câmara do Rio rejeita abertura de processo de impeachment contra Crivella
Por 25 votos a 22, a Câmara Municipal do Rio rejeitou nesta quinta-feira, 3, a abertura de processo de impeachment contra o prefeito do município, Marcelo Crivella (foto), do Republicanos. A representação foi apresentada pela deputada estadual Renata Souza, do PSOL. O prefeito é acusado de envolvimento na formação de uma estrutura de servidores públicos para...
Por 25 votos a 22, a Câmara Municipal do Rio rejeitou nesta quinta-feira, 3, a abertura de processo de impeachment contra o prefeito do município, Marcelo Crivella (foto), do Republicanos.
A representação foi apresentada pela deputada estadual Renata Souza, do PSOL. O prefeito é acusado de envolvimento na formação de uma estrutura de servidores públicos para atrapalhar o trabalho da imprensa, principalmente em hospitais.
O caso ficou conhecido como “Guardiões do Crivella” -- esse era o nome do grupo de WhatsApp em que os funcionários públicos da prefeitura acertavam as ações. A existência da estrutura foi revelada pela TV Globo e motivou o Ministério Público do Rio de Janeiro a abrir um inquérito civil.
Vereadores independentes e da oposição fizeram duras críticas ao prefeito carioca. Primeiro a falar, Professor Célio Lupparelli, do DEM, afirmou que "a criação de grupos de intimidação com jagunços, capangas ou capatazes" é prática incompatível com a democracia.
Para Lupparelli, o grupo agia como "uma milícia". "Ficou nítido o desvio de finalidade da função de funcionários comissionados, que só serviam aos interesses de informar à gangue o que acontecia nas entradas de hospitais", pontuou.
A base reagiu e saiu em defesa do prefeito. Da tribuna da Câmara, o vereador Inaldo Silva, do Republicanos, desclassificou a reportagem e elogiou a gestão. "É notório que foi um dos melhores gestores do Brasil. Se no Rio de Janeiro não morreu mais gente, foi graças ao trabalho dele e da equipe dele", disse.
Marcelo Siciliano, do Progressistas, classificou o pedido de impeachment como um movimento para "sangrar" Crivella às vésperas das eleições. "Está aí o prefeito, mais uma vez, sendo pré-julgado, condenado preliminarmente, por um grupo", argumentou.
A discussão sobre a representação durou quatro horas. Este foi o quarto pedido de impeachment analisado pelos vereadores desde o início da gestão Crivella. Apenas um deles foi aberto, mas acabou arquivado em junho de 2019, após o plenário seguir o parecer contrário à cassação apresentado pela comissão processante -- formada por três vereadores, dois deles governistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heloisa
2020-09-07 16:25:54Este fantasmagórico Crivella é uma vergonha, uma aberração.
EVANDO
2020-09-05 10:39:41esse Crivella faz parte do câncer maligno chamado igreja universal.
Palhaço Bozo
2020-09-04 10:26:30Na cidade dos diversos pastores evangélicos metidos na política (RJ), normal vermos judas (crivela) ser protegido e Jesus (povo carioca) sendo crucificado. Essa gama de evangélicos se metendo na política segue a mesma cartilha dos fariseus de jerusalém que dominavam o povo com a imposição de suas interpretações religiosas sectárias e dogmáticas, com a anuência de Roma é claro. E no Brasil atual com a anuência despótica do governo federal por meio de uma aliança nefasta com clã o bozista.
Marci
2020-09-04 09:09:12OS BANDIDOS SE PROTEGEM UNS AOS OUTROS, no morro com tiros, no asfalto com abuso de poder.
Silas
2020-09-03 23:52:04Por isso digo nos eleitores temos que responder nas urnas : não a reeleição de políticos .
Jose
2020-09-03 23:25:02Crivella = Bozo = larápio = genocida
Ricardo Dantas
2020-09-03 21:06:50Pelo menos esse episodio já nos deu uma lista de 25 vereadores para não ser reeleitos, não tem como justificar esse tipo de atitide com o dinheiro dos pagadores de impostos. Vantangens, carteiradas, apoios comprados e tudo que é imorar com os recursos que injetamos nos estado. Como é preciso dar um basta nisso tudo, renovação e fiscalização é urgente. Se o partido novo consegue se virar sem dinheiro do fundão, porque outros partidos não segue o exemplo? Eleitor não seja cumplice de corruptos.
Jorge
2020-09-03 21:05:43Um mais sujo do que outro. Vão se reelegendo e sugando eternamente o sangue do povo, principalmente os mais necessitados 😢.
Sandra
2020-09-03 20:38:01Me envergonho desses representantes do povo ! Impeachment já passou da hora ! Nossas ruas tudo esburacados, IPTU mais caro , hospitais que não aceitam críticas ! VERGONHA DEMAIS
Ronalde
2020-09-03 20:23:43ESTAVA NA CARA, ELE AMEAÇOU CONTAR OS PODRES DE TODOS AQUELES VEREADORES CORRUPTOS.