Caixa diz se importar com transparência, mas nega acesso a gastos com publicidade
A Caixa Econômica Federal alegou, em parecer de três páginas, que a imposição de sigilo sobre seus gastos com publicidade busca o “fortalecimento da democracia”. Nas edições semanais 179 e 180, Crusoé mostrou que as áreas de patrocínio, crédito e publicidade do banco têm sofrido forte influência do clã Bolsonaro. Na sexta-feira, 8, a Procuradoria da...
A Caixa Econômica Federal alegou, em parecer de três páginas, que a imposição de sigilo sobre seus gastos com publicidade busca o “fortalecimento da democracia”. Nas edições semanais 179 e 180, Crusoé mostrou que as áreas de patrocínio, crédito e publicidade do banco têm sofrido forte influência do clã Bolsonaro.
Na sexta-feira, 8, a Procuradoria da República no Distrito Federal passou a investigar a atuação da primeira-dama Michelle Bolsonaro junto à Caixa com a finalidade de liberar empréstimos para empresários de Brasília próximos da família presidencial. Michelle chegou a fazer pedidos de liberação de empréstimo diretamente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e depois enviou ao banco uma lista com nomes de empresas que deveriam ser contempladas.
Já Flávio Bolsonaro, filho 01 do presidente, tem indicado as entidades e confederações esportivas que recebem dinheiro do setor de patrocínio -- mesma área onde Michelle também tem conseguido recursos para ONGs parceiras do programa Pátria Voluntária, que ela comanda. Já o setor de publicidade passou a destinar milhões de reais a artistas e personalidades ligadas ao bolsonarismo, como os apresentadores de TV Luciana Gimenez e Sikêra Júnior, e o cantor sertanejo Gusttavo Lima.
O parecer da Caixa justificando o sigilo dos gastos de publicidade foi emitido depois que Crusoé tentou acessar os valores por meio da Lei de Acesso à Informação. “Ressaltamos que, em cumprimento às disposições legais, buscamos o fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania, registrando todas as despesas com publicidade mensalmente no endereço eletrônico já informado acima”, diz um dos trechos do documento, assinado pelo superintendente nacional de compras da Caixa, Paulo Fernando de Lira Junior.
O banco alega “que registra todas as despesas com publicidade” em seu site institucional. O banco só não diz que, no mesmo endereço eletrônico, aparecem apenas os valores globais dos gastos. Dessa forma, não é possível ter acesso aos valores individuais pagos a cada artista, apresentador e entidades religiosas. Na prática, o sigilo permanece.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
PAULO
2021-10-16 21:39:34Qual a diferença entre o Bolsonaro e o Lula? Nenhuma. Bolsonaro é o braço direito do MECANISMO, já o ex-presidiário, é o braço esquerdo. A falta de transparência na CEF é uma vergonha. Para mim cidadão, não importa se o Lula destinava recursos para às personalidade de esquerda, e agora Bolsonaro destina verbas para as da "tal" direita, EU QUERO SABER PARA ONDE VAI O DINHEIRO, E QUAL CRITÉRIO ESTÁ SENDO ADOTADO. Está na hora de moralizar o Brasil. Está na hora de elegermos Moro Presidente 🇧🇷.
maria s.q.escoda
2021-10-16 19:38:52Tem cara e todo jeitão de safado.
Nilson
2021-10-16 18:26:27Agora entendo o porque do nome Caixa, é uma Caixa Preta.....
#3via #DeltanPGR
2021-10-16 18:06:36Quem acreditava que a " CAIXA E NOSSA" era da população brasileira acordou agora, quando falam que a caixa e nossa, e de um grupo politico e fazem que bem entendem sem dar satisfação ao dono do banco , a população brasileira . 2022 vamos dar um basta nisso via #3Via e trocando mais de 300 políticos que nos enganaram na campanha e fizeram tudo ao contrario que prometeram. Faxina geral em 2022 para termos um Brasil melhor para os nossos netos pois nos e nossos filhos vamos ter q pagar essa conta.
JEAN
2021-10-16 17:48:23Parabéns à Crusoe... uma ilha de sabedoria mesmo
Roberto
2021-10-16 15:57:59Parabéns pela excelente reportagem da Crusoé. Nos dias atuais a Caixa é uma piada.
Gilnei
2021-10-16 15:48:14Parabéns à Crusoé, cede espaço para as boçalidades escritas pelas carluxetes, sem consequência alguma, em troca recebe o "patrocínio" da catefra. Quanto a transparência da CEF é incompatível coma corrupção, por isso fica para as calendas gregas.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-16 14:43:09onde esta imprensa vagabunda criminosa estava quando o ladrão mor subornava a imprensa com verbas fáceis? tomem vergonha canalhas.
MARCOS
2021-10-16 14:37:54SE ESTÃO ESCONDENDO É PORQUE BOA COISA NÃO DEVE HAVER. TEM PICARETAGEM?
Ricardo
2021-10-16 14:20:32fofoqueiros, mentirosos, kkkk não vai nem publicar a posse de bolso.22 (falidos)