Braço-direito de Aras contraria PF e pede arquivamento de inquérito sobre líder de Bolsonaro
A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação sobre o suposto pagamento de propina ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. O parecer contraria a Polícia Federal, que entregou um relatório conclusivo em que atribui ao parlamentar o recebimento de 10,4 milhões de reais de empreiteiras à...
A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação sobre o suposto pagamento de propina ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. O parecer contraria a Polícia Federal, que entregou um relatório conclusivo em que atribui ao parlamentar o recebimento de 10,4 milhões de reais de empreiteiras à época em que era ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff.
Segundo a procuradora, que é braço-direito do PGR, Augusto Aras, em investigações relacionadas à Lava Jato, a PF "faz uma inferência de que a circunstância de Fernando Bezerra Coelho exercer o cargo de Ministro da Integração Nacional na época dos fatos investigados, indica que o investigado deveria ter conhecimento e participar das condutas apuradas".
"Porém, todas as provas foram sobejamente perquiridas e as conclusões são claras no sentido da não participação do então ministro, quanto às verbas doadas ao partido político durante a campanha eleitoral".
"Portanto, na ausência de outros dados que validem as declarações do colaborador, não existem elementos para oferecimento de denúncia, com a instauração de ação penal, em desfavor de Fernando Bezerra Coelho", anotou a procuradora.
Por outro lado, segundo Lindôra Araújo, há indícios de que o filho do senador, Fernando Bezerra Coelho Filho, tenha recebido caixa dois na campanha eleitoral de 2012 à Prefeitura de Petrolina, reduto político da família em Pernambuco. Por isso, a subprocuradora-geral pediu para que essa parte da investigação seja declinada para a Justiça Eleitoral.
No relatório entregue à PGR e ao STF, em junho, a PF afirmou haver “provas suficientes” de que a dupla cometeu os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e omissão de prestação de contas. Os investigadores ainda pediram o bloqueio de 20,005 milhões em bens dos dois — trata-se do suposto valor ilícito recebido por Fernando Bezerra e o filho, corrigido pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor.
“Diante da gravidade dos fatos revelados nesta investigação, e tendo em vista a ciência dos investigados das imputações que lhes são feitas, necessária a adoção de medidas assecuratórias, para evitar a dilapidação de bens que podem vir a reparar, ainda que em parte, os prejuízos causados ao erário público em decorrência das ações criminosas cujas evidências foram apresentadas", concluiu a PF na ocasião.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Silvino
2021-09-30 12:29:59Ficou fácil desse jeito joga o filho pra Justiça Eleitoral que não vai dar em nada e protege o Papai com a negativa da investigação. Essa procuradora sempre faz o joguinho do morde e assopra. Apesar de que políticos sempre tem a proteção do STF em qualquer circunstância, principalmente quando for delação, aí a coisa nunca tem prosseguimento da ação investigativa. Impunidade Geral e Irrestrita.
Maria Fátima Lucia Ramalho
2021-09-30 11:42:12Com uma PGR dessa é difícil apurar corrupção praticada por políticos.Até os peixes do Rio São Francisco sabem o que esses dois fizeram no verão passado
CARLOS
2021-09-30 11:33:16Infelizmente ainda estamos longe no combate à corrupção no Brazil
Dalton
2021-09-30 09:47:33O sistema judiciário está totalmente corrompido, apresentam provas na cifra de 20 milhões, caramba, para eles é troco, quem rouba bastante já sabe que nunca será preso, quanto será que valeu essa decisão depositada numa conta no exterior? Não tenho dúvidas.
Amauri Razente
2021-09-30 06:33:02Quando o presidente (com "p" minúsculo) escolheu o Augusto Aras para a PGR, já mostrou que estava tudo dominado. As consequências estão aí. Mais impunidade. Precisamos votar melhor nas esferas municipais, estaduais e federais. Fazendo isso, talvez em décadas, o país volte a ter futuro.
PAULO
2021-09-29 23:04:43Qual a diferença entre o bolsonarismo e o lulismo? Nem os personagens mudam. Fernando Bezerra, ministro da Dilma, agora é líder do Bolsonaro no senado. NEM TODO ESTÚPIDO É BOLSONARISTA, MAS TODO BOLSONARISTA É ESTÚPIDO. Por que em última análise, o bolsonarista é lulista. Moro 🇧🇷
Juerg
2021-09-29 20:23:20Essa Lindôra já tem cara de quem topa tudo por dinheiro! O judiciário brasileiro está apodrecido por dentro! Saudade da operação “Lava Jato”! Moro 2022!!!!
Marco
2021-09-29 20:17:57o bolsonarismo foi a pior coisa que aconteceu no processo de limpeza da nossa política. É ainda tem coragem de dizer que não votar no MINTO é favorecer a volta do ladrão. Qual a diferença destes dois ? tem uma: um é um genocida o outro não.
NESTOR
2021-09-29 20:15:01Tá tudo dominado!! O crime está liberado!! (para quem tiver dinheiro)
Jose
2021-09-29 19:48:34PGR = Procuradoria Dos Genocidas Brasileiros.