Presidência da República

Bolsonaro sobre desmatamento: ‘não posso ser pego de calças curtas’

22.07.19 17:55

O presidente Jair Bolsonaro (foto) defendeu nesta segunda-feira, 22, que os dados de desmatamento coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais sejam informados às autoridades antes de serem divulgados. A medida seria para ele “não ser pego de calças curtas”, explicou.

“Pode divulgar os dados, mas tem de passar para as autoridades”, afirmou o presidente. “Eu não posso ser surpreendido por uma informação tão importante como essa daí, não posso ser pego de calças curtas”, declarou, após almoço com oficiais do comando da Aeronáutica. “As informações têm de chegar ao nosso conhecimento de modo que a gente possa tomar decisões precisas.”

Bolsonaro vem questionando desde sexta-feira os indicadores que mostraram como o desmatamento da Amazônia aumentou nos últimos meses.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Corretíssimo!!! Até pq é muito estranho, justamente quando assume o novo governo, os dados dobrarem! Tem caroço nesse angú!

  2. Desinformado, mal assessorado e ignorante. Os dados coletados são parte de uma cadeia internacional de observação. Está sempre de calças curtas, seja para conhecimento seja para atualização, e a interpretação de tudo é pobre e estreita.

  3. E hora de se utilizar a colonização sustentável como termo em vez de desmaramento . A ocupação do territorio brasileiro sempre foi dificultada pelos colonialistas europeus . Os reporteres braskleiros deveriam saber que os mais de cinco milhões de km2 da Alazonia rasikeira correspondem ao omperio Romano e qje nao. Ai ser facil estabelecer a colonização sustentavel sem a abuda da imprensa brasileira . Contamos com vices

    1. Joao boa noite Veja devemos considerar que se quisermos ocupar os mais de cincomilhoes de Km2 da Amazonia brasileira teremos que observar que qualquer ação sera tida como delatamento e nao colonização sustentavel. Quando nos ifos anos sessenta tentamos ocupar o centro oeste ,hoje celeiro do mundo goi dito pelos europeus que a rerra nao prestava e que a Belem Brasilia era impossivel de ser construida . Perdemos uma parte na questão do Pirara O tempo urge

    2. Distribuir terras para grileiros e desmatadores ilegais. É esta a razão que os países europeus querem cortar as verbas do Fundo Amazônia. O governo quer usar a grana para distribuir entre os aliados do capitão na Amazônia profunda.

  4. Se o presidente foi surpreendido com os assuntos tão importantes, o Porta Voz deveria tê-lo feito ciente das eventuais perguntas em questão!!!!

    1. O presidente que é “pego de calças curtas”, está mal assessorado!!!!

  5. Se o desmatamento é em níveis tão altos como o diretor do INPE apregoa, certamente essa situação já veio de outros governos. Por que ele não denunciou antes? Por que a comunidade científica bateu palmas pra Lula&Dilma e agora vem fazer alarde em um governo de sete meses? Quem está por trás desse rolo? Que assuma esse fracasso e não fique jogando pedra em um governo que acabou de assumir! Muito cômodo!

    1. Querida, o INPE Sle se referiu à taxa de desmatamento por determinado Período. O desmatamento pode acelerar ou desacelerar. Os números do INPE indicaram que se acelerou no J.B Não é antipatriótico, não adianta matar o mensageiro das mas notícias os números não mentem e é obrigação do INPE levantar esses dados. E esses números Gerados pelo INPE são monitorados internacionalmente. Simples assim...

    2. Quanto besteirol. Os ambientalistas e cientistas criticaram severamente a política ambiental da Dilma, que aliada com os ruralistas, se negava a criar protected areas e demarcar terras indígenas. O ministro dela ganhou a motosserra de ouro varias vezes. Bozista adora mentir.

  6. Esse é um assunto discutido mundialmente todos os dias. Se esse palerma fizesse o dever de casa, saberia de tudo sobre o assunto. Cobraria informações. Apanhado de calças curtas?! Incompetência total.

  7. A questão é: o desmatamento cresceu, ok! Mas é desmatamento ilegal ou suportado pela lei em vigor que autoriza o proprietário agricultor utilizar 20% da extensão da sua propriedade, o que eu acho um absurdo, não é possível desenvolver o país dessa forma. O governo precisa afastar todos os esquerdistas que trabalham contra o país em todos os órgãos públicos, antes de divulgar tem que estratificar o que é legal e ilegal, para que as autoridades tomem medidas contra os ilegais.

  8. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" ...Desde que não me contrarie e nem afete meus filhos. Vá brincar de "Vaca amarela" Sr. Presidente!

  9. O INPE é o quê? Uma autarquia? Dependendo do que for ele tem autonomia para divulgar dados, não pode ser obrigado a passar por um filtro ideológico e publicitário da Presidência da República. Bolsonaro, pesquisa científica e estatística não são suas criadas. Trate é de preservar floresta que é melhor.

    1. O problema e que a região Amazônica perfaz 5 milhões de Km2 . A Amazonia brasileira e do tamanho do Imperio Romano e esta abandonada atras de preserve a floresta . Nos devemos substitir desmatamento por colonização sustentavel e ocupar nosso território. Tivemos dificuldades com os europeus para ocupar o centroeste e perdemos terras amazonicas para os Ingleses na questão do Pirara. Precisamos lutar para que nao percamos nosso Imperio .

  10. Se as duas fotos da FSP de hoje são fidedignas temos o desmatamento crescendo claramente ao longo da BR 163 ! Isso é óbvio e natural dado que a rodovia amplia o udo da terra para lavoura ou pecuária ou ambos. Toda região tem área desmatável de forma legal e área de preservação. Se o desmatamento é ilegal o INPE não sabe e se ultrapassa o percentual desmatável também não sabe. O silêncio dos orgãos fiscalizadores é que deveria ser questionado e o dado puro de crescimento do desmatamento idem.

  11. Eu votei no Bolsonaro, não me arrependo, não tinha opção, mas tá dificil, não imaginava que junto viria três "garotos" alopradinhos. Ainda bem que temos como vice o Mourão.

    1. ABorges Este também é o meu sentimento Soraia. Quanta frustração até o momento.

    2. Este também é o meu sentimento. Impressionante como o Bolsonaro não pensa antes de qualquer pronunciamento.

    1. O INPE sai pela rua com um revólver e uma sirene sobre o carro para coibir desmatamento. É isto que ele faz. Mas ohhh pergunta estúpida! É incrível o nível animalesco do brasileiro médio. Não sabe diferenciar o básico de estrutura estatal, pensa que tudo no mundo se resume a ser ou um policial; ou uma primeira dama dando assistência e distribuindo cestas básicas; ou um vereador prometendo "eu vou fazer melhor por você sagrado cidadão cheio de direitinhos lindos e fofinhos."

    2. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Maria.

    3. Pedro, INPE é a sigla de “Instituto Nacional de Pesquisa”. Daí só faz pesquisa mesmo. Depois divulga.

    4. Eu respondo. O INPE fornece os dados e o ministério do meio ambiente é responsável por tomar as medidas. Por fim, todos sabemos que o presidente não quer tomar nenhuma medida a respeito.

  12. O INPE é uma instituição de pesquisa, nunca foi a responsável oficial por informar desmatamento, sobre a Amazônia quem monitora é o CESNIPAM, mas os pesquisadores do INPE sempre gostam de mostrar dados para os seus papers internacionais, agora explodiu. Outra atividade que o INPE não deveria fazer seria a previsão do tempo, o Brasil possui o Instituto Nacional Meteorológico, novamente as pessoas duplicando função para poder aparecer.

  13. Comentários à parte, alguns bons, outros nem tanto, quero saber se já saiu a demissão sumária daquele malcriado diretor do INPE. Estão colocando panos quentes, reuniões prá lá e prá cá, etc... Se não demitirem esse sujeito, depois de todo aquele desaforo, vou chegar à conclusão que o PR é um boca mole e que gosta de levar desaforo para casa.

    1. Presidente sindicalista da polícia analfabeto querendo discutir ciência,vá estudar.

    2. Quem predica ser demitido é o presidente. Os dados foram divulgados desde junho e só agora o boquirroto resolver dar uma de Madalena arrependida.

  14. Tem gente questionando aqui nos comentários pessoas que residem na Amazônia, como se as pessoas de lá não tivessem conhecimento de causa. Tenha santa paciência!!! Impossível se desmatar em período chuvoso e de jan a jul chove direto por lá. Então quero saber que máquina ou fogo consegue desmatar nestas condições. SÃO DADOS MENTIROSOS, SIM!!!

    1. Mais um mentiroso aqui. Com os ramais abertos dentro da floresta pelos grileiros, hoje desmata-se a qualquer época. Por fim, o desmatamento é medido via imagens de satélite e os dados são públicos para qualquer um ir lá e contestar. Até onde eu sei, nenhum cientista Bozista criticou a análise. Qual a razão de Bozista ser mentiroso? Até nisto, eles copiam os bozistas.

    1. Desmatam mesmo, José. Só não vê, analisando as fotos de satélite, quem não quer. Tem uns nervosinhos de sofá nos comentários, que não sabem de nada a não ser fazer uso de bravata grosseira, típica da ignorância.

  15. Ué! Como assim? Quer dizer que "as autoridades" não tinham conhecimento sobre o processo de preservação e desmatamento no BR, apesar do INPE tê-los à disposição e divulgá-los regularmente? Não dá pra culpar o termômetro. Autoridades são pagas para gerir, fiscalizar o desmatamento de acordo com as leis. Ministros, diretores e outras autoridades do "termômetro" são indicadas pela que foi "pega de calça curta". O que interessa é atacar o processo e não o termômetro. Se liga autoridade.

    1. INPE é órgão de pesquisa e não operacional, o responsável pela informação de desmatamento na Amazônia é o CENSIPAM.

  16. Moro em Rondônia, desmatamento vem acompanhado de queimada, por sua vez, queimada vem acompanhada de fumaça. Faz uns três anos que não tem fumaça como tinha antigamente. Então....

    1. Você está fora da realidade atual, não se queima mais pastagens, uma vez descoberto o solo, as plantas invasoras se multiplicam exageradamente inviabilizando a pecuária. Queimadas de pastagens e as demais são folclore. Somente se queima na formação das pastagens, dependendo do caso. Todos pensam que os produtores agrícolas são idiotas e cometem práticas agrícolas onde se auto-prejudicam. Você tem alguma experiência em atividades agropecuárias? Duvido!

    2. Ricardo, vice está errado. O que queimava era pastagem e não floresta. Floresta bem protegida não queima. O desmatamento no seu estado continua alto, com invasões lideradas por grileiros nas poucas unidades de conservação. O que mudou foi a prática dos fazendeiros em queimar a pastagem. Devem usar novas tecnologias após anos jogando matéria orgânica preciosa para o céu.

    1. O Q.está atrás de quem matou C. Daniel (Sto. André ) e tb Toninho do pt (Campinas) pq todos temos certeza que foram os mesmos que mataram a Marielle. Simples assim!

  17. Presidente pare de dar explicações para os jornalistas. Eles detestam você e detestam o Brasil. Pare até de se voltar a eles, mesmo que seja para dar um "esculacho". Fale direto ao povo e trabalhe para melhorar a vida das pessoas. Aumento de renda e menos violência já está bom! Deixa o resto pra lá...

  18. Dessa vez , ficaram claras as intenções de quem divulgou tal notícia, incrível que não pensam no Brasil e sim neles próprios....

    1. Quanta ignorância. Divulgar os dados do desmatamento é pensar no Brasil. Somente assim, a população saberá o que está acontecendo com o seu patrimônio. Acho que você queria tudo escondido para continuar beneficiando grileiros de terra. Bozista é tudo igual.

  19. Eis Umberto Eco: "As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade". Cabe como luva nos boçais. A "lumpen familie" é isso e criou um feudo perigoso para a democracia e a cultura.

    1. Fábio "sábio". Umberto Eco já faleceu. Ele não era comunista. E a Idade Média foi sim uma idade das trevas. Veja Joana D`Arc e a quantidade de pessoas que foram para as fogueiras, por "heresia". Veja a Contra Reforma e a Inquisição. Veja as chacinas dos judeus sobretudo na Espanha. Vai estudar, fanático.

    2. Falou o Umberto Eco , um comunista italiano que prega a mentira que a Idade Média foi uma época das trevas , preconceito desmentido por inúmeros medievalistas .

  20. Pelo amor de Deus. O país não merece isso. Este presidente é um idiota completo. Não consegue nem montar um ministério decente o suficiente que o mantenha informado sobre os indicadores vitais do Brasil. Se ele é pego de calça curta, é porque ele tem assessores muito ruins, que não estão acompanhando o trabalho sério e responsável que varias instituições de pesquisa no Brasil estão fazendo. Eu só sei que todos os cientistas do Brasil de todas as áreas são hoje contra o Bozo.

  21. Outro ângulo. Vejam números: o NE teve 29,1 milhões de votos válidos em 2018 (27,8% do total nacional); Boçalnaro obteve míseros 8,9 mi., ou apenas 30,6%; e ele chama nordestino de "paraíba". Tchau, tchau, 2022. O filho dele deverá ser motivo de risos na comunidade diplomática de Washington, altamente profissional e aguerrida politicamente. Nem Lula ou Dilma cometeram a sandice de enviar fritadores de hamburgers para lá ou outra capital importante. Moral da história: jequice destrói.

    1. O Luis criou um fato novo na história: Benedita Silva como embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Aqui está um bom exemplo de como Bozista mente. E como mente. É a Bozocaina fazendo efeito.

    2. Motivos de risos nós tínhamos com a Benedita da Silva nos representando nos States, nem português ela sabe até hoje

  22. É só ele "pedir "dados "precisos"" aos 3 patetas", o trio ""especialista" em tudo"!! Ah!...Ou pedir dados à cartomante da Virgínia que entende de "terra plana"..... com certeza deve ser bom também""nessas coisas" de terra e desmatamento"!!!... Ou levar "um lero" com o ""Trampo" o alaranjado, um "entendido" no assunto", cara bom mesmo de ""DESaquecimento" "global""!! O INPE ""não é confiável" pra essas coisas"....""foge à alçada" do INPE", com "toda certeza"!!..... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.......

    1. Odete6, pelo visto você não conhece o INPE, os dados são apenas óticos, o órgão operacional que monitora o desmatamento é o CENSIPAM, o pessoal do INPE gosta de fazer paper em eventos internacionais.

    2. Ah, faça-me o favor....é cada encrenca desnecessária!!!...Como se já não houvesse o suficiente!!! Custa aproveitar para visitar o INPE simpaticamente e, gentil e respeitosamente para com o trabalho sério alheio, solicitar explicações metodológicas aos pesquisadores in loco??? Seria um evento interessante, empático e com certeza aprovado pelos brasileiros!!

  23. Assinalado mais um desastre ambiental. A boca do Boçalnaro é altamente poluente. Está continuamente aberta a jorrar poluição mental de baixíssimo nível educacional e cultural. Cada vez que expele sua lava poluente, a Camada de Ozônio da Cultura Universal tem mais um buraco aberto.

  24. Fala besteira a torto e a direito; é colocado em knock out pelo cientista; é chamado de pusilânime e covarde; e, depois, afina. Falta total de compostura presidencial.

    1. Não se preocupe, já que seu nome está em caixa alta, deve ser uma grande personalidade.

  25. Votei no Bolsonaro.Mas o presidente fala demais...E pior lança ao ar avisos sem pé nem cabeça,sem dar explicações mais profundas e apropriadas a cada assunto. Exemplos recentes;ACABAR COM A MULTA DE 40% Do FGTS aos demitidos sem justa causa(como,quando,etc......DESMATAMENTO(pego de calças curtas;ora pois ė um garoto falando coisas que nem sabe...Definitivamente está perdendo meu voto é de muito mais gente....E não ė para o PT ...

    1. Estava pensando nisso. Esse sujeito é impulsivo. Fala o que vem na cabeça no momento, depois... "não é bem dessa maneira", "não foi isso que eu quis dizer". Também ficava puto com ele, mas acho que estou começando a entendê-lo. Pelo menos, aparentemente não tem a malignidade de presidentes anteriores. A única coisa que não perdoo é essa proteção absurda aos filhos. Acima disto é um presidente para milhões de brasileiros. Concluo que por isso não chegou a general como o Heleno!

    1. Magda está certa. Paulinho Bozista está errado. Cala a boca Paulo.

    2. Paulo e Magda combinam :) Calo, não, Paulo, isso eu escrevo até no twitter dele. Votei, por total falta de opção, no JB. Mas tinha esperança q ele, pelo menos, não piorasse a situação no Brasil. O homem, se ñ fosse PR, já teria sido sumariamente demitido. O dia q ele comportar-se como PR de uma nação como o Brasil, será respeitado como tal. Se Moro não candidatar, vou de Dória mesmo. JB nunca mais!

  26. E que decisões seriam essas, Presidente, maquiar os números? Tá certo, é assim mesmo que se faz. O importante é a mulher de Cesar parecer honesta.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO