Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo da bexiga nesta sexta

25.09.20 07:26

O presidente Jair Bolsonaro (foto) fará uma cirurgia para retirada de um cálculo da bexiga nesta sexta-feira, 25. Agendado para as 10h30, o procedimento será realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, pelo urologista Leonardo Borges.

Cálculos renais são formados quando substâncias presentes na urina, como cálcio e fosfato, se aglutinam, formando pedras. Eles podem variar de tamanho e formato, o que influencia na intensidade dos sintomas, que incluem dor abdominal e frequente impulso de urinar.

De acordo com o Centro Urológico de Brasília, o procedimento para a retirada é feito apenas quando o cálculo atinge um tamanho que impossibilita a eliminação pela urina. Questionado, o Planalto não deu detalhes sobre o quadro do presidente. Em 2 de setembro, no entanto, Bolsonaro afirmou que precisaria se submeter a uma cirurgia para retirar uma pedra “maior que um grão de feijão”.

O procedimento é considerado simples, de baixo risco e minimamente invasivo. A cirurgia é feita com um endoscópio, que segue através da uretra até chegar à bexiga. A perspectiva é de que o chefe do Executivo fique de um a dois dias hospitalizado, mas a data para alta será definida somente depois da avaliação médica.

Bolsonaro embarcou para São Paulo na quinta-feira, 24, após cumprir agenda oficial em Resende, no Rio de Janeiro. Esta será a sexta cirurgia a qual o presidente será submetido desde setembro de 2018, quando sofreu uma facada durante evento de campanha em Juiz de Fora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como assim..??? É o cálculo aquele dos 89 q ele disse prim q era 24, depois q era 40.. Vão extrair à força.. já q ele não sabe fazer cálculo..?? ah.. sabe sim, né,.. faz até com o xixi.. então não fez direito aquele pq não quis..

    1. Verdade Emílio. Enquanto isso a população sofre para ter acesso a um mísero posto de saúde. Está é o Brasil Bozista!

Mais notícias
Assine agora
TOPO