Bolsonaro: "Para que serve a Lei da Ficha Limpa?"
"A Lei da Ficha Limpa hoje em dia serve apenas para uma coisa: para que se persiga os políticos de direita", diz o ex-presidente
![](https://cdn.crusoe.com.br/uploads/2025/02/Captura-de-Tela-2025-02-07-as-12.29.49.png)
Jair Bolsonaro (foto) tentou defender nesta sexta-feira, 7, a batalha que encampou contra a Lei da Ficha Limpa, com base na qual ele foi condenado à inelegibilidade ate 2030.
Seus aliados no Congresso Nacional articulam encurtar de oito para apenas dois anos o período de inelegibilidade para quem for condenado, o que lhe permitiria concorrer na eleição presidencial de 2026.
"'Bolsonaro quer acabar com a Lei da Ficha Limpa'. Deixo claro que, lá trás, eu votei favorável a esse projeto. Mas vamos lá. Para que serve a Lei da Ficha Limpa hoje em dia?", diz o ex-presidente em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Bolsonaro não apenas votou favoravelmente à Lei da Ficha Limpa, como ele próprio menciona no início do vídeo, como contestou a candidatura presidencial de Lula em 2018, pela condenação do petista pela Operação Lava Jato — posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro: "Para que serve a Lei da Ficha Limpa?". Leia mais: https://t.co/0n6KwuygfM pic.twitter.com/7EQjcMWAmi
— Revista Crusoé (@RevistaCrusoe) February 7, 2025
"Tivemos o caso do Lula"
"Dilma Rousseff foi cassada pelo Congresso, cuja sessão foi conduzida pelo então ministro [Ricardo] Lewandowski, do Supremo, e no final resolveram fazer uma gambiarra, permitindo que ela pudesse continuar com os seus direitos políticos, porque a pena acessória é inelegibilidade por oi anos. Ok? Bem, depois também tivemos o caso do Lula", seguiu Bolsonaro, descrevendo o caso de Lula:
"O Lula foi tirado da cadeia por uma decisão do Supremo porque, lá, mudaram o entendimento sobre a prisão em segunda instância. Fora da cadeia, ele continuava inelegível, porque tinha uma condenação em terceira instância, que era o STJ. Resolveram, então, descondená-lo. O que é isso? Absolvê-lo? Não. É fazer que o processo volte à primeira instância. Que deveria ser, segundo o entendimento lá, Brasília, né? E não Curitiba. E assim foi feito."
"Quando ele foi descondenado, essas condenações todas, segunda e terceira instância, que faria9m0 com que ele continuasse inelegível, foram para o espaço. E ele, então, pôde disputar as eleições. Então, dois casos aqui, poderia citar muitos outros, que beneficiou Lula e Dilma", resumiu o ex-presidente, debruçando-se sobre seu próprio caso.
"Qual o crime?"
"Jair Bolsonaro, qual o crime? Reunir-se com embaixadores? Após o desfile [de 7 de Setembro], ocupar um carro de som e fazer um pronunciamento? Abuso de poder político e abuso de poder econômico? Ou seja, a Lei da Ficha Limpa hoje em dia serve apenas para uma coisa: para que se persiga os políticos de direita", defendeu-se Bolsonaro.
"Você sabia que o Luciano Hang está inelegível? Por quê? Você nunca ficou sabendo que disputou qualquer eleição? Até isso fizeram, uma medida preventiva, tornando o Luciano Hang, um empresário conhecido por todos vocês, inelegível por 8 anos, para que ele, então, nem sonhasse a disputar uma vaga para o Senado, uma vice-presidência da República ou presidência da República. Ou seja, repito: a Lei da Ficha Limpa serve apenas para isso, perseguir a direita. E ponto final", repetiu.
Outros casos
Bolsonaro disse ainda que "teria vários casos para comentar aqui, como por exemplo, o deputado Francischini, lá do Paraná".
"Não, vamos ficar por aí. E você, que que você acha? Podemos buscar uma mudança na Lei da Ficha Limpa ou não? Eu sou até radical. O ideal seria revogar essa lei, que assim não vai perseguir mais ninguém. E quem decide se vai eleger ou não o candidato é você. E não uma pessoa aqui em Brasília, você sabe de quem eu estou falando", argumentou. .
"Acho que está aplicado, estamos trabalhando para esse limite, né, [que] passe de oito para dois anos de elegibilidade Aí sim, eu poderia disputar as eleições em [20]26. E você vai decidir se vai votar em mim ou não. Bom dia a todos. Até uma próxima", finalizou.
Leia mais: Uma eternidade para Hugo Motta
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)