Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro justifica presença do Centrão no governo: ‘Fomos nos moldando’

27.07.21 18:07

Horas após acertar a nomeação do senador Ciro Nogueira para o comando da Casa Civil, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira, 27, que o governo federal rendeu-se às negociações com o parlamento e passou a realizar indicações para ministérios com base em critérios políticos.

Bolsonaro discursou durante a solenidade de assinatura do decreto que institui o Sistema de Integridade Pública, realizada no Palácio do Planalto, ao lado de expoentes do Centrão que integram a estrutura do Executivo, como Ciro Nogueira e Flávia Arruda.

O presidente da República disse ter escalado nomes técnicos para a Esplanada na transição, em 2018. Mas argumentou que, com o passar do tempo, percebeu que era necessário buscar um “entendimento” com o Congresso e, então, se moldou.

Tive a oportunidade ímpar, como chefe do Executivo, de escolher o nosso ministério, baseado em questões técnicas, pouco políticas. Era o que poderíamos e tínhamos que fazer naquele momento. Compusemos um time de ministros nunca visto em outros governos. Abandonamos um pouco a questão política, mas vimos que era necessário cada vez mais buscarmos o apoio e o entendimento do parlamento brasileiro. Fomos nos moldando, mas, desde o início, aquela bandeira que foi de todos os outros que me antecederam, nós pusemos em prática: o efetivo combate à corrupção“, declarou.

O chefe do Planalto disse, ainda, que, após dois anos e sete meses de gestão, não existem indícios de “uma mácula sequer sobre corrupção na estrutura do Executivo. “Demonstrando na prática como poderíamos mudar o Brasil“, prosseguiu.

Embora Bolsonaro alardeie a inexistência de ilicitudes na gestão federal, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas investigam indícios de corrupção, por exemplo, na negociação entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin.

Além disso, Ricardo Salles, que deixou o Ministério do Meio Ambiente há apenas um mês, é alvo de inquérito pela suposta prática dos crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando na exportação de madeira do país.

Ciro Nogueira, levado por Bolsonaro para a Casa Civil, cuja sede fica na estrutura do Palácio do Planalto, responde a cinco inquéritos originados da Operação Lava Jato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Me engana que eu gosto, Genocida apedeuta. “Fomos no moldando” é sinônimo de corrupto do Baixo Clero, “mestre das Rachadinhas”. Não adianta querer enfeitar seu Desgoverno. É o pior e mais corrupto de todos os tempos, além de Genocida proposital.

  2. Interessante! Muito parecido ao comportamento dos porcos da obra de Orwell. Se moldam ao ponto de se tornarem igual ao antecessor.

  3. Bolsonaro vendeu à sua alma ao diabo para ser palatável ao eleitor, já que não era um estranho na política. Tal qual Dorian Gray, durante um tempo, o que vimos foi o Bolsonaro do pacto. E como no acordo de Dorian, existia um retrato que mostrava às mudanças, para que Bolsonaro continuasse com a aparência que nos vendeu. Só que o encanto foi quebrado, e Bolsonaro tenta se livrar do retrato que sofreu às mudanças, não percebendo que o retrato é ele, e ambos não podem mais ser escondidos.

  4. O crápula, o canalha sanciona o fundão - num golpe milimetricamente calculado aumentado os ""bilhõezinhos"" pra depois diminuir uns ""bilhõezinhos"" - garantindo assim as propinas pra si, pra suas crias e para seus pares que livram a famiglia dos crimes e..... veta os planos contra o câncer!!!!!!!!!!!! Vai ser marginal assim nos quintos dos infernos!!!!!!!!!!!!!!

    1. Quem pagaria???? O erário roubado pra financiar as propinas!!!!! 👉👉👉👉 https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4940026-bolsonaro-sobre-veto-a-remedios-orais-contra-cancer-quem-vai-pagar-a-a-despesa.html

    2. E pensar que essa tralha toda continua se reproduzindo!!!!!

    3. Claro, pra ele é facílimo "se moldar á marginalha", essa é uma óbvia característica de configuração genética dessa subespécie, é uma condenação biológica que passa pra crias, como se pode facilmente constatar!!!! E por isso ainda existem os bolsonéscios, com o mesmo problema, que defendem essa tenebrosa criatura genocida, claro, por fazer parte da sua subespécie!!!!!!

  5. O Brasil que trabalha e produz divisas para o país é o que paga a conta da gastança das castas que gravitam nos tres poderes na ilha da fantasia chamada Brasilia. Triste Brasil.....

  6. Este governo começou se moldando, moldou o Exército, filhos, PF e PGR!!!! Não conseguiu moldar Sérgio Moro ,aí começou a aparecer a verdadeira face corrupta destes marginais ; Quando não tem projeto de governo , só de roubo , seu governo tem que trazer para seu lado quem entende , Centrão ,que moldou o bozo , Rainha da Inglaterra!!!! Governo acabou!!!

  7. Sr. P.R., moldar-se conforme situações, mudando posicionamentos importantes tem nome: FALTA DE CARÁTER. Esta mesma frouxidão de caráter forjou seus filhos, que são ineptos, sem moral, arrogantes, parasitas, ignorantes, incultos, indignos. Está mesma frouxidão sua, que levou ao seu fracasso como família, agora vai inaugurar novos fracassos para o país, colocando em posições chave as piores pessoas do país. PR, o Sr será facilmente lembrado entre piores senão pior presidente deste país.

  8. Kkkkkkkkkkkkk. Como o Bozo é decrépito. Ele fez uma coisa que nenhum governo anterior fez: ele legalizou a corrupção. Ele usou duas estratégias: criando leis (a lei da grilagem) e colocando os aparatos governamentais existentes para prevenir a corrupção nas mãos de corruptos (exemplo: Ibama, PGR, etc).

    1. Pois é Paulo. O Bozo deixou o seu mestre Lula parecendo um amador.

  9. Sistema de Integridade Pública com Ciro Nogueira, Arthur Lira, Flávia Arruda-mulher do ínclito José Roberto Arruda, Fernando Bezerra, Flávio Bolsonaro participando das decisões do governo e Congresso? Ah, para!

  10. E aquele discurso da velha política, onde foi parar? Esses corruptos irão destruir o pouco q resta d seu governo. E no final, a culpa recairá sobre seus ombros.

  11. Os brasileiros apoiam o combate à corrupção desde Getúlio Vargas!Todos os PR ELEITOS, nada fizeram de concreto, talvez por conhecerem os mecanismos que imperam na Administração Pública.A solução é uma reforma do Legislativo e Executivo, em 2022, no voto.Nāo devemos reeleger NINGUÉM que por lá já passaram, pois estes estão lá por tudo : poder, dinheiro e prazeres. Pratiquemos a alternância da representação popular nos poderes da República.NÓS QUEREMOS ISSO. Eles NÃO.

  12. A composição do governo do capitão reformado quando começou foi só para dar uma justificativa ao eleitorado dele. Ele nunca teve pretensão de combater a corrupção.

    1. Exatamente isto. Enganou por pouco tempo ! Conviveu anos e anos dentro do congresso como deputado federal e agora quer justificar a amizade com o Centrão . Pensando que somos todos idiotas. Palhaço

  13. Ele se moldou às necessidades dele e da família de escapar da cadeia. Se tivesse possibilidade de permanecer fiel ao que dizia na campanha política (inclusive a luta incessante contra a corrupção) teria necessidade de pouquíssimos votos além do que sua base já tinha e teria também apoio maciço da população. Então o discurso da governabilidade não se sustenta.

  14. onde anda o Heleno, que falou de gritar pega ladrão não fica um no centrão. deve estar nos túneis do palácio. como sempre ouvi falar dos mais velhos dinheiro nunca é demais, não é Heleno. kkkkkk

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO