Isac Nóbrega/PR

Bolsonaro: ‘Algumas ONGs comandam crimes ambientais no Brasil e no exterior’

30.09.20 15:10

Sem citar nomes ou apresentar provas, o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quarta-feira, 30, que “algumas ONGs comandam os crimes ambientais no Brasil e no exterior”. A declaração ocorreu durante seu discurso na Cúpula sobre Biodiversidade da Organização das Nações Unidas, ONU.

“Na Amazônia, lançamos a ‘Operação Verde Brasil 2’, que logrou reverter, até agora, a tendência de aumento da área desmatada observada nos anos anteriores. Vamos dar continuidade a essa operação para intensificar ainda mais o combate a esses problemas que favorecem as organizações que, associadas a algumas ONGs, comandam os crimes ambientais no Brasil e no exterior”, disse.

Na outra ponta, o presidente isentou o agronegócio da responsabilidade pela maior parte dos danos ambientais. “Nas últimas décadas, o setor agropecuário brasileiro obteve aumentos expressivos de produtividade e comprovou sua capacidade de ampliar sua produção e alimentar o mundo, ao mesmo tempo em que reduz seu já irrisório impacto sobre o meio ambiente”, afirmou.

Em uma fala de cerca de seis minutos, Bolsonaro rechaçou “a cobiça internacional” sobre a Amazônia e afirmou que sua gestão vai defendê-la de “ações e narrativas” que agridam os interesses nacionais. “Não podemos aceitar, portanto, que informações falsas e irresponsáveis sirvam de pretexto para a imposição de regras internacionais injustas, que desconsiderem as importantes conquistas ambientais que alcançamos em benefício do Brasil e do mundo”, completou.

O presidente acrescentou que, em 2020, o Brasil avançou na proteção ao meio ambiente, reforçando ações de vigilância sobre os biomas e fortalecendo o combate “à degradação dos ecossistemas, à sabotagem externa e à biopirataria”.

Além de fazer menção à Operação Verde Brasil 2, ele declarou que, no Pantanal, agências governamentais e militares atuaram no enfrentamento de incêndios. “Isso mostra que mantemos firme nosso empenho em buscar o desenvolvimento sustentável do País, com esteio em uma agricultura baseada na biotecnologia, de comprovada eficiência, e também na preservação do nosso patrimônio ambiental”, pontuou.

De acordo com Bolsonaro, o Brasil “continuará fazendo sua parte nas negociações”. “Sempre com o objetivo de assegurar recursos financeiros para a proteção da biodiversidade, tanto por meio da repartição de benefícios da bioeconomia, quanto por meio de novos mecanismos, como o pagamento a fornecedores de serviços ambientais”, emendou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. os senhores Crusoé querem que o presidente apresentem, provas para a revista. Revista não é polícia e reporte ou jornalista não é juiz nem desembargador.

  2. pensando bem, uma organização de grileiros que atue na invasão e desmate ilegal de áreas, é uma ONG. Uma organização de madeiros que desmate de forma ilegal, é uma ONG. Uma organização de milicianos, é uma ONG também. Uma organização de corruptos , também é ONG. O que não são ONGs são os órgãos estatais que deveriam estar combatendo os crimes praticados por tais "ONGs".

    1. Verdade honestino. O que vemos mais hoje são ONGs criminosas bozistas bamburrando. Elas são de todos os tipos: religiosas (cultuam o demônio), rurais (promovem a grilagem) e sociais (promovem o crime organizado e as milícias). Estas ONGs correm soltas, livres, comandando a boiada..

  3. Quais são as ONGs? Porque ele não as nomeou? Sabem a razão? Ele mente, mais mente muito. O que o Brasil quer saber é a razão da Michele ter recebido tanto dinheiro do Queiroz? Responda presidente, responda! Sabe porque ele não faz? Porque é um mentiroso psicopata!

  4. É um mitomaníaco,para encobrir sua incompetência. Ficou quase 30 anos no baixo clero no Legislativo, não produziu nada. Nos 15 anos no Exército foi considerado insubordinado e mau militar. Quase dois anos ocupando o Palácio do Planalto ainda não desceu do palanque, tendo por programação primordial “articular” sua reeleição , utilizando o instrumento que jurou nuca usar- o toma lá dá cá, descaradamente.

  5. A política externa dele honra o Brasil . Já a política interna poderá ser boa, se ele seguir o que sempre menciona: "conhecereis a verdade é ela vos libertará," (acho que é isso)

    1. Honra tanto que ninguém mais acredita no país. O Brasil virou a piada internacional, pois tem um presidente fascista, anti-ciência e anti-natureza. Sobre a verdade, sabemos muito bem: o Bozo é um grande mentiroso, do mesmo nível do Lularápio!

  6. Continua a mentir. O final da fala é justamente o que Biden propôs. Não nos esqueçamos que Bolsonaro manifestou a intenção de explorar a Amazônia junto com os EUA (mas falou para a pessoa errada, Al Gore).

  7. Algumas, aprendi na escola primária, é um adjetivo indefinido. Se sabe ou desconfia, dê nome aos bois! De quem está passando a boiada sabemos o nome.

  8. Para proteger nossos biomas contra incêndios naturais e/ou criminosos sugiro o governo, junto c/ a Embraer, investirem num projeto de dirigíveis gigantescos, c/ grande capacidade de carga a serem rebocados por grandes aviões como o KC-390, para jogar água nos incêndios. Isso poderia ser feito em parcerias c/ a Boeing e a Airbus e outros. Os dirigíveis decolariam lentamente, carregados c/ milhares de m³ de água e os aviões os levariam até os focos d incêndios. A Califórnia seria 1 grande cliente!

Mais notícias
Assine agora
TOPO