Bolsonaro critica futuro reajuste e diz que o 'ideal é privatizar a Petrobras'
Pressionado pela escalada dos preços dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os lucros obtidos pela Petrobras e afirmou nesta segunda-feira, 1, que "o ideal é privatizar" a estatal prolífera. O presidente está em Anguillara Vêneta, na Itália, onde foi receber uma homenagem na cidade de origem da sua família, após participar da...
Pressionado pela escalada dos preços dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os lucros obtidos pela Petrobras e afirmou nesta segunda-feira, 1, que "o ideal é privatizar" a estatal prolífera.
O presidente está em Anguillara Vêneta, na Itália, onde foi receber uma homenagem na cidade de origem da sua família, após participar da reunião do G20 em Roma.
Bolsonaro foi alvo de protestos no local e questionado sobre sua ausência na COP26, a cúpula de mudanças climáticas, que ocorre na Escócia, e sobre as altas dos preços dos combustíveis, que mobilizou caminhoneiros no Brasil.
O chefe do Planalto voltou a criticar a política de preços dos combustíveis e os lucros obtidos pela Petrobras, dizendo que daqui a 20 dias haverá um novo reajuste. "Isso não pode acontecer". Ele afirmou que fará nesta semana "jogo pesado com a Petrobras" por causa dos sucessivos aumentos.
Segundo o presidente, o "principal vilão" da alta dos preços é o ICMS, imposto estadual cobrado pelos governadores, e a inflação dos combustíveis é consequência do desvio de dinheiro da Petrobras nos governos do PT.
Bolsonaro também voltou a reclamar que as notícias ruins relacionados à estatal sempre caem no seu colo e, de uma forma mais enfática do que nas agendas anteriores, defendeu a privatização da maior estatal brasileira.
"Pedi para o Paulo Guedes começar a tomar as medidas necessárias para, por partes, ir tirando das garras do estado a Petrobras", afirmou Bolsonaro. Segundo o presidente, esse processo deve durar mais de um ano, o que significa que não seria concluído no atual governo. "Não é só colocar na prateleira".
Na semana passada, Bolsonaro disse que tinha "vontade de privatizar a Petrobras", mas que iria ver com a equipe econômica o que poderia ser feito. Em março, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor da privatização, disse que Bolsonaro era contra a ideia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2021-11-02 10:58:17privatizar por ser um liberal ou para transferir a responsabilidade de ser acusado pelos sucessivos aumentos ?
Globolixo
2021-11-02 10:17:18Bolso 22! Privatiza sim!
Sinval
2021-11-02 08:20:48Este louco precisa ser interditado com urgência!
JOSÉ
2021-11-02 00:13:13Melhor não prestar atenção ao que esse presidente-aberração fala....é perda de tempo ... Só serve pra passar raiva é vergonha...
Edmilson
2021-11-01 21:41:14SO VAI TRANSFERIR O AUMMENTO DE PRECOS PARA A IINICIATIVA PRIVADA. BURRO!!!!!
Waldemar
2021-11-01 20:39:01Privatizar e manter o monopólio é jogar a política de preços para um descontrole absoluto. O Brasil deixará de receber dividendos e vai consumir em um ou dois governos o dinheiro pago. A Petrobras tem que desinchar e o Brasil chamar a concorrência. A outra alternativa é abrir mão do lucro que vai para o Tesouro e deixar de financiar as estatais que não dão lucro ou os Países que tomaram nosso dinheiro e não pagam. Segurar aumentos? Também será burrice. Soluções são difíceis se houver coragem.
VARLICE
2021-11-01 14:00:09Acreditaria se a privatização estivesse sempre no discurso dele, o que foi exatamente o contrário. Só mudou quando se tornou candidato a presidência e parou por aí. Casar discurso com atitudes seria recomendável. De resto é conversa pra boi dormir.
PAULO
2021-11-01 13:18:54Repito fala de um caminhoneiro: BOLSONARO É UM VERME. O q esse verme fez de bom p/ a Petrobras? Tirou os petistas e colocou os bolsonaristas, q agora recebem salários jamais imaginados pelo nível e expertise que tem. O pato Silva e Luna ñ sabe se corre, nada ou voa, mas faça o que fizer, fará meia boca, pois é um incompetente para o cargo q ocupa. Bolsonaro deve enfiar o dedo no c* e sair assobiando. Depois de 3/4 de governo, sem a mínima confiança da maioria dos brasileiros, vai privatizar o q?
Nilson
2021-11-01 13:18:16Passaram tres anos pra este governo perceber o óbvio, não basta privatizar sem quebrar o monopólio sob todos os angulos. Agora que seu governo está no fim vem com este assunto pra ganhar simpatia de eleitores, este governo com o Guedes o falastrão, o mesmo que não gosta de pagar imposto de renda por manter grana em paraiso fiscal, o campeão da inflação, da bagunça que tornou nossa economia não tem moral pra falar mais nada. Tivesse vergonha na cara pedia pra cair fora, mas o poder fala mais alto
Deborah
2021-11-01 12:09:22Td e qualquer opinião desse presidente desajustado é para ir direto ao LIXO