Como a morte de um cão tornou o “Bolsonaro da Argentina” um presidenciável
O deputado de direita radical Javier Milei foi o pré-candidato presidencial mais bem votado nas eleições primárias da Argentina ontem, domingo, 13 de abril. Candidato único em seu partido, Milei teve 30% de todos os votos. Nesta fase, o voto já é obrigatório. Enquanto o “Bolsonaro da Argentina” surpreendeu — as pesquisas lhe davam no...
O deputado de direita radical Javier Milei foi o pré-candidato presidencial mais bem votado nas eleições primárias da Argentina ontem, domingo, 13 de abril.
Candidato único em seu partido, Milei teve 30% de todos os votos. Nesta fase, o voto já é obrigatório.
Enquanto o “Bolsonaro da Argentina” surpreendeu — as pesquisas lhe davam no máximo 24% das intenções —, os pré-candidatos mais votados da situação peronista e da centro-direita mal passaram dos 20%.
Em discurso na noite de ontem, Milei dedicou sua vitória nas primárias ao diversas pessoas e “aos seus filhos de quatro patas”.
O agora candidato então nomeou cada um deles: “a Conan, a Murray, a Milton, a Robert e a Lucas”.
Trata-se dos seus cachorros de estimação, todos da raça Mastim.
A relação de Milei com Conan, em especial, repercutiu no último mês de campanha, porque a presumida morte dele teria motivado a sua entrada na corrida presidencial.
Ainda mais, segundo uma recém-lançada biografia não autorizada, o cachorro seria um conselheiro espiritual com quem o presidenciável se comunica por meio de uma médium.
Conan foi companheiro de Milei por pelo menos 12 anos.
Ele foi adotado em 2004. Sua morte é tem uma data menos precisa. O presidenciável nunca deu nenhuma declaração explícita sobre isso.
Segundo a biografia, intitulada “El Loco”, Conan teria morrido em 2017. A expectativa de vida de um Mastim é de cinco a até pouco mais de 10 anos.
Em 2019, uma jornalista mostrou áudios de uma conversa que teve com Milei, na qual ele explicava a burocracia na clonagem de animais de estimação.
A jornalista afirmou na ocasião que ele já teria contratado os serviços de uma empresa especializada.
Os clones de Conan seriam justamente o restante do quinteto canino — Murray, Milton, Robert e Lucas.
Milei nunca assumiu essa tese e apenas apresenta os quatro cães como “seus netos” ou “filhos de Conan”.
Desde por volta do mesmo período da presumida morte de Conan, o presidenciável declarou, em entrevistas, crença em Deus. Nos bastidores, Milei atribui a uma “missão” espiritual a sua candidatura às eleições presidenciais.
O presidenciável também passou a registrar encontros com uma médium chamada Celia Melamed.
Ela afirma ser capaz de se comunicar com outras espécies do além, e, em entrevista em 2020, disse ter contato pessoal com Milei.
Com base na biografia e em outros relatos, diversos veículos tradicionais da imprensa argentina afirmam que Melamed ajuda o presidenciável a se comunicar com Conan.
Milei nunca desmentiu a história.
Um desmentido oficial também poderia prejudicá-lo por alavancar a relevância de uma história pessoal que não lhe serve de nada para a campanha.
Em uma dos raros comentários sobre o tema, Milei disse: “O que eu faço da minha vida espiritual e da minha casa é da minha conta, se Conan me aconselhar em política significa que ele é o melhor consultor da humanidade”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
BRENO
2023-08-15 08:46:19Chamar Milei de Bolsonaro argentino é desinformação. Vcs deviam se informa e publicar as ideias do movimento libertário. Seria mais útil.
KEDMA
2023-08-14 15:58:20Cada um acredita naquilo que melhor lhe convém. O eleitor argentino que se cuide…
Sergio
2023-08-14 15:13:28Vix, outro louco. Coitada dessa nossa América Latrina… 🙄
Amaury G Feitosa
2023-08-14 14:24:46Sob o peronismo ladrão e uma direita assassina duas ideologias insanas destruíram o ex quinto mais rico país do mundo invejado até por europeus ... no galinheiro Brazyllis a história tristemente se repete com a mesma escória dividida na mesmice destrói um pais rico a nadar em lama e lixo ... pobre América LaTRINA !!!
Curitibano
2023-08-14 16:02:54Apertaram a descarga da América Latrina! Todos rumo ao "quinto dos esgotos ".
Clayton De Souza pontes
2023-08-14 15:22:16A votação expressivo desse político caricato é péssimo sinal pros hermanos. Vejo o Tiririca como o nosso exemplo de fracasso eleitoral