Bolsonaro amplia poder de Ciro Nogueira na execução do Orçamento
O presidente Jair Bolsonaro (foto) editou um decreto que reduz a autonomia do Ministério da Economia, comanda por Paulo Guedes, e amplia o poder da Casa Civil, de Ciro Nogueira, na execução do Orçamento. O texto consta da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13. O decreto, como usual, delega à Economia a...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) editou um decreto que reduz a autonomia do Ministério da Economia, comanda por Paulo Guedes, e amplia o poder da Casa Civil, de Ciro Nogueira, na execução do Orçamento. O texto consta da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13.
O decreto, como usual, delega à Economia a competência para o manejo das contas públicas. A responsabilidade envolve, por exemplo, a abertura de créditos suplementares, extraordinários ou especiais para atender órgãos do Executivo, além da transposição ou transferência de recursos.
A publicação do texto com esse tipo de regra ocorre sempre no início do ano. Desta vez, no entanto, para beneficiar Ciro Nogueira, um dos principais expoentes do Centrão, foi adicionado ao decreto um dispositivo inédito. Diz ele: "A prática dos atos está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado Chefe da Casa Civil".
A mudança ocorre em meio à fritura de Flávia Arruda, do PL do DF -- a ministra-chefe da Secretaria de Governo é acusada por integrantes do bloco fisiológico do Congresso de descumprir acordos relativos ao Orçamento.
Como mostrou Crusoé, apesar dos protestos, a saída de Flávia do governo é improvável. A indicação da ministra para o posto, em março do ano passado, teve o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara e correligionário de Ciro Nogueira, com quem ela mantém ótima relação, além da chancela de Valdemar Costa Neto, presidente da sigla que hoje abriga o presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2022-01-13 23:41:45https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/decreto-de-bolsonaro-libera-destruir-caverna-para-construir-empreendimento/?dc_data=12507193_samsung-browser-android-brazil-portuguese&utm_source=taboola&utm_medium=taboola_news
Heloisa
2022-01-13 21:45:42General Heleno, vai mais uma palhinha da sua música “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão “.? O seu amigo e protegido ,GenocidaSociopata FAMILICIA BolsoNero caiu no colinho quente do Ciro Centrão Nogueira ; e agora??!!!!
JO EL
2022-01-13 21:30:32Indiscutivelmente, quem elegeu o Bozo foi a quadrilha mais ladravaz dos petralhas, agora com o retorno do Bozo ao centrao ladrao, creio que ele deve ter feito um acordo para devolver o governo ao Luladrao para depois Luladrao devolver ao Bozo, e assim sucessivamente, e o povo apoiando e se estapiando defendendo seu preferido. MORO, unica via pra acabar esta sacanagem destes abutres da nacao. JAIR caindo fora ja, ja.
Jaime
2022-01-13 20:33:42Paulo Guedes, meu camaradinha, pula fora que a canoa ta toda brocada...
Mathilda
2022-01-13 15:40:55Agora tá tudo certo!!! Bolsonaro deu as chaves do cofre ao ladrão Ciro Nogeira!!! Bolsonaro tem tara pelo centrão!!! #Moro22
Edvaldo
2022-01-13 13:53:51É melhor o camarão assegurar uma vaga de senador pelo Piauí, antes que seja tarde, já que o Ciro tem a caneta agora da economia e da política. O camarão vai acabar pior do que a Dilma.
MARCOS
2022-01-13 13:14:59SOBROU PARA PAULO GUEDES, O BOBO DA CORTE.
Sinval
2022-01-13 12:23:56O velho ditado continua valendo: diga-me com quem anda que eu te direi quem é.
Maria
2022-01-13 11:28:22MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
PAULO
2022-01-13 11:10:36O mini ministro da Economia, o tal boy da chiCAGADA, está sendo diminuído dia após dia. Agora se reporta ao Ciro Nogueira. Aliás, num governo miliciano, o Guedes agora tem que bater continência para o ministro da Casa Civil. Depois q o sujeito vende a alma p/ o diabo, não tem mais jeito, o custo é alto. Será que o Guedes tem coragem de encarar o diabo e a sua máquina de moer gente? Ou vai aceitar ser diminuído cada vez mais? Moro Presidente 🇧🇷