Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro abre mão de depor e pede conclusão de inquérito sobre interferência na PF

26.11.20 16:43

A Advocacia-Geral da União informou ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, 26, que o presidente Jair Bolsonaro (foto) abriu mão de depor no inquérito que apura se ele interferiu politicamente na Polícia Federal. O órgão ainda pediu a conclusão da investigação.

O processo tramita sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Como investigado, Bolsonaro tem a prerrogativa de permanecer em silêncio, como destacou o ministro aposentado Celso de Mello na decisão em que determinou que o interrogatório fosse realizado de forma presencial.

Na petição, a AGU ressaltou que o prazo para a apuração está próximo do fim e alegou que a divulgação da reunião ministerial de 22 de abril “demonstrou completamente infundadas quaisquer das ilações” que embasaram a abertura do inquérito. Os relatos sobre a ingerência foram feitos pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

“O peticionante [Jair Bolsonaro] vem, respeitosamente, à presença de V. Exa. [Alexandre de Moraes], declinar do meio de defesa que lhe foi oportunizado unicamente por meio presencial no referido despacho [decisão que determinou o depoimento], aliás, como admitido pelo próprio despacho, e roga pronto encaminhamento dos autos à Polícia Federal para elaboração de relatório final a ser submetido, ato contínuo, ainda dentro da prorrogação em curso, ao Ministério Público Federal”, diz a petição.

O inquérito está parado há pouco mais de dois meses. Decretada pelo ministro Marco Aurélio Mello em setembro, a suspensão teria validade até que o plenário da corte decidisse se concederia ou não ao chefe do Planalto o direito de depor por escrito.

Em 8 de outubro, o Supremo iniciou o julgamento do recurso movido pela Advocacia-Geral da União contra a decisão em que o então relator do processo, Celso de Mello, determinou o interrogatório presencial. Durante sua despedida da corte, o então ministro votou para referendar a posição.

Em uma leitura de pouco mais de duas horas, afirmou que o presidente da República, como os demais cidadãos, é “súdito das leis” e ressaltou que “absolutamente ninguém” está acima da legislação ou da Constituição Federal. O presidente do STF, Luiz Fux, entretanto, interrompeu a votação e, desde então, não marcou nova data para a retomada do debate.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais uma o palhaçada do famigerado STF. Depois que o Narco Aurélio soltou um dos chefões do PCC o STF se desmoralizou de vez.

    1. É um mentecapto, se falar joga M. no ventilador......iai Melo todos......

  2. Esse é o verdadeiro maricas Fugindo da justiça A reunião deixou muito claro que ele tentou sim interferir, e interferiu logo depois da saída do Moro, e vai continuar interferindo, pq entende que a máquina do estado deve proteger seus filhos corruptos

  3. Tem pessoas q cancelam a assinatura todos os dias.. Não entendo.. cancelam num dia, no outro dia tão aqui prontos pra cancelar a assinatura de novo. Quantas assinaturas tem essas pessoas..?? Eu costumo ler com uma só.. Por que elas precisam de tantas assinaturas.. q todos os dias tem uma pra cancelar.. ?

  4. A reunião ministerial demonstrou claramente que ele quer (e vai) interferir na PF do Rio de Janeiro, Bolsonaro mesmo diz isso em português e com clareza. Seu silêncio demonstra mais uma vez sua culpa. O STF, se ainda for instituição forte e independente, vai CONDENAR o réu.

  5. kkkkk, o MINTO pretende alimentar fake news até nos autos de um processo? é isso mesmo? como assim a "reunião ministerial demonstrou infundadas qualquer ilação"?... Por acaso o MINTO e a AGU acham que o judiciário pensa igual os bozistas zumbis lobotomizados que acreditam não haver provas de interferência na PF no vídeo em questão?

    1. Palhaço — Este é o Bozo que conhecemos: mentiroso, covarde, incompetente e que gosta de ser encoxado pelos seguranças em plena via pública!

  6. MARICAS, MARIQUINHA, MARICÓIDE, FROUXO, MOLÓIDE, PANICADO, BANANINHA, DISSIMULADO, ESCORREGADIO, COVARDE, FUJÃO AMARELÓIDE, VELHACO, "ATESTOSTERÔNICO" !!!!!!

    1. ""Abriu mão"" coisa nenhuma!!!! Abriu foi...... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 .....

    2. ""Abriu mão"" coisa nenhuma!!!! Abriu foi...... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 .....

    3. ""Abriu mão"" coisa nenhuma!!!! Abriu foi...... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 .....

  7. 0 presidente revela -se cada vez mais calhorda e ladino do que se vê a primeira vista. Aprendeu todas malandragens com seus parceiros do Centrão.

  8. Pra quem dizia durante a campanha eleitoral: "Soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde!", então o que dizer pra caracterizar o mesmo personagem q posterga trâmite judicial e foge de um depoimento na PF? 🤔

    1. Não vejo a hora desse imbecil, enfrentar o tribunal do voto.....vai ser um dia para ficar na historia......

    1. José Mucio Monteiro, não entra nessa , se entrar, vai macular a alma Pernambucana.......deixa esse misiguento afundar com seus capachos.........

    2. Se esse Sr Vardelen não é capacho é pq ainda não conseguiu ser promovido.. Deve estar antes ainda, provavelmente, como ajudante de capacho.. Fica zangado não, sr, se mantiver essa postura tão energética contra a verdade.. em breve será promovido e conseguirá chegar até capacho.

    3. Exatamente, Aridne. Preparou a PF.. agora só tem q querer q mandem pra lá, mesmo. Br picadeiro da infâmia mais nojenta q abusa do povo como se povo nem gente fosse.

    4. Vardelen perdeu capítulos da novela rsss. Melhor se atualizar antes de agredir pessoas.

    5. Vc está em todas Aridne, o que vc faz na vida? Não sou capacho do Bozo, mas desconfio que vc é trapo de chão de esquerdistas!

  9. Na cancelei a renovação automatica, sem autorização. Cruzoé e Antagonista estão de mãos dadas com Doriana e outros traidores!!!!

    1. kkkkkkk bozistas sendo bozistas. Irmãos siameses dos mortadelas petistas. Até no chororo de "cancelar assinatura" são iguais. Patéticos subprodutos de uma sociedade moral e mentalmente falida.

    2. Alexandre, não posso aventar a hipótese da CRUZOE estar ligada ao Doria, se assim for, também desistirei da minha assinatura.

    3. também acho, não consegui cancelar, troquei meu cartão, kkkkk

    1. Maria esquerdopata vai chorar na cama que é lugar quente, ou como diz seu ídolo LULADRÃO, chupa que a cana é doce. kkkkkkkk...... Olha a esquerdalha aí gente....Palhaço Bozo vc é uma piada.....de humor negro.....hahahaha....

  10. Declarou sua culpa para a Nação brasileira. Está, na verdade, com medo de depor. Por sinal, sua personalidade é, infelizmente para o país, de um indeciso que, na prepotência característica do seu ego busca, no grito, impor o seu querer.

  11. Não tem perdão, tem que depor presencialmente. Seria até bom que ele tenha uma boa desculpa, mas não engana ninguem!

  12. Eu não tinha preferência, mas depois que percebi essa perseguição implacável da Crusoe ao atual Presidente do Brasil, comecei a mudar. Parece que os “Marinho” também mandam por aqui. Cuidado com a renovação automática da assinatura ...

    1. Esquenta não Afrânio, essa turma do bate pau, são pagos para isso!!!

    2. KKKKK "Perseguição". Outro defensor do "A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser".

    3. Simples se vc não está feliz com o que vê ou lê por aqui e só pegar sua alfafa e vazar. Um a menos para encher o saco aqui nos comentários 🙄🙄🙄

    4. "Não vou esperar fxxxx minha família ou amigo." "Vou trocar: se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe dele, troca o ministro." "Por isso, vou INTERFERIR!" Ademais, poderia explicar a FALSIFICAÇÃO da assinatura digital do Moro no ato da exoneração do DPF Valeixo conforme consta no DOU - Diário Oficial da União? 🤔

  13. Esse caso tá parecendo o filme “Minority Report”, onde eles conseguiam visualizar o crime futuro e prendiam o criminoso antes da ocorrência de concretizar. Ninguém, nesse caso, foi nomeado. Não houve materialidade. Vão julgar o quê?

    1. FALSIFICAÇÃO da assinatura digital do Moro no ato da exoneração do DPF Valeixo conforme consta no DOU - Diário Oficial da União - não constitui materialidade? 🤔

    2. Agora, interferência? Ahahah Começou quando a corte portuguesa interferiu para que Cabral fosse o escolhido para tomar posse das novas terras. Ninguém é inocente aqui. Evidente que todos interferem em postos estratégicos desde 1498. Diferente eh interferir em investigações em andamento em favor deste ou daquele. Aí tem que apurar e responsabilizar o responsável.

  14. Como diria um antigo ditado: "Quem não deve não teme." E o Presidente está apavorado em ir pessoalmente depor. Simples assim!

    1. como todo conversa fiada como ele são todos uns covardes.

  15. Presidente já assumiu publicamente que interferiu , não quer depor porque terá que mentir, direito que ele tem. INTERFERIU e continua INTERFERINDO.

    1. Concordo, inclusive , o Aras já disse que não precisa mesmo, pois a seu ver, são ilações infundadas ! Para isso o Aras foi nomeado ! Quem tem padrinho, não morre pagão!! Assim já dizíamos no tempo do Luladrão

Mais notícias
Assine agora
TOPO