Bolsonaristas pedem soltura de presos em Brasília em “supergrupos”
Militantes bolsonaristas voltaram a se mobilizar em “supergrupos” de WhatsApp para cobrar a soltura dos presos após as invasões das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Segundo levantamento feito pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração da Universidade Federal Fluminense, Colab/UFF, publicado pelo Estadão, os...
Militantes bolsonaristas voltaram a se mobilizar em “supergrupos” de WhatsApp para cobrar a soltura dos presos após as invasões das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Segundo levantamento feito pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração da Universidade Federal Fluminense, Colab/UFF, publicado pelo Estadão, os disparos de mensagens ganharam força em fevereiro.
Com o recurso Comunidades do WhatsApp, o alcance dos grupos passou de 256 para 5 mil pessoas.
Entre 31 de outubro e 15 de fevereiro, o laboratório de pesquisa coletou 141 mil mensagens de 15 grupos de WhatsApp ligados a cinco diferentes comunidades.
Como publicou o jornal, as mensagens postadas nos supergrupos tratam os bolsonaristas detidos em Brasília como “presos políticos”.
“Não dá para ficar na inércia com o que está acontecendo com nossos irmãos que estão sofrendo porque tentaram nos ajudar. Nossos guerreiros precisam de nós”, diz o texto.
Em um vídeo, manifestantes pedem a soltura dos “inocentes” presos em Brasília e a instauração de uma CPMI para responsabilizar o ministro da Justiça, Flávio Dino, por ter supostamente facilitado a invasão dos prédios dos Três Poderes.
Outra mensagem convoca manifestantes para um ato em abril, a favor do voto impresso.
“Não dá para determinar se as convocações são, de fato, uma convocação, ou se testam a reação das pessoas para ver o que cola e o que não cola, o que tem ou não aderência. É uma espécie de tentativa e erro”, disse o pesquisador da UFF Viktor Chagas ao jornal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
José
2023-02-23 15:56:03Quero que fiquem por lá por muito tempo. Quem mandou serem lesados e agirem com as ancas. Dentro da cabeça existe um cérebro para se pensar e analisar a situação. Achavam que estavam indo para fazerem turismo, entraram pelo cano. Estão conhecendo literalmente o verdadeiro inferno na vida. As pessoas precisam começar a pensar nas consequências de seus atos. Plantaram e colheram. E viva a ignorância.!!!
José Alves De Castro
2023-02-22 12:26:45De nazifacistas não se espera coisa diferente: não aceitam resultados das urnas(apesar da farra da máquina pública), não aceitam vacinação contra COVID(apesar de vacinação fiicar em sigilo), e agora não aceitam sentença para os criminosos!!! Até quando?
SILAS APARECIDO DOS SANTOS
2023-02-22 12:04:28Está corja tem que pagar pelo que fizeram. Prisão para eles é pouco!!!
ROMEU
2023-02-22 12:00:15A maioria desse pessoal só percebeu que entrou numa roubada depois dessas prisões em massa. A grande certeza é que os verdadeiros culpados, os mentores e atiçadores continuam soltos por aí. E sabem por que? Porque a grande maioria dessas mensagens de "convocação patriótica" foi feita através de mensagens apócrifas. Esse artifício permitiu que esses crápulas continuassem escondidos nas teias do anonimato da web. Serão alcançados, é claro, mas ainda vai dar muito trabalho!
Saverio Simões De Freitas Filho
2023-02-22 10:22:38Para ser bem sincero...!! acho que já deu o (castigo); sejam bolsonaristas ou Ptistas envolvidos, para a coisa pegar fogo. Vamos virar a página, o sr. Alexandre de Moraes é um homem inteligente e sabe que tudo tem um limite; para tanto, liberte todos, sem distinção de classe ou cor. Vamos pensar positivo e para frente, pois é disso que mais precisa o nosso Brasil!! Sem mágoas e sem ressentimentos!
Amaury G Feitosa
2023-02-22 10:03:33SEM CENSURA ... a imprensa bosteja asneiras para agradar ao ditador da vez (?) e "esquece" a essência e mais de mil pessoas foram presos a maioria 48 horas após os fatos prisão ilegal sim? quem depredou o patrimônio público tem de ser punido com rigor MAS colocam quem apenas protestou e têm direito a isto foi colocado em prisões onde são torturados e isto não dizem ao povo por que? por que tanta omissão dos poderes atacados? adivinhem .. na verdade temos presos políticos e isto é vergonhoso.
Maria
2023-02-22 09:16:18Este é o governo que o povão escolheu DITADURA. Continuem fazenduele que vocês verão onde o governo do PT vai chegar…
Jiovani
2023-02-21 21:31:46Fora a tirania
Marcia E.
2023-02-21 13:09:24Chamem o MITO para defendê-los, simples. Ou quem sabe a Micheque e seu grupo de evangélicos pode rezar para que essas vítimas do fanatismo sejam libertas? Claro que a maioria não pode ser enquadrada como "preso político", mas como "desequilibrado ingênuo" que sofreu lavagem cerebral do Capetão.