Bolsonaro já bloqueou 176 seguidores; Trump tinha o mesmo hábito
A ONG de direitos humanos Human Rights Watch, HRW, divulgou nesta quinta, 19, um relatório em que afirma ter identificado 176 contas que foram bloqueadas pelo presidente Jair Bolsonaro. O número inclui apenas aquelas contas que foram checadas. A HRW acredita que o número total de bloqueios é muito maior. A grande maioria das contas...
A ONG de direitos humanos Human Rights Watch, HRW, divulgou nesta quinta, 19, um relatório em que afirma ter identificado 176 contas que foram bloqueadas pelo presidente Jair Bolsonaro. O número inclui apenas aquelas contas que foram checadas. A HRW acredita que o número total de bloqueios é muito maior.
A grande maioria das contas bloqueadas estava no Twitter. Entre aqueles que estão impedidos de ler as mensagens do presidente estão jornalistas e congressistas. Uma das contas que foram bloqueadas pelo perfil oficial de Bolsonaro é a de O Antagonista. A ação provavelmente ocorreu no mesmo dia em que foi divulgada uma entrevista exclusiva com os irmãos Miranda sobre o caso da vacina indiana Covaxin.
O problema de Bolsonaro fazer isso é que o presidente usa essas contas como um meio de comunicação pública, anunciando políticas e enviando mensagens para líderes nacionais e estrangeiros.
"Bolsonaro está tentando eliminar de suas contas pessoas e instituições que dele discordam para transformá-las em espaços onde apenas aplausos são permitidos", disse Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil, no relatório.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (na foto, com Bolsonaro) tinha um comportamento parecido. Após diversas reclamações, uma decisão do tribunal de apelação de Nova York, de julho de 2019, considerou que o presidente americano, Donald Trump, não poderia bloquear seguidores no Twitter.
"A Primeira Emenda da Constituição não permite que um funcionário público que utilize as redes sociais para todos os propósitos oficiais exclua pessoas de um diálogo online aberto porque elas expressaram pontos de vista com os quais ele discorda", escreveu o juiz Barrington na sentença.
Apesar de Trump ter criado sua conta na rede social em 2009, muito antes de se tornar presidente, o juiz entendeu que o seu uso não era privado, mas público. Textos e imagens mostravam o presidente em atos oficiais, assinando decretos, recebendo diplomatas e proferindo discursos na Casa Branca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-08-19 14:00:32Mesmo comportamento que Trump e terá mesmo fim que ele: derrota .
Lena
2021-08-19 13:14:50Jair Bolsonaro se empenha em ser igual ao Donald Trump, mas falta-lhe o glamour $$$$$$$ de Trump!!!
Sônia Adonis Fioravanti
2021-08-19 12:30:27O medíocre SÓ sabe imitar o ídolo ou seguir o cartomante Olavo ,que mora no USA mas vem usar instituições de saúde brasileiras ,enqto o desgoverno do capetao corta verba de pesquizas ,mas enche os cuecões dos aliados com 5.bi e 700 de fundão
Ana
2021-08-19 12:25:57Ele pode bloquear quem quiser, não sigo ele em nenhuma rede e nem perco meu tempo lendo algo que ele posta.
PAULO
2021-08-19 11:00:141- Bolsonaro desencadeou um genocídio no Brasil, ao adotar como estratégia de enfrentamento da pandemia, a imunidade de rebanho pela contaminação, apoiadas na análise dos astrólogos da medicina: Osmar Terra, Nise e Capitã Cloroquina. Propagandeou medicamentos ineficazes, fomentando o Esquema da Cloroquina. Somente teve uma atitude ativa na compra de vacinas, quando vieram junto às negociatas. Tudo isso resultou numa crise sem precedentes no Brasil.
Alexandre
2021-08-19 10:22:43NOSSA QUE COISA...
Jose
2021-08-19 09:45:49Os bozogenocidas estão desesperados apagando rapidamente toda a porcaria que postaram nas redes sociais nos últimos anos, incluindo fake news and ataques contra as instituições. Não adianta mais criaturas decrépitas. Tudo está muito bem guardado e registrado para acabar com qualquer narrativa de vocês. Em breve vocês serão presos por crimes contra a humanidade. Todo brasileiro decente está pedindo punição pelas mais de 600 mil vítimas das ações deliberadas de vocês. #bozogenocidasnamasmorra.
Claudio
2021-08-19 09:01:34@2 idiotas porem o Gringo é o idiota inteligente...
Estevao
2021-08-19 08:56:15Matéria tendenciosa. Não concordo coma os métodos do Bolsonaro mas essa postura ofensiva da imprensa acaba por fortalecer sua narrativa. Crusoe, espero mais informação e menos manipulação.
Lucienne
2021-08-19 08:32:48Kkk … só rindo ! Essa ONG de Direitos Humanos deveria se preocupar e com o Afeganistão !!