Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Blindagem na CPI: ex-ministro revela carta a Bolsonaro, mas é impedido de ler documento

04.05.21 12:53

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta revelou durante depoimento na CPI da Covid que entregou uma carta a Jair Bolsonaro no dia 28 de março do ano passado, quase três semanas antes de ser demitido. No documento, repassado ao presidente durante uma reunião ministerial na biblioteca do Palácio da Alvorada, o então chefe da Saúde listou argumentos técnicos para o isolamento social. Mandetta propôs ler a carta durante a CPI, mas foi impedido pelo relator da comissão, Renan Calheiros, do MDB.

“Todas as minhas recomendações, eu as fiz com base na ciência, na proteção da vida, e as fiz em público, as fiz nos conselhos de ministros, diretamente ao presidente, a todos os secretários estaduais e municipais e a todos aqueles que tinham que se manifestar sobre esse assunto, sempre de acordo com o que é preconizado para uma doença infecciosa pandêmica”, disse Mandetta, a respeito da defesa do isolamento.

O ex-ministro afirmou que nunca teve “discussões ásperas” com o presidente da República e contou que Bolsonaro costumava acatar seus conselhos durante reuniões técnicas, mas, depois, agia e fazia declarações no sentido contrário.

“Imagino que ele construiu esse posicionamento com o aconselhamento de pessoas de fora do Ministério da Saúde”, afirmou. Segundo Mandetta, no dia da entrega da carta ao presidente, havia cerca de 1 mil mortos no país, mas especialistas projetavam 180 mil mortes até o fim de 2020.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse circo comandado por bandidos da pior estirpe nesse Congresso Cleptocrático, certamente é um palanque nesse picadeiro politiqueiro sem fim, para punição dos responsáveis por essa trágica e crescente conta com mais de 410 mil óbitos, sem aplausos ou condenação para o fim desta encenação vil.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO