Bia Kicis tenta estender censura ao Antagonista, mas juiz nega
Não satisfeita com a censura imposta a Crusoé, a deputada Bia Kicis (foto) pediu ao juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho que estendesse a medida ao Antagonista. No novo pedido, a deputada bolsonarista queria que o juiz proibisse o site de publicar notícias sobre a liminar que censurou Crusoé. O magistrado, porém, negou a extensão...
Não satisfeita com a censura imposta a Crusoé, a deputada Bia Kicis (foto) pediu ao juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho que estendesse a medida ao Antagonista.
No novo pedido, a deputada bolsonarista queria que o juiz proibisse o site de publicar notícias sobre a liminar que censurou Crusoé. O magistrado, porém, negou a extensão da censura às publicações do Antagonista.
Bia Kicis pediu que fossem incluídos no polo passivo da ação tanto o site quanto o jornalista Claudio Dantas. Originalmente, ele moveu o processo contra a editora que publica Crusoé e a jornalista Helena Mader, autora da reportagem censurada por ordem de Castelo Branco.
A decisão foi tomada no fim da tarde desta sexta-feira, 14. Escreveu o juiz Castelo Branco: "A parte autora apresentou (...) aditamento à inicial para incluir no polo passivo 'Claudio Dantas'e o site 'O Antagonista', que, de acordo com a autora, é de propriedade da editora ré. Pediu que sejam ampliados os efeitos da liminar anteriormente concedida para que cessem novas manifestações sobre o assunto objetivo da liminar".
Antes de decidir, curiosamente o magistrado que ordenou a censura a Crusoé teceu considerações sobre as garantias à liberdade de imprensa previstas na legislação brasileira.
"Observo que, em que pesem os argumentos expedidos pela autora, o direito à informação, como expressão da liberdade de imprensa, deve ser prestigiado, eis que não se admite controle prévio do conteúdo difundido pelos meios de comunicação social, salvo evidente abuso ou má-fé. Desta forma, o deferimento da tutela antecipada a fim de impedir novas manifestações que possa possam apresentar ofensas a honra do autor representaria, em última análise, censura prévia e genérica de conteúdo, o que não encontra guarida no Ordenamento", escreveu ele.
Na sequência, o juiz indeferiu o pedido da deputada e negou a extensão da censura ao Antagonista.
Na decisão anterior, tomada na última quarta-feira, Hilmar Castelo Branco atendeu um pedido de Bia Kicis e ordenou que a revista retirasse do ar ou ao menos suprimisse o nome da parlamentar de uma reportagem sobre a tramitação da proposta de emenda constitucional destinada a reinstituir a prisão de réus condenados em segunda instância.
O texto, publicado no dia 17 de julho, mostrou os empecilhos existentes no Congresso para a aprovação da proposta. Entre os obstáculos estão diferentes fatores, como o boicote promovido nos bastidores por alguns deputados e senadores, a falta de mobilização da sociedade e a “perda de ímpeto” de parlamentares bolsonaristas, antes defensores da medida, em favor do PEC. Diversas entidades condenaram a decisão. Em cumprimento à decisão, na reportagem censurada o nome de Bia Kicis está coberto por uma tarja preta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João
2020-08-16 22:37:13Desconheço que a deputada é contra a prisão em segunda instância. Crusoé vocês querem ajudar o povo e o Brasil então cobre o Rodrigo Maia para pôr o tema em pauta. Publiquem matéria sobre Alcolumbre sobre a Lava Togas. Tem de publicar sobre esses dois pois são eles que mandam no senado e câmara ai sim veremos quem vota contra ou a favor.
Flávio
2020-08-15 22:26:01Estamos juntos Bia!! Vamos fechar esse folhetim!! Bolsonaro2022!!!
Celso
2020-08-15 15:41:23Deputada traidora
EDVALDO
2020-08-15 14:41:36Bia o que não pode são as noticias mentirosas, enganosas e inventadas que vocês bolsonaristas soltam desmoralizando pessoas. Isso vocês fazem escondidos sob perfis falsos para não serem identificados e sofrerem as consequencias. Covardes.
Vimar
2020-08-15 10:26:35A pedra angular em nossa Democracia é o Parlamento. Será que um dia teremos um Congresso composto, em sua maioria, por Parlamentares honrados e dignos? Os novos que entram, em poco tempo fermentam e se estragam.
Antonio
2020-08-15 10:12:41Precisamos ouvir todas as partes...nao é raro ouvirmos ou lermos algo com i informações não precisas, parecendo folhetins sensacionalisticos.....q se prove depois !!
Madeiroviski
2020-08-15 09:30:45Esses bandidos do psl que se elegeram com a bandeira mentirosa do bolsonaro, que nos enganou, não sabe o que os esperam em 2022.
Jucemir
2020-08-15 08:49:08Estou aguardando uma reportagem da revista sobre esse escândalo envolvendo a Rede Globo. Espero que a revista não se omita sobre esse assunto que é de extrema importância para a sociedade. Sobre essa deputada, desqualificada e desocupada, a revista deveria cessar de dar Ibope pra ela.
Marci
2020-08-15 08:09:49O Brasil tá chegando ao ponto do ridículo. Está mulher é uma vergonha deveria ser condenada por negar suas idéias e querer a volta da censura. Vai para o lixo da história com certeza.
Maria
2020-08-15 07:58:40Uma pena. A deputada B Kiscis parece ser adepta de regimes autoritários. Espero que perca seus eleitores.