Jefferson Rudy/Agência Senado

Bezerra mantém nome na disputa pelo TCU e diz que não é réu

03.12.21 09:35

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, quer manter sua candidatura a ministro do Tribunal de Contas da União, a despeito das reações negativas que seu nome gerou na corte. O TCU publicou uma resolução nesta quarta-feira, 2, que prevê a possibilidade de integrantes da corte vetarem nomes aprovados pelo Congresso, caso não cumpram requisitos. Bezerra nega que as regras tenham sido elaboradas para barrar sua indicação.

Segundo a resolução aprovada pelo TCU, não pode tomar posse como ministro quem for alvo de ação penal por crime doloso contra a administração pública, réu em ação de improbidade administrativa e pessoas com contas rejeitadas, além de condenados à perda de cargo público.

“Os critérios estabelecidos na resolução não impedem minha postulação ao cargo de ministro do TCU. Não há denúncia ou ação penal contra mim por crime doloso contra a administração pública, tampouco em relação aos demais delitos elencados na resolução. Igualmente, não fui condenado em ação de improbidade administrativa, tendo sido absolvido na primeira e na segunda instância quando foi proposta ação em meu desfavor”, argumentou Bezerra, em resposta às especulações de que a resolução teria sido criada para evitar seu ingresso na corte.

Além de Fernando Bezerra, estão no páreo da disputa pela vaga os senadores Kátia Abreu, do Progressistas, e Antonio Anastasia, do PSD. Desde que se aproximou da família do presidente Jair Bolsonaro, Kátia Abreu é considerada favorita.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bandido no Brasil nem é mais malandro que faz TD no sapatinho, bandido brasileiro tem tanta segurança na impunidade que age a luz do dia.

  2. Com esse Bezerra, é colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. Como pode ter tanto cinismo no nosso Brasil. Nunca paro de me surpreender.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO