Carolina Antunes/PR

Bento Albuquerque é cobrado por ‘sucateamento’ de agência de mineração

04.04.21 18:33

Em reunião virtual com prefeitos e representantes da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi duramente cobrado a resolver o problema da falta de recursos e de pessoal na Agência Nacional de Mineração, a ANM. Segundo prefeitos, a agência está “sucateada” e sem dinheiro para realizar trabalhos de rotina, por causa do contingenciamento de recursos feito pelo governo. Os prefeitos temem que a falta de verbas afete trabalhos como fiscalização de barragens e reservatórios de minério, elevando o risco de acidentes.

Segundo dados apresentados pelas mineradoras, a agência conta atualmente com 750 servidores para atender a todos os estados do Brasil, 100 a menos do que em 1999, quando ainda se chamava DNPM e contava com 850 funcionários. Na reunião, Albuquerque concordou que o órgão opera “aquém” do esperado e prometeu se empenhar para conseguir a liberação de novos recursos.

A ANM é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Suas principais atribuições são regular, outorgar e fiscalizar setores como os de mineração, exploração de diamantes e de água mineral. “A força de trabalho da agência nos dias de hoje é menor que há mais de duas décadas, fato que comprova o sucateamento do órgão de regulação e fiscalização do segmento minerário brasileiro”, observaram as mineradoras, em documento protocolado antes do encontro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando esse Bento Albuquerque foi nomeado, e vi o currículo dele, achei que esse setor poderia estar bem servido. Que o grafeno seria explorado, que hidroelétricas seriam construídas e por aí vai. Mas parece que este é só mais um burocrata fazendo a máquina girar em falso. Mas ganhando um salário para isso....

    1. Permita-me, Vasconcellos, o grafeno não é um minério, é um material sintético.

  2. Ele não está bem aí. Se houver mais acidentes, melhor ainda para o Bozo. Ele gosta de ver o seu povo morrendo. É um bozonero, que ao invés de usar fogo para destruir o país, prefere espalhar vírus, destruir florestas, causar acidentes ambientais e outras coisas mais.

    1. O Francisco é daqueles que está fechadocombolsonaro. Só não se sabe aonde. Se num curral ou no quarto de motel. Poderia ser no inferno, mas o diabo não aceita. Tem medo do Bolsonaro tomar o seu lugar. Se for no Motel, me informe o endereço para que eu possa lhe mandar flores.

    2. Não Francisco delinquente. A única raiva que tenho é pela morte de mais de 349 mil pessoas causadas por jumentos decrépitos, dementes e genocidas como você. Espero sinceramente que você pague pelo que fez, de preferência ardendo no inferno. O diabo te espera, ser bestial.

    3. Isso tudo é raiva por ter perdido a teta ou saudades dos seus governos petralhas ladrões e corruptos?

Mais notícias
Assine agora
TOPO