Crusoé
07.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Barroso e ministro da Defesa: chega de furdúncio

Na videoconferência com alunos brasileiros de uma escola de governança em Berlim, feita ontem, o ministro do STF Luís Roberto Barroso (foto), ex-presidente do TSE, afirmou o seguinte, sobre as tentativas de Jair Bolsonaro de desacreditar o processo eleitoral e as suas urnas eletrônicas: "Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 25.04.2022 12:19 comentários 10
Barroso e ministro da Defesa: chega de furdúncio
O ministro Luis Roberto Barroso
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Na videoconferência com alunos brasileiros de uma escola de governança em Berlim, feita ontem, o ministro do STF Luís Roberto Barroso (foto), ex-presidente do TSE, afirmou o seguinte, sobre as tentativas de Jair Bolsonaro de desacreditar o processo eleitoral e as suas urnas eletrônicas:

"Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996, não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo. Um fenômeno que, em alguma medida, é preocupante, mas que até aqui não tem ocorrido, mas é preciso estar atento, é o esforço de politização das Forças Armadas. Esse é um risco real para a democracia e aqui gostaria de dizer que, eu que fui um crítico severo do regime militar, militante contra a ditadura nesses 33 anos de democracia, se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim foi as Forças Armadas. No Brasil, penso que temos uma história de sucesso, apesar do esforço contínuo de gerar embaraços com a Suprema Corte. Nos Estados Unidos, foram 60 ações para tentar anular eleições, duas chegaram à Suprema Corte (americana) e nenhuma foi acolhida. Cortes constitucionais não têm condições de ganhar briga se lutarem sozinhas. Precisam da sociedade civil. Tenho a firma expectativa que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de Estado, que é o universo da fogueira das paixões políticas. E, até agora, o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido."

Na sua fala, portanto, o ministro Luís Roberto Barroso não fez crítica às Forças Armadas. Fez até elogio. Ele criticou a tentativa reiterada e evidente de Jair Bolsonaro, sem citar o nome do presidente, de politizar o que não deve ser politizado e de atiçar a caserna contra o processo eleitoral. Mas, como era previsível, os bolsonaristas usaram a fala do ministro para bulir com os granadeiros, no que foram ajudados, como era natural, pela imprensa ainda mais sedenta de notícias num domingo pós-feriadão. O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, divulgou, então, uma nota no mesmo domingo, na qual diz:

"Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas instituições nacionais permanentes do Estado brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições."

Resultado: há agora um novo furdúncio entre STF e Poder Executivo, como se já não bastasse o caso do deputado Daniel Silveira, condenado a espantosos 8 anos e 9 meses de prisão, além da cassação do mandato, e indultado precocemente, antes de o processo ser finalizado, por Jair Bolsonaro.

Recapitulo o episódio de ontem apenas para dizer que acho que, em Brasília, todo mundo anda falando demais, sem medir as consequências das palavras, sejam elas certas ou erradas. A situação já está suficientemente conflagrada — e tem muita gente apostando no caos —, para que se aumente a temperatura. Está na hora de todos darem um ou mais passos para trás e voltarem para as suas posições estritamente institucionais. Temos uma eleição pela frente e o resultado terá de ser respeitado pelo perdedor, não importa quem seja ele. Jair Bolsonaro não pode deslegitimar a democracia brasileira, mas também não pode ser deslegitimado; Lula igualmente não, já que o STF tratou de anular as suas condenações. Decisão judicial se respeita, por mais que se discorde dela, assim como resultado das urnas. Os poderes precisam dialogar mais, dentro dos limites da Constituição. Do jeito que os embates se sucedem, está-se criando um caldo para que um dos lados possa dedicar-se nos próximos quatro anos a contestar a decisão dos cidadãos em outubro.

Não podemos correr esse risco.

Diários

Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Redação Crusoé Visualizar

E se Trump enlouqueceu?

Duda Teixeira Visualizar

Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Redação Crusoé Visualizar

Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Redação Crusoé Visualizar

PT fominha perde aliado para Bolsonaro na Bahia

Redação Crusoé Visualizar

Líder supremo do Irã está em coma?

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A perplexidade é só o começo

A perplexidade é só o começo

Visualizar notícia
Deixem a IA ajudar o eleitor

Deixem a IA ajudar o eleitor

Visualizar notícia
Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Visualizar notícia
EUA acusam Irã de recrutar crianças para a guerra

EUA acusam Irã de recrutar crianças para a guerra

Visualizar notícia
Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Os "candidatos do Nikolas"

Os "candidatos do Nikolas"

Visualizar notícia
Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Visualizar notícia
"Só não aceitamos petista ou bandido!"

"Só não aceitamos petista ou bandido!"

Visualizar notícia
Um líder supremo gerado por IA?

Um líder supremo gerado por IA?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Artigo

Crusoé

Daniel Silveira

eleição presidencial de 2022

Jair Bolsonaro

Luís Roberto Barroso

Lula

Mario Sabino

Ministro da Defesa

Paulo Sérgio Nogueira

processo eleitoral

videoconferência

< Notícia Anterior

Bolsonaro, sobre Silveira: "No passado, soltavam bandidos. Hoje, solto inocentes"

25.04.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Reino Unido diz que 15 mil soldados russos morreram desde início da guerra

25.04.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Mario Sabino

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ana Galdino dos Santos

2022-04-27 00:23:25

Enquanto os 3 Poderes perdem tempo discutindo a relação, os problemas reais dos brasileiros vão aumentando.


Daniel Aguiar Silva

2022-04-26 14:47:16

Lúcido e preciso!!!


ARNALDO DE MESQUITA BITTENCOURT FILHO

2022-04-26 13:02:05

Enquanto essa figura estiver no STF, vamos patinar na lama da mediocridade.


Francisco

2022-04-26 12:43:25

Acho que noomento, o maior atentado á democracia parte justamente do STF.


Leonardo De Gouvêa Cerqueira

2022-04-26 12:02:40

Só me cabe parabenizá-lo, Sabino, pelo texto sensato e preciso. A escalada desse conflito só tem um fim: a ruptura institucional e nada seria pior para o país do que isso. É preciso lucidez e prudência por parte de nossas lideranças para conter esse processo agora, antes que seja tarde e acabemos por cair sob o peso de um regime autoritário e anti-democrático. A história recente da América Latina está aí para deixar bem claro o risco que estamos correndo.


Alvaro

2022-04-26 11:33:21

Dois pesos e duas medidas por parte do articulista. Bolsonaro foi tão irresponsável em suas acusações sem provas contra o sistema eleitoral quanto Barroso ao acusar sem dizer quem e apresentar provas de que as Forças Armadas estão sendo orientadas para desmoralizar as urnas eletrônicas. Ambas as declarações irresponsáveis e belicosas. O mais é passar pano para um dos dois lados, o que lamento.


CARLO

2022-04-26 11:29:01

Será que não está na hora de termos uma conflagração real? Será que não chega de sermos esse “povinho” sem sangue nas veias que, como gado, elege pilantras conhecidos como Lul@ ou sequelados como Bolsonaro? Tenho pensado nisso. Ambas as torcidas Lulistas e Bolsonaristas, são toscas e bem representam os candidatos. Penso, quem sabe, que se construa uma história nesse país que não continue nos envergonhando diariamente.


Amaury G Feitosa

2022-04-26 11:20:29

Notícias fresquinhas afirmam que o STM tomará atitude diante das graves acusações feitas pelo ministro às forças armadas a meu ver grave crime se não prová-las ... não canso de avisar e pedir juízo e REAFIRMO que isto não acabará bem ... os bombeiros já circulam ... aguardemos.


Amaury G Feitosa

2022-04-26 11:13:11

Notícias de última hora dão conta que o STM vai citar Barroso por entender crimes nas acusações feitas às forças armadas .. e não canso de avisar A GUERRA FOI ACEITA e vem muito mais e as atitudes do STF indicam com clareza que isto não terminará bem ... aguardemos.


Osmar

2022-04-26 06:42:22

Barroso mais um semideus do STF que acha que manda no país! Quer mandar se candidate a presidente e veja se consegue ser eleito pelo menos a síndico de condomínio! Aliás vc não consegue nem sair na rua pq o bicho pega o mesmo vale pro ladrao que vcs soltaram! Será que vcs não veem que o brasileiro odeiam vcs! O que não acontece com quem trabalhou na lava jato que sao adorados pelo povo. DITADORES do STF!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ana Galdino dos Santos

2022-04-27 00:23:25

Enquanto os 3 Poderes perdem tempo discutindo a relação, os problemas reais dos brasileiros vão aumentando.


Daniel Aguiar Silva

2022-04-26 14:47:16

Lúcido e preciso!!!


ARNALDO DE MESQUITA BITTENCOURT FILHO

2022-04-26 13:02:05

Enquanto essa figura estiver no STF, vamos patinar na lama da mediocridade.


Francisco

2022-04-26 12:43:25

Acho que noomento, o maior atentado á democracia parte justamente do STF.


Leonardo De Gouvêa Cerqueira

2022-04-26 12:02:40

Só me cabe parabenizá-lo, Sabino, pelo texto sensato e preciso. A escalada desse conflito só tem um fim: a ruptura institucional e nada seria pior para o país do que isso. É preciso lucidez e prudência por parte de nossas lideranças para conter esse processo agora, antes que seja tarde e acabemos por cair sob o peso de um regime autoritário e anti-democrático. A história recente da América Latina está aí para deixar bem claro o risco que estamos correndo.


Alvaro

2022-04-26 11:33:21

Dois pesos e duas medidas por parte do articulista. Bolsonaro foi tão irresponsável em suas acusações sem provas contra o sistema eleitoral quanto Barroso ao acusar sem dizer quem e apresentar provas de que as Forças Armadas estão sendo orientadas para desmoralizar as urnas eletrônicas. Ambas as declarações irresponsáveis e belicosas. O mais é passar pano para um dos dois lados, o que lamento.


CARLO

2022-04-26 11:29:01

Será que não está na hora de termos uma conflagração real? Será que não chega de sermos esse “povinho” sem sangue nas veias que, como gado, elege pilantras conhecidos como Lul@ ou sequelados como Bolsonaro? Tenho pensado nisso. Ambas as torcidas Lulistas e Bolsonaristas, são toscas e bem representam os candidatos. Penso, quem sabe, que se construa uma história nesse país que não continue nos envergonhando diariamente.


Amaury G Feitosa

2022-04-26 11:20:29

Notícias fresquinhas afirmam que o STM tomará atitude diante das graves acusações feitas pelo ministro às forças armadas a meu ver grave crime se não prová-las ... não canso de avisar e pedir juízo e REAFIRMO que isto não acabará bem ... os bombeiros já circulam ... aguardemos.


Amaury G Feitosa

2022-04-26 11:13:11

Notícias de última hora dão conta que o STM vai citar Barroso por entender crimes nas acusações feitas às forças armadas .. e não canso de avisar A GUERRA FOI ACEITA e vem muito mais e as atitudes do STF indicam com clareza que isto não terminará bem ... aguardemos.


Osmar

2022-04-26 06:42:22

Barroso mais um semideus do STF que acha que manda no país! Quer mandar se candidate a presidente e veja se consegue ser eleito pelo menos a síndico de condomínio! Aliás vc não consegue nem sair na rua pq o bicho pega o mesmo vale pro ladrao que vcs soltaram! Será que vcs não veem que o brasileiro odeiam vcs! O que não acontece com quem trabalhou na lava jato que sao adorados pelo povo. DITADORES do STF!



Notícias relacionadas

Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Presidente iraniano apela ao martírio dos outros

Redação Crusoé
07.04.2026 13:14 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
E se Trump enlouqueceu?

E se Trump enlouqueceu?

Duda Teixeira
07.04.2026 11:32 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Redação Crusoé
07.04.2026 10:48 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Redação Crusoé
07.04.2026 10:36 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

6 arrependimentos que os aposentados precoces costumam relatar e como evitar cometer os mesmos erros

6 arrependimentos que os aposentados precoces costumam relatar e como evitar cometer os mesmos erros

Visualizar notícia
O que a ciência descobriu sobre quem toma café todos os dias pode te surpreender

O que a ciência descobriu sobre quem toma café todos os dias pode te surpreender

Visualizar notícia
Essa mancha branca na unha pode ter mais significado do que você imagina

Essa mancha branca na unha pode ter mais significado do que você imagina

Visualizar notícia
Quem está com o nome sujo recebe um alerta sério sobre o que pode acontecer no Brasil

Quem está com o nome sujo recebe um alerta sério sobre o que pode acontecer no Brasil

Visualizar notícia
O chocolate amargo vai desaparecer do Brasil? Entenda o que está acontecendo

O chocolate amargo vai desaparecer do Brasil? Entenda o que está acontecendo

Visualizar notícia
Novo radar entra em ação e multa pode passar de R$ 2 mil neste país

Novo radar entra em ação e multa pode passar de R$ 2 mil neste país

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso