Barroso critica tentativa de 'reescrever' Lava Jato e 'euforia com provas ilícitas'
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal, criticou na sessão desta quarta-feira, 27, a tentativa de se "reescrever" o combate à corrupção ocorrido nos últimos anos no país, na esteira da Operação Lava Jato, e afirmou que há um esforço para tentar "transformar esse processo histórico decisivo para perseguir gente proba e...
O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal, criticou na sessão desta quarta-feira, 27, a tentativa de se "reescrever" o combate à corrupção ocorrido nos últimos anos no país, na esteira da Operação Lava Jato, e afirmou que há um esforço para tentar "transformar esse processo histórico decisivo para perseguir gente proba e honesta".
A fala de Barroso vem um dia após o Conselho Nacional do Ministério Público aplicar uma pena de advertência ao coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. "Muita gente gostaria de transformar a reação indignada da sociedade brasileira no enfrentamento à corrupção. Muita gente tenta transformar esse processo histórico decisivo para perseguir gente proba e honesta", disse o ministro.
Na sequência, Barroso fez um comentário indireto sobre o colega Gilmar Mendes, que não estava no plenário no momento, ao recomendar que "as pessoas reduzam sua euforia com provas obtidas ilegalmente". Foi uma referência às mensagens de Telegram de procuradores da Lava Jato roubadas por hackers e posteriormente divulgadas pelo site The Intercept. Crítico da atuação do Ministério Público na Lava Jato, Gilmar tem feito referências frequentes ao conteúdo das mensagens em suas falas no plenário do Supremo para atacar os responsáveis pela operação.
"Sou contra vazamentos, sou contra manobras informais ardilosas, sou contra a perseguição de qualquer tipo, a qualquer pessoa, por qualquer motivo que seja e, portanto, sou a favor da punição rigorosa de quem quebra o sigilo fiscal e bancário fora das hipóteses permitidas, e também recomendo que as pessoas diminuam a sua euforia com provas obtidas criminosamente", afirmou Barroso.
O ministro relembrou episódios emblemáticos da Lava Jato nos últimos anos, como os grampos dos delatores da JBS com o ex-presidente Michel Temer e deputado federal Aécio Neves e os 51 milhões de reais encontrados em um apartamento utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima.
"O país vem fazendo um esforço enorme para empurrar para a margem da história essa velha ordem em que era legítima a apropriação do estado e o desvio do dinheiro público. Somos uma sociedade que deixou de aceitar (a corrupção), há uma enorme demanda por integridade e as instituições precisam corresponder à demanda da sociedade", ressaltou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cicero
2019-11-29 14:50:22Eu gostaria de saber como o "excelentissimo juiz" Gilmar Mendes agiria se o nome dele constasse nessas mensagens obtidas criminosamente. Como será que ele agiria?
Alvaro
2019-11-28 15:17:02É sempre é preciso lembrar da canalhice do Gilmar ao tentar, com sua contumaz ironia, questionar a “opção sexual” do lúcido Min. Barroso, talvez querendo sugerir de maneira capciosa, uma possível homosexualidade de seu “desafeto” que o trucidara com sólidos argumentos, em recente entrevero. Isso em pleno século XXI. Alvaro Costa (@brasilia_urgente)
DINIZ
2019-11-28 15:12:15Parabéns Ministro Barroso e esperemos que juntamente com o senhor, venha a se somar a maioria dos Ministros do STF, para que assim possamos fazer JUSTIÇA para todos finalmente.
Manuel
2019-11-28 12:34:56As vezes demostra criterio e imparcialidade, outras entra no coro do toffoli e gilmar tentando garantizar a corrupção no Brasil. falta de foco.
Barros
2019-11-28 12:17:54Luís Roberto Barroso é o Juiz mais equilibrado e defensor de penas severas aos crimes de colarinho branco. O resto... Bem! O resto é o resto.
Jorge
2019-11-28 11:26:41Ministro Barroso, que prazer sinto ao presenciar seus votos proferidos no STF, equilibrado, incisivo e a favor da Constituição, que acima de tudo preza pela justeza à sociedade!
PAULO
2019-11-28 11:03:16Meu Ídolo no STF. Fala fácil, não enrola, vai direto ao ponto, em suma: o cara é muito bom no que faz, ainda mais quando retruca o beiçola. Por falar em beiçola, tomara que hoje ele se dirija ao Barroso para termos mais um debate daquele em que o Barroso o coloca abaixo de zero...tomara.
Jose
2019-11-28 10:32:31Parabéns Ministro Barroso por sua Coragem, e por defender a pratica Jurídica a favor da punição dos mega ladrões Brasileiros. Que a décadas viviam na impunidade.
Jabz
2019-11-28 10:27:22Parabéns juiz, um dos poucos lúcidos desse plenário recheado de bandidos
Mauricio
2019-11-28 10:09:29Parabéns ministro Barroso, o senhor honra a toga q veste. 👏🏻👏🏻👏🏻