Bandeira de Bolsonaro, aumento de validade da CNH será votada nesta quinta
A Câmara dos Deputados vai votar nesta quinta-feira, 17, o projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro. O texto já havia passado pela casa, mas voltou ao plenário depois de o Senado alterar a proposta. Bandeira de campanha do presidente Jair Bolsonaro, o aumento do prazo de validade da carteira nacional de...
A Câmara dos Deputados vai votar nesta quinta-feira, 17, o projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro. O texto já havia passado pela casa, mas voltou ao plenário depois de o Senado alterar a proposta. Bandeira de campanha do presidente Jair Bolsonaro, o aumento do prazo de validade da carteira nacional de habilitação é um dos principais pontos do projeto de lei do Executivo.
Atualmente, o documento de habilitação tem prazo de validade de cinco anos. O texto aumenta esse período para 10 anos, no caso de motoristas com idade inferior a 50 anos. Para quem tem entre 50 e 70 anos, a carteira terá que ser renovada a cada cinco anos. Já os condutores acima de 70 anos vão ter que se submeter aos exames de três em três anos.
O texto aprovado pelo Senado e que voltou à Câmara prevê ainda o aumento do limite de pontos para a suspensão do direito de dirigir – outra promessa de Bolsonaro. Condutores profissionais só terão a carteira cassada quando atingirem 40 pontos. Hoje, esse limite é de 20 pontos.
A proposta original do governo acabava com a multa aplicada a quem transporta crianças sem cadeirinha. Esse trecho foi alterado pelo Congresso e a versão que será votada pelos deputados federais estabelece que o equipamento de segurança é obrigatório para crianças menores de 10 anos e com menos de 1,45m de altura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Alberto, o de sempre
2020-09-17 13:30:24A meu ver o problema não está na idade (claro, guardadas certas condições), mas na educação. No Brasil dão carteira de motorista a quem não tem condição de manejar uma carroça. Por isso 10 anos é muito. Esse prazo só deveria ser dado a pessoas comprovadamente capazes. Nos Estados Unidos, para dirigir uma carreta, a pessoa tem que passar por exames rigorosos. E vai ser muito bem remunerado. No Brasil qqr pé de chinelo a consegue. E vai receber uma mixaria para conduzir 20 toneladas .