Secretaria de Segurança Pública da Bahia via Instagram

Bahia tem as cinco cidades mais violentas do país

18.06.24 17:47

O Atlas da Violência, publicado nesta terça-feira, 18, mostrou que o governo baiano ainda não conseguiu conter a onda de violência no estado. Pelos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os cinco municípios brasileiros mais violentos estão no estado.

A mais violenta do Brasil, pelo número proporcional de homicídios, é Santo Antônio de Jesus, com 94,1 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2022, data sobre os quais os dados foram analisados. Na sequência vem Jequié (91,9); Simões Filho (81,2); Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3).

Quando se estica a lista para as 20 mais violentas, metade está no estado. Salvador está em 9º no ranking, sendo a capital mais perigosa do país. Em seguida estão ainda, Feira de Santana (10º), Ilhéus (15º), Luís Eduardo Magalhães (16º) e Teixeira de Freitas (19º). Com 45,1 mortes para cada 100 mil habitantes, a Bahia segue na liderança como o estado mais violento do país. O estudo foi publicado pelo Instituto em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estado está no centro de uma disputa pelo poder entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) no controle do tráfico de drogas e armamentos. No entanto, o estado tem ainda mais oito grupos criminosos menores — e ainda mais violentos — na região, tais como o Bonde do Maluco (BDM).

Como a Crusoé tem mostrado desde o ano passado que a política contra o crime se mostra falida no estado mais hegemônico do PT, que ocupa o Palácio de Ondina há 16 anos. Nomes da cúpula do governo de Lula, como o hoje líder do governo no Senado Jaques Wagner (2007-2015) e o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (2015-2023) solidificaram as bases do partido no estado, hoje comandado por Jerônimo Rodrigues.

Erros em sequência do partido na condução da política de segurança pública, que para especialistas continuam sendo repetidos, colocaram os 14 milhões de baianos na mira do crime. Há três anos o estado carrega a pecha de ser o mais violento do país, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em 2022, foram registrados 6.659 assassinatos na Bahia.

Leia mais em Crusoé: O janeiro sangrento em Salvador

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto o Sr. Lule da Silva passar a mão na cabeça premiada de seu amigo Nicolás Maduro, ditador sanguinário da Venezuela, aliado nazista de Putin, com a cabeça à prêmio devido à sua participação no narcoteáfico internacional, Lula não tem moral e nem empenho para combater o narcotráfico dentro do Brasil. Tudo é mentira e fingimento para inglês ver.

  2. Com o beneplácito de nossas leis e a pusilanimidade das autoridades a tendência e aumentar essa mortalidade que ceifa principalmente a nossa juventude.

Mais notícias
Assine agora
TOPO