Aumento de passagens de ônibus acima da inflação eleva tensão política em Brasília
O aumento de 10% sobre o preço das passagens do transporte público da capital federal gerou um clima de tensão política em Brasília. Nesta sexta-feira, um decreto com os detalhes do reajuste foi publicado no Diário Oficial. O texto é assinado pelo governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, do Avante. O titular do...
O aumento de 10% sobre o preço das passagens do transporte público da capital federal gerou um clima de tensão política em Brasília. Nesta sexta-feira, um decreto com os detalhes do reajuste foi publicado no Diário Oficial. O texto é assinado pelo governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, do Avante. O titular do Executivo local, Ibaneis Rocha, do MDB (foto), está em férias.
A publicação do aumento de tarifas ocorre no mesmo dia em que o IBGE divulgou o consolidado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019. A inflação fechou o ano em 4,31%: ou seja, o percentual do reajuste das passagens de ônibus e metrô do Distrito Federal foi mais do que o dobro da inflação no ano passado. Com a decisão, a passagem de ônibus mais cara e as viagens de metrô passam de 5 reais para 5,50 reais.
A última revisão dos preços das tarifas ocorreu há dois anos. À época, o então governador, Rodrigo Rollemberg, do PSB, foi alvo de protestos do Movimento Passe Livre, que trouxeram desgastes políticos ao socialista e atrapalharam os planos de reeleição.
Quando assumiu o Governo de Brasília, Ibaneis estudou cancelar a gratuidade das passagens de ônibus para estudantes da rede particular de ensino. Mas, diante de reações negativas da oposição e da sociedade, voltou atrás e retirou da Câmara Legislativa o projeto de mudanças na Lei do Passe Livre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
luizantonio-rj
2020-01-11 17:22:16Aumento de transporte público deveria ser feito a partir de auditorias independentes. A promiscuidade entre empresários do transporte e governos é nojenta!
Eduardo
2020-01-11 11:12:52Já tá bem claro que tipo de político é esse Ibaneis. Adivinhem o partido dele?
Aguia
2020-01-10 20:04:24Olhe bem a foto!... Tá na cara, né pô?!!!
LuisR
2020-01-10 14:51:27Sorte deles que aqui não é Hong Kong, além do mais Carnaval tá chegando logo!
Edmundo
2020-01-10 13:49:10Que governador? Será que não tinha tomado água?
Edna
2020-01-10 13:09:41É necessário verificar as planilhas das empresas de transporte e não reajustar além da inflação, e esclarecer todos os índices do cálculo da passagem. Transporte pesa na cesta das famílias de norte a sul.Mobilidade Urbana é o assunto de muitas conversas.