Sérgio Lima/ADPF

Atacada por críticos da Lava Jato, delegada pode ser a escolhida de Moro para a PF

05.11.18 15:36

Ao aceitar o convite para ser ministro do governo de Jair Bolsonaro, Sergio Moro deu de ombros para os ataques que, ele sabia, viriam em seguida. Resolveu enfrentá-los por entender que, no cargo, poderá amplificar os avanços obtidos pela Operação Lava Jato no combate à corrupção. Em breve, ao escolher quem vai comandar a Polícia Federal, o juiz deve dar mais um passo contra a corrente de críticas. O motivo está no nome de quem ele deverá, ao que tudo indica, convidar para o cargo. Pessoas próximas de Moro apostam que a escolhida será a delegada Erika Mialik Marena (foto), apontada pelos adversários da Lava Jato como símbolo dos supostos abusos da operação.

O futuro ministro evita falar sobre o assunto, mas há algumas razões que fortalecem o nome da delegada, atual superintendente da PF em Sergipe. O primeiro é que Moro deve escolher para o posto um dos integrantes da formação original da Lava Jato, cujo trabalho ele conhece de perto. Isso já torna a lista bem enxuta. Fazem parte do rol os delegados Igor Romário de Paula, Márcio Adriano Anselmo e a própria Erika. Corre por fora outro nome importante da equipe, o do delegado Luciano Flores. De todos, Erika Marena é apontada como a mais próxima do juiz.

Na própria Polícia Federal, e especialmente entre os que trabalharam mais proximamente com Moro, o nome da delegada vem liderando a bolsa de apostas. Durona e com larga experiência na investigação de crimes do colarinho branco, Erika Marena esteve à frente de algumas das mais importantes fases da Lava Jato. Quando deixou a força-tarefa, foi trabalhar em Florianópolis e atuou na operação que prendeu Luiz Carlos Cancellier, então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cancellier se suicidaria duas semanas depois da ação, que investigava suspeitas de desvio de recursos na universidade.

Apegando-se à participação de Erika na investigação sobre os desvios na universidade, os críticos da Lava Jato logo passaram a usar o suicídio do reitor para atacar a operação. A delegada sustenta, até hoje, que não houve qualquer ilegalidade ou abuso na ação. Caso ela seja confirmada para a direção-geral da PF, será um duro golpe de Moro naqueles que tentaram atacá-la mirando a Lava Jato. O juiz, de novo, será criticado. Mas, de novo, poderá dizer que decidiu por absoluta convicção.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Erika Marena merece o cargo de chefe da PF. O Reitor da UFSC Cancelier, suicidou-se por dever......pois quem não deve, não teme......ele é um comunista fanático ligado ao PTismo......seu único filho leva o nome de Mikail......homenagem ao líder comunista da antiga União Soviética, hoje Rússia, Mikail Gorbachow.......precisa desenhar?????

    1. Informe-se melhor. Ele foi denunciado pela ala de extrema esquerda da universidade, com quem rivalizava.

  2. Como diria o grande frasista político JMB, se os críticos da Lava-Jato não gostarem da indicação da delegada, é porque o ministro Moro acertou... 👏👏👏

  3. Vai em frente Moro. Deixe esses vira-latas esquerdopatas e corruptos emitir flatulências pela cloaca à vontade. Siga seu caminho pela verdade e correção!

  4. No Brasil, a culpa é sempre da polícia. Tenho 57 anos e jamais fui preso. Para isso, passei a vida sem cometer crimes. Simples assim. Essa gente que fica defendendo bandido tem crimes a esconder. Não há outra hipótese. "Ah, mas eu conhecia fulano!" Você pensava que conhecia. A PF passa meses investigado, grampeando, verificando ... e aí vem uma retardada dizer que tudo era fantasia?!?!?! Ah, vá ...

  5. Não houve abuso realmente? A prisão era necessária? Era necessário que o reitor ficasse nú diante dos policiais? As investigações subsequentes trouxeram elementos que corroboram com a culpabilidade do reitor? Por que a Crusoé não faz uma reportagem a esse respeito, se a moça é tão bacana assim. Tudo o que li a respeito ,vai na direção contrária.

    1. Li um resumo do relatório agora, Marcos. Parece que ele realmente fazia vista grossa para desvios de recursos. Mas veja, este é um relatório recente. Será que a prisão, no início da investigação, era coerente e necessária -- lembrando que foi revogada no dia seguinte. Tenho dúvidas sobre o caso e não sei se a delegada Érica teve participação direta na prisão. Acredito que se ela for chefiar a PF , seja interessante uma reportagem para esclarecer melhor o ocorrido.

    2. Vou pesquisar o que foi publicado sobre o caso mais recentemente. Li várias coisas na época, principalmente no Estadão.. Não me parece que havia necessidade do reitor ficar nú diante das autoridades. E diferentemente do que pintam por aqui - um reitor vermelho, na realidade, ele era perseguido por um grupo de extrema esquerda da universidade. Sobre o suicídio: ele iniciou um tratamento medicamentoso para depressão depois do episódio- em algumas situações, a pp medicação pode favorecer o s

    3. Acho muito triste alguém se suicidar - nem é preciso se estender nesta explicação. Mas o fato de uma pessoa se suicidar não a torna automaticamente inocente em relação a seus feitos. Judas Iscariotes que o diga.

    4. Cara Mônica. Cancellier ficou preso por um dia, um único dia! Solto, poderia - como qualquer cidadão - fazer valer o seu direito de defesa e, se fosse o caso, provar sua inocência. Você parece não saber mas o relatório da PF concluiu que havia um esquema criminoso que desviara 80 milhoes do MEC usando o EaD. Tudo com pleno conhecimento do então Reitor. Isso é crime, caso vc não saiba. Cancellier não foi indiciado porque morreu. Suicídio, por sinal, que nos faz lembrar do caso Celso Daniel.

    5. Bom dia! Desculpe mas dependendo de onde você leu não tem muita credibilidade.

    6. O que falta esclarecer nao eh o problema da prisao/crime. Se houve atuacao da policia, por si soh, ja coloca o sujeito sob seria suspeita de desvio. Suicidar ( e nao ‘suicidar-se’ ou ‘se suicidou’ por favor. Suicidar jah eh matar a si mesmo), eh um ato extremo e na maioria das vezes oriundo de um desequilibrio mental. A pergunta eh : o que um desequilibrado fazia na direcao de uma universidade? Alem, claro, de qual a razao de tal suicidio. Ao que me consta recentemente ninguem mais suicidou....

    7. Você deve estar lendo muita Foice de São Paulo, minha senhora...

    8. Que eu saiba até agora não apareceu nada que o incrimine.

  6. Moro precisa se respaldar compendias da sua confiança porque o objetivo maior é botar os bandidos na cadeia, tirando o Brasil do jugo das facções criminosas travestida de partidos políticos sem ter os registros no TSE cancelados, um absurdo!

  7. Moro tem o apoio principal: um presidente eleito com 57 milhões de votos, e o apoio do povo . Ponto. Será que os críticos entenderão o que quer dizer " governo DO povo, PARA o povo, PELO povo"????? Quem tem a consciência limpa NADA tem a t.e.m.e.r...rsrsrsrs

  8. Esperamos exatamente isso do JUIZ MORO, coragem no enfrentamento a essa quadrilha que dirigiu o BRASIL por todo esse tempo e que tanto prejuízo nos causou. Queremos todos respondendo pelos ilícitos praticados

  9. Bora Morao!!! Tem abrir as malas de Renan. Ah se fizesse o povao iria saber o que aconteceu nos bastidores do STF. Poe as barbas de molho seus canalhas. Moro nao vai uma pedra sobre pedra.

    1. Boa lembrança, observador. O Min. Alexandre deve estar usando as maletas como travesseiros processuais. Dormitando em berço supremo.

  10. Com a reconfiguração nos quadros da PF, aquele moleque do Segóvia tem que voltar para o Brasil e tomar sindicância interna. Não é possível que tenha se movido daquela forma toda, a mando do Temer, e ganhe promoção para Roma.

  11. Os oponentes e devedores sempre terão um motivo para contestar...se um se matou é porque sabia o que tinha feito...quisera que todos os demais se mirassem nesse exemplo de "macheza" e repetissem a dose.

  12. É um grande trunfo do Sérgio Moro e uma grande alegria para as FEMINISTAS deste PAÍS. Mulheres hipócritas essas feministas que estão caladas até agora não se rendendo a Janaína e Joice.

  13. Começamos a vislumbrar posições e decisões importantes sem o viés das indicações espúrias.. Começamos a ver a possibilidade de um BRASIL A SER PASSADO A LIMPO..

  14. Moro tem que fazer O importante e' que Moro faz seu trabalho sem consultar bandidos. Ele ja deu prova suficiente de sua integridade. So' bandido e' contra ele. Bandido tem que pagar pelo que fez e sem direito a opinar, como gostaria de fazer o politico mais corrupto da historia do Brasil: Lula.

  15. tem muito "jeitinho brasileiro" dentro de cada lar e família mas quando entrar em evidência o combate e punições de grandes crimes patrióticos voltaremos a ter orgulho da nossa nação e então corrigiremos nossa cultura e costumes. Rumo a ordem e progresso

  16. As nomeações a serem efetuadas pelo futuro Ministro Moro ,terão com certeza,apoio de todos os brasileiros bem intencionados.

  17. O Magistrado Sérgio Moro é um Estadista. Certamente, indicará uma pessoa proba. O resto, é o resto. Que se dane o PT e os seus puxadinhos - PSOL, PCdoB, PSTU,PSB e afins.

  18. Acho que essa delegada não tem nada que ficar se explicando para esses produtores de fake news. Acorda, doutora!! A população já sabe quem é quem..sabemos da sua retidão e se o outro lá. lamentavelmente, cometeu tal ato não foi por culpa da justiça que só estava cumprindo o seu papel.

    1. ... quem sabe se ele não foi “suicidado” para não delatar os comparsas ...

  19. Pessoal, Pediria que pudessem fazer um esclarecimento a respeito da Erika Marena e sua atuação em Floripa. O Elio Gaspari é um crítico permanente do que aconteceu com o reitor que se suicidou. Quase sempre aponta como culpada pelo gesto extremo a atuação da PF e com insinuação de culpabilidade à delegada. Para que ataques infundados não minem, desde já, o trabalho do futuro ministro. Um artigo ou reportagem ajudaria e muito a esclarecer os boatos, insinuações malévolas ou fundadas suspeitas.

    1. Quem acredita em Helio Gaspari, militante esquerdopata símbolo da má imprensa inverossímel!!

  20. Ví muito marmanjão cair em leito de hospital. Não foram machos como o Reitor, que tinha outras fraquezas que não usurpar o dinheiro público como meta sempre. Não é Garotinho? Então, se cuidem aqueles com roubaram as verbas que poderiam ser aplicadas nas construções e manutenções dos hospitais. A Chefona não é de brincar!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO