As razões da desistência de Joaquim

08.05.18 11:31

Três fatores são apontados por gente ligada ao ex-ministro Joaquim Barbosa como centrais em sua decisão de desistir da candidatura à Presidência da República.

Primeiro, a oposição de seu único filho, Felipe, jornalista freelancer no Rio de Janeiro. Ele nunca aceitou o plano do pai de entrar para a política.

Segundo, o incômodo de Barbosa com a devassa que ocorreria em sua vida. Nos últimos dias, parentes relataram a ele já estarem sendo procurados por jornalistas.

O terceiro fator é a resistência de Barbosa em deixar a boa vida privada que levava para virar um homem público. Com apartamento no Leblon, no Rio, e no Jardim Paulista, em São Paulo, além de viagens frequentes ao exterior e um trabalho relativamente tranquilo, em que faz pareceres jurídicos pelos quais não cobra menos de 200 mil reais, partir para uma renhida disputa eleitoral significaria abdicar da rotina de conforto e privacidade.

Mas o PSB ainda vai insistir. Tem até agosto para convencê-lo novamente. O problema é que Barbosa agora sofrerá também o assédio de outros personagens do jogo que vão tentar obter seu apoio pessoal — em especial de Marina Silva, em tese a maior beneficiária dos seus votos.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostaria de saber a forma mais fácil de acessar a revista. Pode se pela App Store? Só estou conseguindo entrar pelo Google

  2. A Marina é PT mais do mesmo .Não tem estrutura para Presidente e o BRASIL está na UTI e ser atendido por uma auxiliar ê enterrar o que sobrou

    1. PSB é o que? Só existem 2 partidos hoje que podemos contar: PSL e o NOVO

  3. Para os deslumbrados abaixo: vivenciei a lista de indicação dos candidatos à vaga de ministro na época. Só posso afirmar que a condição era a de ser negro e de alinhamento cego (CEGO) ao PT. Lamento informar, mas, o mensalão foi um teatro, além de afastar o Dirceu que já estava de olho grande na presidência e, diversamente do poste Dilma, tinha pensamentos próprios.

  4. Se no cargo de ministro o JB não aguentou a pressão, imagina como candidato onde a vida do sujeito é revirada do avesso ? Se ele queria paz na vida, tomou a medida certa.

    1. Ajudar? O cidadão é petista até a medula, ou seja, do mesmo partido que arrasou o país e que fez teatro de probo para, na verdade, livrar os graúdos do mensalão. Acorda, livramo-nos de uma bela porcaria!

    2. Você trocaria a vida confortável, com um salário de ministro aposentado de 30mil, mais os apartamentos que possui pra conviver diariamente com uma corja que está tentando roubar o tempo todo? E vamos falar a verdade... Mesmo que ele quisesse ser um excelente presidente, não conseguiria fazer nada, pois sem diminuir o tamanho do Estado, esta M... Não vai melhorar.

  5. O Joaquinzão sentiu que, toda e qualquer referência a palavra "esquerda" hoje no Brasil, é sinônimo de anátema, blasfêmia, maldição, imprecação e injúria. Com certeza, nessas próximas eleições, todos os candidatos socialista/comunistas serão varridos do mapa. Aí, Joaquinzão como esquerdopata convicto, resolveu VAZAR enquanto é tempo.

    1. E usufruir de sua aposentadoria nababesca, porém merecida, como todo e qualquer bom capitalista.

  6. Quanto ao Min. Joaquim Barbosa, se for verdade a desistência em concorrer, acho o pacote de vida pessoal dele muito bom e confortável. Não dá pra se meter nessa roubada presidencial em um país desintegrado na economia, política, ensino, saúde , segurança , infra estrutura e o resto todo ...

  7. Diante do desmanche do Brasil, tenho pensado que pode até não haver eleição. Nem candidatos temos , até os políticos estão com pé atrás.

  8. Um jurista notável. Pioneiro na gigantesca luta contra o câncer da corrupção que produz metástases e aniquila o País, mas totalmente despreparado e desprovido da têmpera necessária para retirar nossa Nação da UTI da corrupção

    1. Também acho. Deve ter o rabo preso e desistiu justamente após a captura dos doleiros. Vamos esperar pra ver.

    2. Em parte você esta certo. Mas pioneiro contra a corrupção não. Lembre-se, foi Lula que o indicou. No mensalão ele livrou descaradamente o "padrinho", bem como "aliviou" pro Dirceu e pro Genoino (angú da mesma panela).

  9. Marina Silva pode pendurar as botas pois já perdeu 70% do seu eleitorado da última eleição em decorrência da sua indefinição em relação ao lula e Pt.

    1. Mudar a cara do país? Ele é petista desde que nasceu. Onde você estava na época do mensalão, quando a "função" dele era aliviar pra quem pudesse, mas fazendo um belo teatro para enganar incautos?

  10. A crise moral, econômica e política do Brasil não se resolve com Salvador da pátria. Só se resolve pela consciência da razão pautada na realidade dos fatos sem o status quos de personagens sem conhecimento de uma política verdadeiramente voltada para os valores de quem realmente produz, não de oportunistas que vivem de discurso sofista a fazer lavagem cerebral aos incapacitados de compreenderem com a cabeça e não com o estômago como o próprio Lula disse

  11. Mas que espetáculo, 200k por parecer jurídico. É não é apenas apertar um parafuso é saber qual deles deve ser apertado.

  12. Todos os argumentos são válidos, mas reveladores de uma personalidade medíocre, de índole burocrática, imatura e incapaz de pensar grande, como a ministra Luislinda. É melhor assim: pessoas assim não servem para a política. Não passa de um deslumbrado com a notoriedade. Vai se arrepender quando perceber que perdeu o bonde da história.

  13. Ele viu que as condições da polítca partidária não mudaram nada.Os elementos ,comportamentos são tradicionais.A lava JATO é ignorada. Só uma mão forte pra acabar com a corrupção.Punhos de rendas não resolvem.

  14. Ele viu que as condições da polítca partidária não mudaram nada.Os elementos ,comportamentos são tradicionais.A lava JATO é ignorada. Só uma mão forte pra acabar com a corrupção.Punhos de rendas não resolvem.

  15. Acaso as 1ªs impressões sobre o funcionamento de uma estrutura partidária tenham sido mesmo a causa oculta para a sua desistência, a leitura de Simone Weil - ‘Note sur lá suppression générale des partis politiques’ - é um reconforto. A pureza das idealidades, contanto não perdida de vista, não se macula pela turbidez das realizações.

  16. Joaquim Barbosa vai ficar na história como relator do Mensalão, primeiro processo a resultar em condenação de políticos, poderosos e endinheirados. As pessoas esquecem que ele foi o precursor da Lava Jato, que fez um trabalho duríssimo tendo como opositores, dentro do próprio STF os de sempre Lewandowski e Toffoli. Não o vejo com perfil de presidente de um país. Quem não reconhece o valor de Joaquim Barbosa para o país, está totalmente por fora de tudo.

    1. Concordo. O adimiro pela batalha que foi o mensalao e resultou no precedente que viabilizou a Lava Jato. Aos que dizem que ele livrou o Lula, lembrem-se que o ele nem chegou a ser acusado pela PGR e, se na Lava Jato foi super dificil enquadrar o sujeito, imagina com ele na presidencia. No mínimo ia melar tudo. A noticia de hj me decepciona um pouco, pois apesar de algumas duvidas qto a capacidade política e temperamento do JB, se a eleição fosse hoje ele seria a minha opção. A única.

  17. A bem da verdade Barbosa,não reune as condições totais para a Presidencia.Forte na area da credibilidade,embora com algumas restrições por falta de personalidade em situações estressantes,peca muito na Articulação Politica.Falta a ele uma cintura de coesão,pela sua forma arrogante de expressão interpretada pelo Povo .Não ganharia,e preferiu nao desgastar sua imagem em uma campanha,buscando manter sua estabilidade financeira e psicilogica.Desta forma comprovou sua falta de garra para a Função.EA

    1. Vdd. Barbosa é apenas um socialista que acredita no socialismo. Ledo.

  18. Não precisamos de mais aventureiros na política. Os candidatos devem ser fruto de partidos com programas claros e seus programas de governo precisam derivar claramente dos programas partidários, aos quais devem se submeter incondicionalmente. Quem não fizer isso, é apenas mais um aventureiro, entre as dezenas que temos.

    1. Você tem razão, os candidatos deveriam apresentar programas sérios, porém não acredito que veremos isto. O debate será provavelmente mais parecido com briga de rua, como tem sido. Não existem partidos que tenham como objetivo o desenvolvimento do país e melhora de qualidade de vida do povo, na minha opinião.

    1. Qual deles não tem malfeitos? Malfeito é "criação" da Dilma como eufemismo de crime. A maioria tem crimes nas costas.

  19. Eu acho que é o melhor que ele faz é desistir da candidatura. Não necessariamente um bom médico, um bom engenheiro ou um excelente juiz, dentre outros, seja um bom político, estadista ou um presidente da República. Não vejo nele nenhum dom para governança, além de lhe faltar experiência política e administrativa. Daria com os burros n'água.

    1. Concordo c/ você Angelo. Não vejo Joaquim Barbosa como político. Já prestou serviço ao Brasil como relator do mensalão, o primeiro processo a render condenação para políticos, poderosos e endinheirados.

  20. Já comentei no Antagonista, mas pra falar mais seriamente, não consigo imaginar o referido desmontando e construindo uma nova máquina séria para o destino de uma bicicleta, de um país então!

  21. Depois da destruição em todos os níveis promovida pelo PT e seus asseclas quem vai ser "macho" para pegar esse abacaxi ?? Só "Aço" para resolver isso, vamos lá generais !!!

    1. Todavia como o tempo é precioso eu acredito que com CORREÇÃO e FORÇA teríamos ORDEM e consequentemente poderíamos obter algum PROGRESSO.

    2. É um erro esperar um salvador da pátria. Criamos uma fantasia de que os militares, como modelo de correção e força irão "endireitar" o país. Todos nós brasileiros é que vamos, ou não, salvar a pátria, e não vai ser em 4 ou 5 ou 8 anos! Seria esperar demais de um único ser humano!

  22. pois acho que fez bem em não embarcar na ceara política. é um excelente jurista, combalido, combativo — haja vista as arengas que enfrentou (-e venceu!-) com seus pares no STF, a força que possui enquanto homem do direito. mas como homem da política seria uma dúvida, simplesmente imprevisível de saber se ia ou não ser bom no jogo das cascavéis do distrito federal.

    1. Concordo! Ele já prestou serviço ao país como relator do mensalão.

  23. (...CONTINUAÇÃO...) Mas, por enquanto é isso aí, Barbosão! Estou como voce: prevalece essa minha decisão definitiva atual, segundo a qual, a minha pretensão hoje é não ser candidato a nada. Entendeu? Ah! Não se esqueça: apenas por enquanto essa é a minha pretensão! Pois, amanhã, será um outro dia, em que poderei ter novas decisões! E pq não? Abração, Joaquinzão! Tamos juntos! Juntos na mesma decisão!

  24. Aí, Joaquim Barbosa? Eu também decidi. E está decidido. Definitivamente decidido. Decidido que decidi não pretender ser candidato a cargo algum. Agora, claro, mais pra frente, quem sabe, poderei, perfeitamente, decidir se passarei a pretender ser candidato. E até, na sequencia, se tudo correr a favor, quem sabe né? Eu decidindo se serei mesmo candidato a alguma coisa? (CONTINUA...)

  25. Esse cara não engana ninguem, tem telhado de vidro e saitia arrasado da disputa e frouxo para uma campanha eleitirsl no Brasil.

  26. Ninguém sabia mesmo o que ele pensava ou queria para o Brasil. Nesse contexto, seria uma aposta altamente arriscada quando o país precisa de estabilidade.

    1. Além da saúde "sempre debilitada" que o impediria de trabalhar cedo ou tarde terminando na tragédia de sempre de terminarmos sendo governados por um vice como rotineiramente tem acontecido desde o fim do regime militar!

  27. Falso reformista, destemperado e boa vida (no bom sentido). Difícil interlocução com o Congresso, teria q entrar no velho esquema de toma lá da cá. Previdência e fiscal, mesmo que quisesse, não conseguiria fazer o mínimo necessário. Possíveis eleitores dele buscavam o combate à corrupção, assim como boa parte do eleitores de Bolsonaro clamam por segurança pública. Melhor assim, um a menos para embolar a corrida eleitoral.

  28. Um cavalo de Troia da esquerda a menos, por enquanto. Todo cuidado é pouco. Da mesma forma que Huck fintou que ia, mas não foi, Barbosa agora diz que não vai, e depois acaba indo.

  29. Esse cara já mostrou e muito que sua vidinha está em primeiro plano, prá quê mudar...a carreira pública exige vocação é coragem!

  30. Aquele velho ditado "quem não deve não teme", não cabe a políticos, juízes covardes e empresários amigos de políticos. Com isso... salve Bolsonaro! 😉

  31. Boa tarde. Falta mostrar um pouco melhor acerca do efetivo posicionamento político do Ministro Joaquim Barbosa máxime tendo em conta o fato de que apesar dele ter sido nomeado pelo presidiário e ex-presidente Sr. Luis Ignácio da Silva, ao que tudo indica, parte da esquerda via a sua candidatura com bons olhos. Lembremos que a derrocada morro abaixo do PT se deu, ou melhor, teve início com o processo do mensalão.

    1. É verdade. Ele fez excelente trabalho como relator do mensalão, que condenou o até então todo poderoso José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Marcos Valério e outros.

  32. Covardão como já demonstrou ser e, provavelmente, com assuntos a esconder, é natural que corra do páreo. Esta disputa atualmente não é para qualquer um. Além do que é uma pessoa preconceituosa e arrogante que usa sua cor para se vitimizar!!! O melhor mesmo é continuar na sua vidinha tranquila e faturando suas palestra. Não é o candidato que o Brasil precisa no momento.

  33. O Ego desses caras é muito grande. Nunca teriam êxito em aguentar o tranco da loucura que vira a vida de um candidato. Arregou.

  34. Faz bem em não participar, pois tem muita coisa contra é será mesmo uma devassa em sua vida. Agora!!!!!! Espero que ele não apoie ninguém, principalmente a Marina.

  35. Eu não estava mesmo levando fé que ele iria segurar essa roubada até o final. Se não era a onda dele, melhor mesmo que sai agora. A questão agora é: e agora, José? Não tenho absolutamente nenhuma empatia com nenhum dos candidatos que aí estão. E também não acredito que daqui até as eleições surja algum nome que seja viável e que aceite a roubada que terá pela frente. Acho que estou começando a acreditar que Bolsonaro de fato tem chance sim de levar essas eleições. Não com o meu apoio, mas tem...

  36. Rabo preso que fala? Mais um esquerdista... Espero que tenha desistido mesmo! Quanta a alegria da Marina Eterna Petista Lula Silva??? Meu voto nunca teve e nunca terá! Molusco2

  37. Em verdade vos digo: menos mal o Barbosão não querer entrar nessa gelada" de ser presidente da república (com minúsculas mesmo). Deixar o "dolce far niente" da sua vida privada pra tentar endireitar essa "banana republic", sem jeito, seria um tiro n'água. Este mal encargo só serve mesmo pra "aventureiros" e outros quejandos pois sabem de antemão que só resta um medida pro Brasil-sil-sil- devolver pra Portugal e ainda pedir desculpas pelos "estragos".

  38. Enfim o bom senso se debruçou sobre Joaquim. Largar a boa vida para ficar nas mãos de políticos realmente deve ser terrível! Ele não tem perfil. Não tem competência. Além do quê, é muito de esquerda. O Brasil tem que se livrar dessa gente.

  39. TEVE A CHANCE DE DESEMPENHAR UM RELEVANTE PAPEL NO STF QUANDO DO JULGAMENTO DO "MENSALÃO" E SE ACOVARDOU. FUGIU PARA MIAMI. MELHOR QUE FIQUE POR LÁ.

  40. Quem é lucido sabe que nem Joaquim Barbosa e sequer Marina Silva levam vantagem nessa eleição, e nao sao os dois o que o povo quer. Bolsonaro leva muita vantagem. Bolsonaro expõe atualmente o pais de uma maneira mais informativa. Bolsonaro possivelmente ganhe no 1o. turno. Eu o vejo como eu fanático pelo Brasil.

  41. Teríamos um dos melhores e mais bem preparados candidatos de nossa história. Ética inconteste, estofo intelectual e simbolismo popular. Corrigiríamos, enfim, os nossos desacertos e ilusões enquanto titulares de nossos destinos, reencontraríamos, quem sabe, o significado unívoco de nação. O futuro do pretérito não pode ser a sina brasileira a substituir a de país do futuro.

  42. Sábia decisão! Não tem perfil político, é extremamente arrogante, e como Ministro só esteve na Suprema Corte porque vivemos do mundo do politicamentecorreto.

  43. Assim como Joaquim Barbosa, outros atores devem sair de cena pelo mesmo motivo. O preço a ser pago pelos candidatos, que inclui a família e os negócios, é demais pra cidadãos comuns.

  44. E agora José? Geraldo e Ciro nunca, Marina não me convence. Irei pela direita, rumo à intervenção militar com o outro JB. Fui do PCB, fazer o quê? Tá uma zorra o país.

Mais notícias
Assine agora
TOPO