As novas tarifas de Trump sobre produtos farmacêuticos
Também serão taxados caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira, 25, a aplicação de tarifas de importação de 100% sobre produtos farmacêuticos de marca ou patenteados.
A cobrança começa na próxima quarta-feira, 1º de outubro.
Segundo Trump, serão liberadas das tarifas as indústrias que estiverem construindo fábricas nos EUA.
"A partir de 1º de outubro de 2025, aplicaremos uma tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado, a menos que uma empresa ESTEJA CONSTRUINDO sua fábrica de produtos farmacêuticos nos Estados Unidos. 'ESTÁ CONSTRUINDO' será definido como 'em construção' e/ou 'em construção'. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver sido iniciada. Agradecemos a sua atenção!", escreveu Trump na rede Truth Social.
A medida não se aplicará aos medicamentos genéricos, que representam a maioria das importações americanas no setor.
A União Europeia afirmou nesta sexta, 26, esperar que governo americano cumpra o acordo alcançado em agosto para limitar as tarifas sobre os produtos do bloco a 15%.
"Este teto tarifário claro e abrangente de 15% para exportações da UE representa uma apólice de seguro de que não surgirão tarifas mais altas para os operadores econômicos europeus", disse o porta-voz comercial da UE, Olof Gill.
Caminhões, móveis e artigos de cozinha e banheiro
Além de produtos farmacêuticos, também serão taxados caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro.
"Aplicaremos uma tarifa de 50% sobre todos os armários de cozinha, móveis de banheiro e produtos relacionados a partir de 1º de outubro de 2025. Além disso, cobraremos uma tarifa de 30% sobre móveis estofados. O motivo disso é a 'INUNDAÇÃO' em larga escala desses produtos nos Estados Unidos por outros países. É uma prática muito injusta, mas devemos proteger, por questões de Segurança Nacional e outros motivos, nosso processo de fabricação. Agradecemos a sua atenção!", disse Trump.
"Para proteger nossos Grandes Fabricantes de Caminhões Pesados da concorrência externa desleal, imporei, a partir de 1º de outubro de 2025, uma tarifa de 25% sobre todos os "Caminhões Pesados (Grandes!)" fabricados em outras partes do mundo. Portanto, nossos Grandes Fabricantes de Caminhões de Grande Porte, como Peterbilt, Kenworth, Freightliner, Mack Trucks e outros, estarão protegidos do ataque de interrupções externas. Precisamos que nossos caminhoneiros sejam financeiramente saudáveis e fortes, por muitos motivos, mas acima de tudo, por questões de Segurança Nacional!", acrescentou.
Leia também: Para Trump, o forte não precisa se desculpar com o fraco
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)