As Kardashians da Havana
Netos dos ditadores cubanos Fidel e Raúl Castro esbanjam carros de luxo e viagens ao exterior em publicações nas redes sociais
Ao derrubar o ditador Fulgêncio Batista em 1959, Fidel Castro prometeu, sob a bandeira do comunismo, prezar pela justiça social em Cuba.
"Jamais nos verá o povo com uma imoralidade, nem outorgando um privilégio a alguém, nem tolerando uma injustiça, nem roubando, nem enriquecendo-nos, nem coisas parecidas; porque o poder o concebemos como um sacrifício", discursou Castro na Havana, dias após a derrubada de Batista.
Passaram-se mais de 60 anos e, além da desigualdade decorrente de estagnação econômica e política monetária desastrosa, os descendentes do ditador se consolidaram na elite.
Alguns deles ainda ostentam sua vida de luxo, pelo menos entre seus amigos nas redes sociais, comparável às Kardashians.
Em agosto do ano passado, por exemplo, o site de notícias AméricaTeVé, voltado à comunidade cubana em Miami, divulgou imagens e vídeos pessoais de Raúl Guillermo Rodríguez Castro (foto), neto de Raúl Castro (foto).
O conteúdo, provavelmente datado da década de 2000, mostra El Cangrejo, como é conhecido Raúl Guillermo, com suposta ex-namorada e amigos em um iate.
Há também uma mesa de café da manhã com fartura de bacon, torta, queijos e frutas.
Outro ostentador do clã é Sandro Castro Arteaga, neto de Fidel.
Um vídeo do jovem de cerca de 30 anos dirigindo uma Mercedes Benz em alta velocidade se disseminou nas redes sociais no início de 2021.
Com a repercussão negativa, ele publicou um vídeo no Instagram com pedido de desculpas e alegando que o veículo seria emprestado de um conhecido.
Apesar da Mercedes, supostamente emprestada, aquele que é tido pela imprensa latinoamericana como o neto favorito de Fidel é Antonio Tony Castro Ulloa.
Tony, que tem menos de 25 anos, também ostenta nas redes sociais, com imagens de viagens a Paris e Barcelona. Ele viaja ao mundo como modelo.
A vida dos netos dos irmãos Castro lembra aquela das irmãs Kardashians, celebridades americanas que lucram sobre a própria ostentação.
A diferença é que elas representam a desigualdade em uma sociedade livre; eles, a hipocrisia de uma ditadura comunista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Manoel
2023-05-01 21:50:27É o que todo mundo quer... Fazer uma boquinha grátis... cartão corporativo para mim, minha família e meus cupanheiro. Prisão em segunda instância Já! Voto distrital misto Já !
Franco
2023-05-01 13:25:11Esfrega na cara da esquerda Janja, o sofá, o salário milionario na Itsipu, sem ter competência pra isso. EXPLICA PT, EXPLICA GLEISE, EXPLICA ZE CUECA
Amaury G Feitosa
2023-05-01 10:12:56Nenhuma diferença no país dos insanos e esquizofrênicos fanáticos .. os filhos de quem mesmo são hoje miliardários neste galinheiro? os meus? os seus? adivinhem de quem ... haja lixo e jerimum no reverso de tanto otário.
Delei
2023-05-01 09:38:26Vivem o sonho de todo dirigente esquerdista. Da miséria da população fazem suas riquezas e regalias. Corja.
Maria Lúcia Morais
2023-05-01 01:23:05Sim, a família do Lula@drao tem muita coisa de semelhante ! É a hipocrisia do PT
João Darcy da Rocha Júnior
2023-04-30 21:18:47Os sinais de enriquecimento ilicíto dos Castro lembram os da família do Lula. Mesma coisa.