Divulgação/OAB

As eleições na OAB e o impeachment de Bolsonaro

11.07.21 16:06

O calendário das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil pode ser um empecilho para a aprovação de um eventual pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro na entidade. Isso porque um posicionamento a favor ou contra o processo pode impactar nas bases eleitorais de presidentes das seccionais da entidade. Muitos deles disputam a reeleição e preferem ficar em cima do muro em relação ao tema antes do pleito.

A votação do tema deve se iniciar em uma sessão extraordinária do pleno da OAB no próximo dia 20. As eleições das seccionais estão marcadas para novembro. O temor dos presidentes das seccionais é de que um posicionamento cause a perda de apoio. Eles têm demonstrado descontentamento com a votação antes da corrida eleitoral.

Além disso, ainda há uma minoria barulhenta de bolsonaristas entre os conselheiros federais da OAB, que fazem comentários mais ácidos em relação ao presidente da entidade, Felipe Santa Cruz. Em razão de um desses embates, recentemente, Santa Cruz deixou grupos de WhatsApp formado por conselheiros.

“Eu apenas pautei o pedido de mais de 30 conselheiros. Agora falará a democracia e a consciência de cada um. Sou um democrata, seria até estranho virar um engavetador de debates”, afirma o presidente da OAB.

A Crusoé, Santa Cruz afirmou ter apenas deixado os grupos com advogados para fazer uma “gestão mais racional” de seu tempo. No entanto, conselheiros afirmam ser visível seu incômodo com a agressividade dos comentários.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se naturalmente já falam mal dos advogados, imaginem o que vão falar de advogados bozonaristas ou lulistas! É a mistura do ruim com o horrível ou do ruim com o terrível. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Felizes ficam os grandes escritórios, normalmente liderados por amigos ou mulheres ou filhotes dos ministros e desembargadores dos Tribunais.

    1. E o Cruz Credo usa a morte do pai para se promover e se preciso mata a mãe ,tudo pelo “estado democrático “…

  2. Colhe o que planta. Se não tivesse trazido a política para a OAB Federal e para seus escritórios, no caso PT, não xingasse advogadas, e não se abracasse com o prefeito do Rio, não teria agora que lidar com bolsonaristas. OAB não representa advogados.

  3. E uma pena, sou contra o Santa Cruz, que levou o PT para a OAB e gostaria que a OAB apoiasse o impeachment do Bolsonaro. Sou advogado e penso que a nossa eleição não vai interferir .

    1. Ivaldo, tu estás completamente enganado! Existem sim lulistas e bozistas!

    2. Na OAB não tem essa de Lulistas, de PT ou Bolsonaristas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO