Ministro argentino condena invasão russa na ONU, apesar de Cristina Kirchner
O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero (foto), condenou no Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta segunda, 28, a invasão da Ucrânia pela Rússia. “Não é legítimo recorrer ao uso da força e violar a integridade territorial de outro estado como forma de resolver um conflito. As guerras preventivas são repreensíveis porque...
O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero (foto), condenou no Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta segunda, 28, a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Não é legítimo recorrer ao uso da força e violar a integridade territorial de outro estado como forma de resolver um conflito. As guerras preventivas são repreensíveis porque não são lícitas. A diplomacia existe para discutir as coisas”, disse Cafiero.
"A Argentina reitera o pedido feito à Federação Russa para que cesse imediatamente com o uso da força e condena a invasão da Ucrânia, bem como as operações militares em seu território", disse o ministro.
Foi a primeira vez que o governo argentino usou as palavras "condenar" e "invasão" para referir-se à guerra da Ucrânia.
"Cafiero responde diretamente ao presidente Alberto Fernández. O que ele falou na ONU é o que defende o presidente", diz o cientista político argentino Patricio Giusto, da Diagnóstico Político, em Buenos Aires. "Cristina Kirchner não pensa assim. Ela detesta Cafiero e queria ele fora do governo."
A vice-presidente Cristina Kirchner não considera a guerra como uma invasão e, nas redes sociais, fez uma estranha comparação com a Guerra das Malvinas, em 1982.
A Argentina acaba de assumir a presidência do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Além da reunião nesse conselho, a ONU inicia nesta segunda um encontro extraordinário da Assembleia Geral, a pedido do Conselho de Segurança. Nesta reunião mais ampla, com a participação de 193 membros, o Brasil e todos os demais terão de se posicionar no conflito.
O presidente Jair Bolsonaro tem dito que o Brasil manterá a neutralidade. "A meu entender, não vamos tomar partido. Vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível pela busca de uma solução", disse Bolsonaro. "Deixo claro que o voto do Brasil não está definido ou atrelado a qualquer potência. Nosso voto é livre e será dado nessa direção. Para nós, a questão dos fertilizantes é sagrada."
Assim como Cristina Kirchner, Bolsonaro até agora não condenou a invasão russa da Ucrânia. "É uma insólita coincidência", diz Patricio Giusto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2022-03-01 13:08:25Cristina e Bolsonaro dividem a mesma opinião! Tal qual Lula! Novidade nenhuma.
Juerg
2022-03-01 09:24:33Cristina Kirchner não vale cuspe de cachaceiro!!
LUCIANO
2022-03-01 09:03:18Um presidente com dificuldade cognitiva severa. Em um momento dramático da humanidade, a preocupação central do simpatizante de Putin é com os fertilizantes. Em que portos e com qual dinheiro ele imagina que vá efetuar esta ação comercial ? Estamos falando de guerra, vidas humanas, democracia, … o Brasil NÃO pode ter Bolsonaro ou Lula na presidência. Pensem ! Pelo amor de Deus !!!
Monica
2022-03-01 08:58:31Não entendi como o STF não mandou o Putin parar com isso. Afinal eles se metem em tudo, só não fazem o que são pagos pra fazer. Julgar e condenar os corruptos.
Marcello
2022-02-28 15:11:17Bolsonaro, Putin e Lula, tudo a ver! Tranqueiras de mesma estirpe!
PAULO
2022-02-28 14:44:24Quero saber a posição dos ministros do Brasil. Sabemos que eles são neutros e nefastos para o país. Também são neutros nesta Guerra Suja? MORO PRESIDENTE 🇧🇷
PAULO
2022-02-28 14:36:041- Este pessoal da esquerda caquética, apoiam a Guerra do Putin, mas são contra o estrupo. A UCRÂNIA FOI ESTRUPADA PELO PUTIN. Bolsonaro pelo menos é coerente, pois falou que ñ ESTRUPARIA a petista Maria do Rosário, porque ela ñ merecia. Então os aloprados bolsonaristas, diferentes dos cretinos petistas, podem equacionar melhor em suas mentes limitadas e doentias, o conflito no leste europeu. Para eles, a Ucrânia merece ser estrupada.
MARCIO
2022-02-28 14:33:54Nero sempre foi apoiador do chavismo, não é surpreendente ele estar do lado dessa gente
Valdemar Katayama Kjaer
2022-02-28 14:07:19A questão dos fertilizantes é sagrada pro Bolsonaro…a vida dos bebês ucranianos, não. Aborto pós natal é isso aí.
Delei
2022-02-28 12:15:34P oaís continua com a desorientação característica do Pangaré Sociopata.