Adriano Machado /Crusoé

Aras rejeita inquérito contra Bolsonaro por cloroquina

11.03.21 07:24

Augusto Aras afirmou ao Supremo Tribunal Federal que abriu pelo menos quatro apurações preliminares para analisar o papel de Jair Bolsonaro e de ministros na difusão da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19. O procurador-geral da República, no entanto, se posicionou contra a abertura de um inquérito para investigar formalmente o presidente pela promoção dos medicamentos.

Aras entregou a manifestação à ministra Rosa Weber nesta quarta-feira, 10, em resposta a uma notícia-crime apresentada pelo PDT. Na peça, o partido pede que Bolsonaro seja investigado pela suposta “prática dos crimes de emprego irregular de verbas públicas e perigo para a vida ou saúde de outrem”, previstos no Código Penal, e pela “dispensa de licitação para a produção de comprimidos de cloroquina”.

Para embasar a notícia-crime, a legenda mencionou a produção de 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina, discursos de Bolsonaro e o lançamento pelo Ministério da Saúde do aplicativo TrateCov, que, antes de ser retirado do ar, indicava o “tratamento precoce” a pacientes com sintomas que poderiam ou não ser decorrentes da infecção pelo novo coronavírus.

Ao STF, Aras afirmou que todos os “fatos narrados já são de conhecimento da PGR”. Por isso, segundo escreveu, o órgão instaurou o que, no jargão jurídico, se chama “notícia de fato”. Nesta etapa, os procuradores levantam informações preliminares para avaliar se há um mínimo embasamento para a ampliação da investigação.

Com as apurações ainda em andamento, o PGR disse que, “caso surjam indícios mais robustos da possível prática de ilícitos pelo requerido (Bolsonaro), serão adotadas as medidas cabíveis”. A decisão cabe a Rosa Weber.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O q poderíamos esperar desse pior PGR q já não tivemos? Ele matou a lava jato, persegue os procuradores, segue o q manda JB o genocida. Tá de olho na vaga do STF e não a vai colocar a perder aceitando o q seria óbvio, processar JB por estimular a população a tomar um remédio não recomendada pela OMS.

  2. Só imbecil toma remédio controlado sem receita médica. Presidente não é médico, se o médico dele recomenda ele pode tomar. Se seu médico recomendar a escolha é sua, assim com qualquer medicamento. O responsável é o médico. Rezar não cura covid, mas muita gente reza............

  3. No Brasil , quanto mais provas ( não indícios ) existem , mais chance do vagabundo se livrar da investigação . Se dezenas de vídeos e áudios do suposto Presidente da República , enaltecendo remédio inútil para tratamento imaginário , não é prova , o que será então ?

  4. Fico a cada dia um pouco mais indignada de ter q pagar o SALÁRIO de gente como esse aí.. Mtos são pró-forma.. nesse gov.. mtos mesmo.. só q tem uns q não estão mais sequer se dando ao trabalho de fingir. Com o SALARIÃO q recebem, no mínimo dos mínimos deveriam ter a decência de fingir q atuam. Mas nem isso. No circo, sustentado com o q produzimos por meses de trabalho, agora, sequer há malabaristas. Só uma claque de palhaços está funcionando.

  5. O que chama a atenção é a subserviência do Bolsonaro ao Lula. Colocou um capacho do PT na PGR. Colocou um capacho do Centrão, grupo de larápios que amam o Lula, no STF, que até agora só tomou decisão a favor do Lula. Se é o Lula que manda de fato, para que serve o Bolsonaro? Para matar os velhinhos, fazendo assim uma reforma da previdência efetiva, na base do genocídio? Bolsonaro é o Aécio Neves do Lula, nunca foi um adversário, é um capacho.

    1. Quem sabe o futuro o mostre como vice de lullll. Ninguém mais acha isso impossível.. Os discursos são idênticos.. as ações idem.. Única coisa q brigaria ali seriam os egos.. mas.. qto a isso bolsonaro já demonstrou q não é tão exigente.. mandando os filhos espalhar - como se fosse menininhas bandeirantes -, q ele sempre lutou pela vacina, ele demonstrou q aceita qquer coisa pra manter a boquinha.. então, nada é impossível..

  6. Tá tudo dominado, inclusive na PGR bolsolulista...só a pandemia mesmo vai derrubar Bozo...a única consequência razoável da tragedia sanitária que nos assola

  7. Será que alguém esperava que o procurador que foi escolhido fora da lista da categoria, aceitasse alguma coisa contra bolsonaro, o mais triste para nós baianos é que este individuo é baiano

  8. Caso surjam indícios mais robustos de possível prática de ilícitos? Em qual mundo este néscio vive? Impressionante. Provas e que não faltam! Basta juntar e mandar prender o Bozo!

  9. O médico e cientista Cap Clorô tem que parar de recomendar o uso dessa droga não só ineficaz como perigosa. Não é indicada para combater a gripezinha. A repetição de uma falácia não torna o medicamento eficaz, boca-de-burro.

  10. É lamentável mas isso já era esperado dele. Foi posto lá p isso. Por essas e outras q ano q vem meu voto vai p qq um que chegar no 2º turno contra Bolsonaro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO