Adriano Machado /Crusoé

Aras pede ao STF abertura de inquérito contra Pazuello por colapso em Manaus; Bolsonaro é poupado

23.01.21 17:55

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu neste sábado, 23, ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para apurar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação à situação de Manaus, onde o sistema de saúde colapsou nas últimas semanas. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, foi poupado. O pedido foi feito com base em representações encaminhadas à PGR por partidos políticos.

“Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado, o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial”, escreveu o procurador-geral.

Como primeira providência, Aras pediu ao STF que interrogue Pazuello e encaminhe os autos à Polícia Federal para a adoção das “medidas investigativas cabíveis”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vai aí um combinado para livrar o chefe maior. Boi de Piranha. Mas ele merece e um General que recebe ordem de um Capitão. Depois vão arrumar um cargo qualquer em empresa estatal conselheiro e aí um salário bom e com mordomia

  2. Nossa só da esquerdistas nos comentários Todos baratas tontas menosprezam a própria família com certeza, pergunte a eles e receberá as confirmações. Cuidado para não ser expulso se é que já está

  3. Este ministro merece responder pelos desmandos do Bolsonaro,pois,se tivesse hombridade teria pego o boné e pulado fora,está mostrando o que seria se tivéssemos um governo composto por militares. Chega,#forabolsonaro.

    1. Esquerdista não toma vergonha na cara ! E não deve gostar da própria família , aliás deve ser um estranho no ninho ou um alienígena 👽

  4. O Gal. é quem cumpre as ordens do Capitão. Se fosse um tribunal de guerra o primeiro a ser condenado, é quem dá as ordens ou seja o comandante

  5. Confirmado, teremos novo ministro da saúde, o Mito vai aplicar sua jogada característica, descarregar sua responsabilidade por atos negativos nas costas de algum capacho. Desta vez o escolhido é o Gral Pazuello e já providenciou para que seu "capacho mor" o PGR Aras, inicie o devido processo de fritura de maneira limpa, simulando uma iniciativa autônoma e legal da PGR, independente de qualquer influência do patrãozinho. O Brasil não é Rio das Pedras! Fora Bolsonaro!

  6. Safado.BANDIDO..covarde...por quanto você está se vendendo ARAS????Você denigre este posto..capacho de genocida.a quem vc acha que engana?SAFADO

  7. Concordo. Aras finge esperteza, mas coloca o seu padrinho, por tabela, na fritura suprema. E resta ver como Pazuello pretende sair dessa: continuará se fazendo de bonzinho e submisso ao Presidente?

  8. Eu vejo diferente, me parece mais q o Araras resolveu fazer o q essa thurma faz de melhor, ferrar com o seu padrinho. O STF está babando para poder colocar o Bozo em seu devido lugar, o processo terminará no colo do STF é bem provavel q seja o bozo o maior prejudicado aí. Isso com certeza é resultado da pressão popular. Nao podemos parar agora, o gigante tem de acordar.

    1. Estou desconfiada que Aras ( em conluio com Toffoli) está ativo no plano de sangrar Bolsonaro para que o PT retorne. Com sua biografia, Aras não se explica racionalmente de modo algum nessa posição de PGR do Bolsonaro. Uma pequena teoria da conspiração não faz mal!!! (rsrs).

    2. Pois é. Estão usando o lambaio como colete salva-vida. Entretanto, este colete é muito, mais muito pesado. Com certeza levará o náufrago ao afogamento. O Bozo afogado acabará sujando o rio!

  9. ..."Manda quem pode, obedece quem tem juízo". ... Mas só quem obedece cegamente se ferra! Trocando em miúdos populares: ..."A corda sempre arrebenta no lado mais fraco." E em se tratando de fraqueza, no MS o Exército tem tido sua reputação enxovalhada. Segue o vírus!

  10. Provas com imagens e sons inocentam o general incompetente e fantoche auto-declarado, posando ao lado do chefe: ELE MANDA E EU OBEDEÇO!

  11. Pazuello faz o que foi combinado depois da saída de seus antecessores .Obedece . O desmonte da saúde , todo negacionismo face à pandemia ,corte de verbas somada à incompetência de quem era considerado bambambã em logística , deu no que deu . Agora, se a coisa ficar pior do que já está , será o bode expiatório perfeito . Bolsonaro preservado . Claro .

    1. pois é...eles sabem que de nada adianta tirar o general-capacho por isso o Aras se dá ao trabalho de pedir investigação. O bolsoasno colocará outro general-capacho ali e continuará tudo igual. O problema do país é esse capitão-deputado que é totalmente incapacitado para qualquer posição que minimamente necessita alguém equilibrado.

    1. Perfeito comentário, Neusa. O general já se auto denominou capacho, ou seja, falou na frente do mandante quem é que é o responsável por tudo o que está acontecendo. E o bolsoasno consentiu com aquele sorriso de idiota...

  12. Pega um péssimo militar, como é o caso do Bolsonaro. Um cara que se faz de machão. Seu histórico para isso é peitar um gay, o tal ex-big brother e uma mulher, a deputada do PT. Realmente é muito machão. Dá a ele poder como presidente. O resultado é esse. Descalabro. Fetiche para mandar naqueles que mandavam nele. Agora o Brasil está sentindo o que é ter um presidente que não sente nada. Que não tem compaixão. Que não tem empatia. Que se cerca de capachos incompetentes e preguiçosos.

  13. É tão nojenta, tão repugnante essa cambada de amebas perniciosas que infesta geral esse desgoverno e, por capilaridade todas as demais instituições, que nem existem adjetivos pra definir tantos desclassificados dessa criminosa ""desadministração"" pública!!!!!!

    1. E começou o canibalismo entre as sinistras amebas!!!!!!!...

    2. E começou o canibalismo entre as sinistras amebas!!!!!!!...

  14. Não seria mais fácil exonerá-lo??? Que ele não entende nada na área de saúde não é novidade pra ninguém, agora que o cara era da logistica no exercito e fez uma lambança no ministério. Manaus foi a gota d'agua aflorando sua incompetencia por saber da necessidade de oxigenio extra e não ter tomado providencia em tempo hábil.

  15. “Pazzo uello” virando boi de piranha ou bode espiatorio ! E um beócio mesmo ! Como um general das forças armadas se sujeita a um psicopata e capitão de meia tigela desta forma ?

    1. Deveria entregar o responsável - lembrar que o cargo e o governo são civis; abandonar essa 'lealdade' suicida.

  16. Infelizmente as organizações estão cheias de gente como ele. Puxa saco, mentiroso, puxa o tapete de outros, adula o chefe e pisa em quem está "abaixo".

    1. Estou buscando de memória um conceito que aprendi tirado das Forças Armadas americana. Se você não conseguir fazer tudo o que foi planejado, o que você não pode deixar de fazer jamais. Então Luiz, a prioridade número 1, seria: JAMAIS DEIXAR FALTAR OXIGÊNIO. Eu pretendia melhorar com relação aos palavrões, mas o ocorrido em Manaus mexeu muito comigo.

    2. Luiz a cagada foi de todos. Mais do general Pazzuelo. Aliás, acho que é igual. Qualquer profissional competente identificararia em segundos, que o prefeito não sabe onde esta o buraco do seu cu. Que se o governador começasse a procurar o buraco do cu dele, talvez acharia por volta de 2025. Todo militar é treinado a ter um visão de helicóptero. O mundo dos negócios incorporou vários conceitos militares. Em termos de planejamento, os militares são sempre referência.

  17. Para um gestor competente e trabalhador como eu, é inadmissível o que ocorreu em Manaus. O general Pazzuelo, que segundo consta, tinha um conhecimento acima do senso comum da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, não conseguir diagnosticar a real situação de caos, ocasionando a morte de pessoas por falta de oxigênio, é um crime. Não tem como minimizar. Não tem como buscar algum subterfúgio. Usar algum eufemismo. O general Pazzuelo, pela sua incompetência e preguiça cometeu um crime.

    1. Gente acorda !!! Aras está fazendo teatro. Só mesmo os Bolsobosta fingem acreditar. ARAS é dissimulado. levam já negou o pedido de afastamento do Pazuello. Encenação pura.

    2. Só em relação a Manaus? Só Pazuello?🤷‍♂️

    3. Tem que apurar também a responsabilidade dos demais. Manaus, pelo amor de Deus, que prefeito é esse o de vocês. Sinceramente, o cara não serve nem para administrar um puteiro. E esse governador. Com esta cara de sonso, jeito de imbecil e atitude de moleque. Coloca um bando de moleques safados como esses: ministro, prefeito, governador, mais o staff e manda se apresentarem em algum circo. E o Bolsonaro também. Esse nem foi lá em Manaus. Prefere governar do cercadinho para o cercadinho.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO